segunda-feira, 9 de junho de 2014

HÁ DOIS CAMIHOS DIANTE DE TI

Artigo Semanal 72
Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo. Provérbios 15: 24.

Deus quando criou o homem pôs nele dois lados, como chamamos o direito e o esquerdo, frente e costa; como também em toda a obra criada; fez o dia e a noite, a luz e as trevas, o macho e a fêmea, o bem e o mal, a benção e a maldição, a vida e a morte. Tudo Ele fez no mais alto nível de perfeição e harmonia. Abraão para não demandar com o seu sobrinho Ló, disse-Lhe: Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. Gênesis 13: 9; Leia também Gn 48: 13. Portanto, homem nenhum poderá fugir dessa realidade. Está posto diante de todos os mortais a opção, o direito do livre arbítrio, o direito de escolher, pois está posto diante de todos, dois caminhos, as duas portas; o Caminho que conduz à Vida Eterna com Deus ou a morte eterna com satanás e seus demônios. Você pode caminhar durante ao dia a plena luz do sol, ou optar em caminhar durante a noite em plena escuridão, tropeçando e caindo, sem o mínimo de segurança possível. Jesus Respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo. Mas, se andar de noite, tropeça, porque não há luz. Jo 11: 9 e 10.
A vida é feita de decisões que tomamos certas ou erradas, boas ou más. Temos a liberdade, o privilégio de escolher o que queremos ou pretendemos fazer, ou que caminho construiremos para trilhar. Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição. Deuteronômio 11: 26. E a este povo dirás: Assim diz o Senhor: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte. Jeremias 21: 8.
Cabe a cada pessoa a responsabilidade e decisão de querer andar pela direita ou na contra mão da Vida, de dia ou de noite, na luz ou nas trevas, para cima ou para baixo, sob a benção e proteção de Deus, ou sob a vontade e a escravidão de satanás; se busca a Vida Eterna na glória, ou a morte eterna no inferno. A escolha e decisão são tuas. São, portanto, decisões importantíssimas que levarão os humanos a um lugar sem volta, maravilhoso e de paz ou de tormento, dor e sofrimento eterno. Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Provérbios 14: 12. É muito cômodo para muitos “ministérios, pastores e crentes”, dirigir, pastorear ou fazer parte de uma instituição religiosa altamente democrática e moderna, onde o deus deles compactua e aceita de qualquer maneira, mesmo indiferentes ao princípio de santidade na vida interior e exterior. O exterior, como um espelho natural, reflete os sentimentos, desejos, vontades e prazeres armazenados no interior, no coração do homem, II Co 3: 18; Tg 1: 23-25. Todo caminho direciona ou conduz a algum lugar, portanto, há uma premente necessidade de se fazer boas e agradáveis escolhas. Jesus dissertou com a sabedoria que lhe era peculiar, sobre as duas portas, a estreita e a larga e espaçosa. Aconselhou todos a entrar pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que leva o homem à perdição. É natural que para uma multidão entrar em uma porta estreita requer dos optantes várias atitudes e procedimentos transformadores, tendo inclusive de tomar mais uma grande decisão, devendo se tornar manso, moderado, compassivo, tolerante, humilde, necessitando ainda, negar a si mesmo, abandonar as suas velhas vontades, desejos, querer, morrer para o mundo, e assim se tornar discípulo de Cristo, Mc 8: 34. O verdadeiro cristão precisa abdicar de todas as suas vaidades, sensualidades e prazeres carnais dessa vida natural, que militam contra o espírito. É necessário se tornar luz do mundo, Mt 5: 14 e sal da terra, Mt 5: 13. Diferentemente dos que escolheram trilhar em um caminho espaçoso e entrar por uma porta larga, onde não há barreiras, dificuldades, apertos, obstáculos, como se verifica hoje em muitas “igrejas” sem doutrina, onde cada “crente” vive a seu bel prazer, com os mesmos vícios, hábitos e costumes usados e praticados antes de seus “encontros” com Deus. Naturalmente, os templos dessas “igrejas” são cheios, lotados de “crentes”, mas vazios de verdadeiros cristãos. Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. Mateus 7: 13. Nessas “igrejas” vida do “crente” é salutar, agradável, fácil, pois o importante é congregar, dizimar, saltitar, pular,  dançar o “reteté”. Você sabe o que é o “reteté”? O Dicionário Informal chama de: Uma dança sem controle quando alguém está fora de si, envolvido por uma entidade ou pelo Espírito Santo, outros chamam de “repleplé”. Porém, essas palavras não existem em nenhum Dicionário Oficial, ninguém sabe ao certo o seu significado; outros acham que tenha se originado de brincadeiras de mau gosto com o intuito de parecer com a manifestação do Espírito Santo, não passando de brincadeiras para imitar os dons espirituais. Ora, pelo fato de ser uma dança sem controle, foge aos níveis dos dons do Espírito Santo, pois a Palavra de Deus afirma: E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos. I Coríntios 14: 32 e 33.
Entidade – tem significados como empresas, organizações, etc., todavia, na dança descontrolada do “reteté”, cuja origem seria italiana, e que se relacionaria com a sua culinária significando: “mistura”, “movimento”, “reboliço”, “festa”, “aquilo que foge da normalidade”, etc. Em sendo o “reteté” ou o “repleplé” uma dança sem controle, encontra-se em contraposição com as Escrituras Sagradas e o Verdadeiro Culto a Deus, pois a Palavra de Deus afirma que o espírito do profeta é sujeito ao próprio profeta, como veremos: “E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas” I Coríntios 14: 32. O apóstolo Paulo preocupado com o espírito divisionista e separatista reinante e ameaçador na Igreja de Corinto, ensinou veemente sobre os dons do Espírito, o seu valor, da necessidade e o dever do cristão de buscá-lo, porém, mandou provar a origem dos espíritos ou procedência, bem como do dever de orar com o espírito, mas também de orar com o entendimento, mantendo o controle da situação.  “Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento”. I Coríntios 14: 15.
Cuidado Igreja do Senhor! Pois, seja o “reteté” ou “repleplé” é uma dança descontrolada! “Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. Provérbios 14: 12. “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens, que com astúcia, enganam fraudulentamente”. Efésios 4: 14.
É natural que em qualquer situação onde não haja o CONTROLE, obviamente imperará o DESCONTROLE. Veremos, portanto, o que o Dr Aurélio tem a dizer concernente a essas questões:
DESCONTROLE – Falta de controle.
DESCONTROLAR – Fazer perder, ou perder, o controle, o equilíbrio; desequilibrar.
DESCONTROLADO – Fora de controle (veículo, máquina) desgovernado. Que não tem controle, equilíbrio ou moderação; desequilibrado, desmedido. Indivíduo descontrolado.
Entidade, também, significa – aquele ou aquilo que tem existência distinta; quer real, quer concebida pelo espírito, ente, ser; entidades mitológicas. Quando nos terreiros de macumba os seus frequentadores recebem os “caboclos”, demônios, eles também são chamados de entidades e aqueles que são possuídos ficam totalmente sem controle, isso porque os seus corpos, naquele período, são vasos para uso de demônios diversos.
          
UMA PROPOSTA DE DEUS

O Senhor Deus Todo Poderoso propõe aos humanos o direito de escolher o caminho que queira trilhar, cabendo, outorgando a você exercitar o livre arbítrio e decidir pela a Vida e o Bem ou pela morte e o mal. “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”. Deuteronômio 30: 19.
E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Mateus 7: 14.
Entrar em uma porta estreia é difícil, às vezes precisamos procurar a melhor posição que viabilize o acesso, a entrada, ao lugar que indispensavelmente necessitamos adentrar. Jesus exemplificou a entrada aos céus como o entrar por uma porta estreita e o caminhar em um caminho apertado, um beco, em nosso linguajar. A Igreja de Jesus Cristo não pode abdicar e nem abrir mão de sua responsabilidade de pregar, e nunca deixar de ENSINAR o caminho da verdade. Os cristãos necessitam aprender e viver de conformidade com a doutrina bíblica, sem o adereço e o incremento de doutrinas trinitarianas. Nada acrescentando e nem diminuindo à Palavra de Deus, nem um jota e nem um til, Dt 4: 2; Mt 5: 18. Sai dela povo meu. ”Saí do meio dela, ó povo meu, e livrai cada um a sua alma do ardor da ira do Senhor”. Jeremias 51: 45.
“E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas”. Apocalipse 18: 4.
 Jesus Cristo ao ser questionado sobre o julgamento disse, que Ele mesmo a ninguém julgaria, mas, a Palavra que Ele pregava, essa julgaria no último dia. Cada ser humano, independente de cor, credo, raça ou posição social será julgado SEGUNDO A PALAVRA ESCRITA PELAS FIÉIS TESTEMUNHAS DE CRISTO, OS APÓSTOLOS Jo 12: 48.
Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente. Deuteronômio 30: 19.
Desperta Igreja de Jesus, separai-vos do mundo e de seus prazeres; você imagina que pelo o fato de estar em uma “igreja” sem qualquer mudança interior e exterior, onde tudo é igual e ensina que, para Deus só interessa o coração, você está equivocado; poderás até fazer parte do grupo das dez virgens, Mt 25: 1, porém, não estarás entre as cinco virgens prudentes, Mt 25: 2. O apóstolo Paulo orientou a igreja de Cristo, dizendo: Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, RETIRAI-VOS DO MEIO DELES, diz o Senhor: NÃO TOQUEIS EM COISAS IMPURAS; E EU VOS RECEBEREI, serei vosso Pai, e vós SEREIS PARA MIM FILHOS e FILHAS, diz o Senhor Todo Poderoso. II Coríntios 6: 16-18. O profeta messiânico apela à percepção auditiva do povo de Deus, a estar sempre atento, e assim recomenda: E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: ESTE É O CAMINHO, ANDAI NELE, SEM VOS DESVIARDES NEM PARA A DIREITA NEM PARA A ESQUERDA. Isaías 30: 21.
Igreja não procure encontrar com Deus pelos atalhos, encurtando o caminho, em caminhos espaçosos e nem em portas largas e de fácil acesso, certamente não o acharás. Não adultereis a Escritura Sagrada visando facilitar a caminhada dos fiéis ao céu, mas prega a PALAVRA com exatidão, como ela é, e Deus te abençoará.
“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. João 14:6.
JESUS, o Caminho por Excelência, cheio de espinhos, montes e vales, às vezes altos e baixos, porém, plano, reto, justo, seguro, e ao final, glorioso, recompensador, pois, aquele que lá chegar será agraciado, condecorado e galardoado pelo o grande Rei e Todo Poderoso Deus-Jesus Cristo, portanto, Igreja do Senhor não ponha entulho doutrinário nesse Caminho, mas limpai e o purificai continuamente, para que não ouçais naquele dia: “Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te, e volta à prática das primeiras obras; e se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas”. Apocalipse 2:  4 e 5.
Por essa porta estreita, e por esse caminho apertado, o cristão deve trilhar percorrer, perseverar e permanecer até o fim.
Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela. E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Mateus 7: 13 e 14.

DISSE-LHE JESUS: EUS SOU O CAMINHO, E A VERDADE E A VIDA, NINGUÉM VEM AO PAI, SENÃO POR MIM. João 14:6.
Pr. Valdeci Lima

Nenhum comentário: