domingo, 26 de janeiro de 2014

NÃO FARÁS ALIANÇA ALGUMA COM ESSE POVO

Artigo Semanal 55
Não farás aliança alguma com eles, ou com os seus deuses. Êxodo 23: 32.
O Deus Eterno quando escolheu e elegeu a Abrão e a Sua descendência para ser o Seu povo eternamente, a primeira atitude do Criador foi de tirar e separar do ambiente em que vivia Gn. 12: 1, e lhe fez maravilhosíssimas promessas, Gn. 12: 2 e 3. A intenção do SENHOR dos Exércitos era, como continua sendo, de ter um povo exclusivamente Seu e de boas obras. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. Efésios 2: 10. O homem, porém, desde o princípio foi contumaz e assaz desobediente, Gn. 3: 6; e rebelde Dt. 21: 18; Is. 30: 9; 65: 2; Jr. 5: 23; de dura cerviz, Ex. 32: 3 e 9; 33: 3; At. 7: 51; em razão da constante desobediência e rebeldia de Israel, o SENHOR quis destruí-los, Ex. 32: 10; Dt. 9: 14.
ALIANÇA é o ato ou efeito de aliar (-se): aliagem. Ajuste, acordo, pacto. União por casamento. Anel simbólico de noivado ou de casamento. Cada um dos pactos que, segundo as Escrituras, Deus fez com os homens. Relação estabelecida entre indivíduos ou grupos sociais (famílias, parentelas, grupos de descendência ou outros) através de casamento.
Observando cuidadosamente os diversos significados para a palavra ALIANÇA, com o espírito de submissão a Deus e a Sua Palavra, se torna facilmente perceptível e compreensível os motivos que levaram o SENHOR nosso Deus a mandar ao pai da fé daqueles que haveriam de crer em Deus a sair do AMBIENTE VICIOSO de seu povo, e Abrão herdou todas as promessas por haver OBEDECIDO a Deus e a Sua Palavra, Gn. 12: 4, todavia, pagou um alto preço por ter LEVADO consigo a LÓ, Gn. 4: 5; Gn. 13: 7-11; 14: 12-16, a quem o SENHOR Deus não chamara. E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã. Gênesis 12: 5.
Essa lição dada por Deus a Abraão por haver levado consigo aquele a quem O SENHOR não chamara, tendo que dá a melhor parte da terra ao ambicioso sobrinho Ló, também teve que se expor à guerra para defendê-lo de seu aprisionamento.

VOCÊ, COMO ABRAÃO, FOI SEPARADO AO SENHOR.

SEPARADO – Desligado, desunido; afastado, apartado; posto de lado, isolado; que rompeu união matrimonial.
Sugiro ao amigo leitor a analisar detalhadamente a cada sinônimo da palavra SEPARADO, e verás o quanto Deus exige que o Seu povo não mantenha quaisquer tipo de ALIANÇA com aqueles que não o conhece e nem o obedece. Tenho certeza que o amigo não terá o mínimo de dúvida para compreender o quanto e porque Deus te quer totalmente SEPARADO, DESLIGADO, DESUNIDO, AFASTADO, APARTADO, POSTO DE LADO E ISOLADO, de teu antigo meio social e das coisas de onde Ele te resgatou para que possas usufruir das maravilhas em andar e viver em perfeita comunhão e ALIANÇADO com o SENHOR teu Deus e Criador.
Jamais se deve confundir o SEPARAR que Deus quer de cada um de nós desse mundo e costumes mundano e desfigurado da imagem de Deus, com a desagregação familiar ou social, e alguns para se justificarem, se apegam a palavra que diz: Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. I Coríntios 5: 10. É natural não ser esse o sentido indicado pela a Palavra Divina que ensina a separação dos maus hábitos, costumes, prazeres, vícios, modos e maneiras de ser, andar, falar, praticar e viver, pois dantes eram trevas, agora, porém, sois o sal da terra, Mt. 5: 13, e a luz do mundo, Mt. 5: 14, portanto, sois um povo diferente e separados para serdes filhos de Deus, Ml. 3: 18. Por isso, não deveis viver da mesma maneira que vivem os que não conhecem e nem temem ao SENHOR. Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? II Coríntios 6: 14.

DEUS TE SEPAROU E TE TORNOU ESPECIAL PARA ELE

Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome. Atos 15: 14. Quando o SENHOR Deus toma a alguém, chamando-o ao serviço do Rei, Rm. 9: 24, e escolhe transformando a você em um vaso ao Seu uso e serviço, é premente a necessidade de ser diferente, At. 9: 15. É necessário admitir que você agora, pertence a uma geração de eleitos, escolhidos, separados; que faz parte de um sacerdócio real, de uma nação de santos, de um povo adquirido de Deus, portanto, você é diferente. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. I Pedro 2: 9.
Alguém ousaria hoje, ensinar ou pregar aos membros da igreja que pastoreia a aplicabilidade e a praticidade das verdades contidas nas Escrituras Sagradas? Como fez o apóstolo Pedro, Atos 5: 3-5 e 10; também o apóstolo Paulo, Atos 13: 11; 23: 3; ainda, qual o pastor que nesse período da “igreja light”, onde os “pastores” estão ajoelhados diante do mundanismo, do que não importa a santidade, não importa ser diferente, do tanto faz como tanto fez, teriam coragem de ao menos a distância, imitar ao sacerdote Neemias, que disse e fez? E contendi com eles, e os amaldiçoei e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os fiz jurar por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos, e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos. Neemias 13: 25. Você sabe o porquê da atitude dura, para muitos hoje, deselegantes, grosseiras, despropositadas, descabidas, proceder de DESPREPARADO? Não, mil vezes não amados, isso se deu porque o povo, em especial aqueles que DEVERIAM PRESERVAR e não QUEBRAR a ALIANÇA com Deus, a DESCUMPRIRAM. Cuidado! Porque ninguém, você também está incluído nessa advertência divina, poderá ACRESCENTAR ou DIMINUIR NADA, Dt 4: 2; Ap. 22: 18 e 19, nem mesmo um JOTA ou um TIL. Mt. 5: 18 à Palavra que Eu vos mando.
Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra. Deuteronômio 7: 6.

DEUS NÃO TE QUER ALIANÇADO ÀS MÁS ATITUDES E PROCEDIMENTOS

Oxalá se os religiosos de hoje deixassem de ser complacentes com o mundo dominando dentro de suas igrejas, e ensinassem aos seus adeptos que há uma exigência divina para que Seus filhos sejam SEPARADOS, DESLIGADOS, DESUNIDOS, AFASTADOS, APARTADOS, POSTOS DE LADO, ISOLADOS E DIFERENTES daqueles que continuam agradando ao mundo e a si mesmos. Jesus Cristo os taxou de guias cegos, Mt. 23: 16, e um cego guiando a outro cego, ambos cairão no barranco, Lc. 6: 39, no abismo ou cova. Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. Mateus 15: 14.
Os mandamentos do SENHOR Deus constante no livro dos Juízes 2: 2, ainda são válidos para os dias de hoje, portanto, filhos e filhas de Deus, observem se os vossos guias vos ensinam a Palavra de Deus como ela realmente é ou se ensinam fundamentados em seus próprios conceitos e dogmas. Desprezando a Palavra em detrimento de suas falsas teologias contrárias a doutrina dada pelo o SENHOR nosso Deus aos Seus apóstolos. Fugi deles por amor as vossas próprias almas.
E, quanto a vós, não fareis acordo com os moradores desta terra, antes derrubareis os seus altares; mas vós não obedecestes à minha vós. Por que fizestes isso? Juízes 2: 2.
Examinando atentamente a Escritura abaixo, há de se notar a necessidade que todos têm de se manter completamente isolado das atividades pecaminosas de toda a pessoa que não teme ao SENHOR Deus e à Sua Palavra, e nem procuram se SEPARAR, DESLIGAR, DESUNIR, AFASTAR, APARTAR, POSTAR DE LADO, ISOLAR E SER DIFERENTE. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. I Pedro 2: 9.
E o restante do povo, os sacerdotes, os levitas, os porteiros, os cantores, os servidores do templo, todos os que se tinham separado dos povos das terras para a lei de Deus, suas mulheres, seus filhos e suas filhas, todos os que tinham conhecimento e entendimento. Neemias 10: 28. 

A HORA É DE ARREPENDIMENTO

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor. Atos 3: 19.
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2: 38; 8: 12 e 16; 10: 47 e 8; 19: 5; Rm. 6: 3-5; Gl. 3: 27; Ef. 4: 5; Cl. 2: 12.
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4: 12.
Não vos alianceis com quem quer que seja, que ande e viva em jugo desigual. Honrai a Deus e a Sua Palavra, por quê: Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. I Pedro 2: 9.
NÃO FARÁS ALIANÇA ALGUMA COM ELES, OU COM OS SEUS DEUSES. Êxodo 23: 32.

Pr. Valdeci Lima

Nenhum comentário: