terça-feira, 18 de março de 2014

QUANDO VOCÊ DOMINAR A TUA LÍNGUA E FECHAR A BOCA – SERÁ SÁBIO.

Artigo Semanal 62
O QUE GUARDA A SUA BOCA CONSERVA A SUA ALMA, MAS O QUE ABRE MUITO OS SEUS LÁBIOS SE DESTRÓI. Provérbios 13: 3.

O texto com o qual iniciamos essa mensagem, como tantos outros, mostra-nos que a humanidade vive e anda sempre na contramão, ao inverso das Escrituras Sagradas, o que é uma realidade, graças ao pecado que afastou a criatura de seu bondoso e amável Criador. A palavra sagrada ensina que, quando os humanos conseguirem guardar, segurar e dominar, frear e fechar a sua própria boca haverá um resultado extremamente gratificante e compensador, pois assim procedendo, o homem CONSERVA A SUA ALMA. Isto é, mantendo-a intacta, protegida e guardada do poder da destruição, da morte e do inferno.
É praxe entre os homens procurar mil motivos para se ocupar em tagarelar, difamar e a se preocupar mais com a vida alheia do que com a própria, suas bocas e línguas são peçonhas destruidoras e mortíferas; não se preocupam com o dano e estrago que causam ao seu semelhante e a si mesmos. MAS O QUE ABRE MUITO OS SEUS LÁBIOS SE DESTRÓI. Não se importam em propalar e espalhar as boas qualidades, os acertos ou apontar o caminho para a solução satisfatória e pujante. O texto principal desse artigo te impele a diminuir a velocidade com que abres a boca da calúnia, da difamação, da injúria, da tagarelice e da contenda, pois o quanto menos abri-la, mais preservarás a tua vida da destruição. Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano. Salmos 34: 13.
O QUE GUARDA A SUA BOCA CONSERVA A SUA ALMA, MAS O QUE ABRE MUITO OS SEUS LÁBIOS SE DESTRÓI. Provérbios 13: 3.
                       O INCOMÔDO QUE CAUSA UM FALASTRÃO
Posso imaginar o quanto você já sofreu pelo desprazer da companhia e ter que suportar as falácias destruidoras e desairosas de uma pessoa sem o mínimo de bom senso e controle de um músculo carnoso chamado língua, que mais parece um vulcão em erupção constante do que um pequeno órgão de um grande corpo. Infelizmente meus tímpanos já tiveram a infelicidade de aturar o destempero de tantos linguarudos, que quando buscam a aproximação já chegam alfinetando a vítima da vez. Pessoas assim, não se examinam e tão pouco medita na palavra de Deus. Não pesam as palavras. Não medem e avaliam as consequências danosas que causam ao seu semelhante e a si próprias. Se indivíduos assim se ativessem à Palavra da Verdade e atentassem ao texto a seguir, haveria uma probabilidade de mudança comportamental, e respeito próprio e ao seu irmão, membro do Corpo de Cristo a Igreja. O texto bíblico retalha o falastrão, iniciando por mostrar o que o torna um disseminador de contendas. Primeiro – Não há retidão na boca deles, pois a abre demais; não controla e muito menos doma a maldita da língua, Tg 3: 8. Esse veneno mortífero, Sl 58: 4. Segundo – Pelo fato de total ausência de retidão quando fala, as suas entranhas se tornam um verdadeiro depósito de maldades; os seus olhos só vêm o mal. Vivem no mundo da transformação, da bondade, para a maldade. Terceiro – A mísera garganta ao invés de a usarem para a exaltação e glorificação do nome do Senhor Jesus Cristo, a transformam em um sepulcro aberto onde só há podridão. Ah se ao menos fosse fechado, certamente seria menos fétido. O seu mau odor não exalaria. Fecha esse teu sepulcro, ó crente paroleiro e falastrão. Que a tua língua não destrua o que há de bom em teu irmão por conta de tua inveja descabida. Quarto – Falta-lhes postura decente, ética e respeito próprio. Tornam-se verdadeiros bajuladores. São hipócritas. Lisonjeadores. Liberta-te ó crente falastrão e disseminador de maldade, contenda, discórdia e confusão no seio da família, da sociedade e da Igreja do Senhor Jesus Cristo. Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua. Salmos 5: 9.
O QUE GUARDA A SUA BOCA CONSERVA A SUA ALMA, MAS O QUE ABRE MUITO OS SEUS LÁBIOS SE DESTRÓI. Provérbios 13: 3.

LÁBIOS MENTIROSOS E ABOMINÁVEIS

Tenho plena convicção de que você já foi ou está sendo vítima de pessoas que se diz ser teu irmão ou amigo, mas sempre se utilizou de expedientes alheios à verdade e ao amor fraternal que jamais deverá ser nodado, para em tua ausência inverter fatos ou mesmo premeditar e difundir história forjada em sua mente doentia e mentirosa, tentando transformá-la como se fosse verdade, simplesmente com a intenção ínfima e maléfica de prejudicar ou mesmo destruir teu nome e reputação. Maquinadores de maledicências a serviço do inferno sob a manta da pureza e de um irmão ou amigo. Por isso se fazem mentirosos e abomináveis ao Senhor Deus Único e Todo Poderoso-Jesus Cristo, Rei dos reis e Senhor dos senhores. Todavia, os que agem fielmente, se deleitam no Deus da Verdade e do Amor. Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite. Provérbios 12: 22. 
O QUE GUARDA A SUA BOCA CONSERVA A SUA ALMA, MAS O QUE ABRE MUITO OS SEUS LÁBIOS SE DESTRÓI. Provérbios 13: 3.

O SENHOR ABORRECE E ABOMINA AO TAGARELA.
 
O grande sábio Salomão ao escrever o livro de provérbios, ensinou de forma explicitamente clara, que o Senhor Deus desaprova plenamente a tagarelice, a fofoca e a contenda. O sábio enumerou seis tristes qualidades de um pecador ainda seguido ou que preservam em seu coração maus costumes adquiridos antes de se achegar aos pés do Salvador. Costumes que o Deus Todo Poderoso os aborrece, conforme a Escritura Sagrada, a seguir: Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina. Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, e coração que maquina pensamentos viciosos, e pés que se apressam a correr para o mal, e testemunha falsa que profere mentiras, E O QUE SEMEIA CONTENDA ENTRE IRMÃOS. Provérbios 6: 16-19. Você já conferiu e averiguou se há alguma dessas manchas em tua vida? Se detectardes alguma, lava-as no Sangue de Cristo, que nos purifica de todo o pecado, I Jo 1: 7, e liberta-te! O Senhor Deus, odeia: 1. Olhos altivos; 2. Língua mentirosa; 3. Mãos que derramam sangue inocente; 4. E coração que maquina pensamentos viciosos; 5. E pés que se apressam a correr para o mal; 6. E testemunha falsa que profere mentiras. São, portanto, essas seis más qualidades no homem que Deus as aborrece e que lhe causa terror, aversão, tédio, aborrecimento e enfado. Porém, a sétima, a Sua alma abomina, que é O QUE SEMEIA CONTENDA ENTRE IRMÃOS, essa tua maneira de proceder é horripilante e causa horror a Deus e Ele detesta, portanto, filhos e filhas do Eterno, ABORREÇAM o mal e apegue-vos ao que é bom e agradável ao Senhor nosso Deus. O amor seja não fingido. ABORRECEI O MAL E APEGAI-VOS AO BEM. Romanos 12: 9. 
O QUE GUARDA A SUA BOCA CONSERVA A SUA ALMA, MAS O QUE ABRE MUITO OS SEUS LÁBIOS SE DESTRÓI. Provérbios 13: 3.

CONVERTE-TE E SEJA SINCERO COM TEU IRMÃO

A chave para a tua superação e vitória sobre todo o mal que te tem acometido e motivado a cuidar mais da vida alheia do que da tua própria e dos de dentro de tua própria casa, é a humildade acompanhada de arrependimento, da leitura da Palavra de Deus com meditação profunda, oração sincera e o espírito do querer renunciar e abandonar a tagarelice. Deixa de ser insensato, e toma posse da lição dada por Jó, que diz: Não falarão os meus lábios iniqüidade, nem a minha língua pronunciará engano. Jó 27: 4. Não te esqueça de que a contenda causa a dissenção e a dissenção gera confusão e a confusão produz a divisão. Seja sábio! A verdadeira sabedoria não consiste nas letras, mas no temor e submissão a Deus e a Sua Palavra. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Provérbios 1: 7. Leia ainda Sl 111: 10; P-v 9: 10.
O QUE GUARDA A SUA BOCA CONSERVA A SUA ALMA, MAS O QUE ABRE MUITO OS SEUS LÁBIOS SE DESTRÓI. Provérbios 13: 3.
   
OPTA POR FALAR SOMENTE O NECESSÁRIO SEM DESVIRTUAR EM NADA

Quantas pessoas encontram-se tristes, cabisbaixas, frustradas em razão de haverem feito opções equivocadas, as quais lhes causaram sérios transtornos, prejuízos irreparáveis. Quantas vidas ceifadas, lágrimas derramadas, vazios impreenchíveis, tudo por conta de ações equivocadamente cometidas. Por incrível que pareça, a maioria de toda a desgraça que acontece é originada em uma boca e por uma língua aguçadas em planejar maldade, provocar, insultar, difamar, caluniar e contender; pela praticabilidade das obras da carne vivas e reinantes em sua vida. A tua língua intenta o mal, como uma navalha amolada, traçando enganos. Salmos 52: 2. Leia ainda Sl 12: 3; 52: 3 e 4. Muda a tua maneira de agir, deixando de falar o que Deus te manda não falar, e opta em pronunciar palavras agradáveis, frutos de um linguajar sadio benéfico e proveitoso. Na boca do tolo está a punição da soberba, mas os sábios se conservam pelos próprios lábios. Provérbios 14: 3. Leia ainda Ec 10: 12; Pv 10: 8; 16: 23.
O QUE GUARDA A SUA BOCA CONSERVA A SUA ALMA, MAS O QUE ABRE MUITO OS SEUS LÁBIOS SE DESTRÓI. Provérbios 13: 3.

HÁ UMA GRANDE DIFERENÇA ENTRE O TAGARELA E O DE LÍNGUA BRANDA

DIFERENTE - Que não é igual; que não coincide; que difere, diverge; divergente, diverso, desigual. Não semelhante.
Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos perversos, só perversidades. Provérbios 10: 32.
Quando você vivia no mundo sem Deus, sem fé e sem esperança, o teu estilo de vida e modo de viver sempre foi o de acompanhar e seguir os costumes como também toda a moda que fosse lançada. Muitos homens e mulheres gastam o que não podem, penhoram-se em cartões de crédito, simplesmente para vestir, calçar, e adquirir outros bens de uso pessoal, para tão somente se assemelharem ou se igualarem aos que o cercam. Há também aqueles que cortam o cabelo de um modo que possa parecer com alguma personagem famosa.
Muitas pessoas quando são tocados de alguma forma pela a Palavra de Deus, e saem do convívio social que frequentavam, e passam a viver em outro meio social, na igreja, onde deveria ou que deva ser bem diferente, todavia, levam para a Casa de Deus os velhos hábitos, costumes e vaidades; transportam o mundanismo para a Igreja. Quando você depara com determinadas pessoas que ainda vivem assim, elas te cumprimentam e saúdam como sendo cristão. Às vezes você não os reconhece como cristãos porque em nada são diferentes das outras pessoas. Não transportam consigo e nem em si, a Identidade de Cristo – o ser diferente. Estão em trajes de banho, short, biquíni, maquiadas, cheias de “jóias”, delas tomando uma cervejinha, etc. e você não os vê diferente das outras pessoas. Jamais poderia imaginou pensar que sejam cristãos, pois o seu modo de viver, falar e se conduzir não os indica ser. Não poderia deixar de registrar da existência e da conduta daqueles que não passam um dia sequer sem difamar, caluniar, detratar e denegrir a imagem e reputação de seu irmão. Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos perversos, só perversidades. Provérbios 10: 32. 

O QUE GUARDA A SUA BOCA CONSERVA A SUA ALMA, MAS O QUE ABRE MUITO OS SEUS LÁBIOS SE DESTRÓI. Provérbios 13: 3.

Não há distinção entre o santo e o profano, entre o que serve a Deus e ao que não o serve. São IGUAIS a todo o mundo. O cristão, necessariamente, para ser um verdadeiro cristão terá que SER TOTALMENTE DIFERENTE, portanto, põe freios em tua língua e amordaça em tua boca ó “crente” tagarela, difamador, falastrão, fofoqueiro e semeador de contendas entre irmãos. Esse teu proceder, o Senhor Deus ABOMINA. Então voltareis e vereis a DIFERENÇA entre O JUSTO E O ÍMPIO; entre o que SERVE A DEUS, E O QUE NÃO O SERVE. Malaquias 3: 18. Observa Igreja de Jesus, que você precisa sim, ser diferente; você Pastor é o responsável pela a boa condução das ovelhas e do rebanho de Deus, pela boa e aprovada administração e apresentação de uma noiva imaculada e não mundana à aquele que derramou o Seu sangue para purifica-la e remi-la de toda a impureza e de todo o pecado. Quem te achas ser para adulterar a Palavra de Deus e imaginar, que a tua insanidade será avalizada pelo o Deus Santo e Todo Poderoso, Jesus Cristo? Você que procura adequar a Deus em tua falsa e mundana doutrina, toma cuidado com a tua maluquice ó semeador de contenda e falsa doutrina entre os irmãos; Deus não se deixa enganar, pois o que você plantar, será o resultado do que plantaste que irás colher, Gl 6: 7 e 8. O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade, dura por um só momento. Provérbios 12: 19. Nas palavras da boca do sábio há favor, porém os lábios do tolo o devoram. Eclesiastes 10: 12. Ah! Quanta diferença há entre o possuidor de uma boca e língua venenosa e peçonhenta e as palavras proferidas pelos lábios dos servos que temem a Deus e não semeiam contenda entre irmãos! As suas palavras são como medicina e saúde aos que a ouvem. Pv 12: 18. As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber. Jó 33: 3. Assim o sábio procede com a sua boa e a sua língua.
O QUE GUARDA A SUA BOCA CONSERVA A SUA ALMA, MAS O QUE ABRE MUITO OS SEUS LÁBIOS SE DESTRÓI. Provérbios 13: 3.
                             
UMA SÁBIA ESCOLHA E DECISÃO

A Escritura Sagrada transmitida aos cristãos pelo apóstolo Pedro, impõe condições claras e objetivas a aqueles que agridem, ferem, machucam e dilaceram vidas através de seu pleno descontrole da boca e de uma língua que se compraz em participar da roda e mesa dos difamadores e detratores contumazes. A Primeira atitude que você deve tomar é a de QUERER AMAR A VIDA. Se verdadeiramente você optou em QUERER AMAR A VIDA, felizmente fizeste uma excelente escolha e indispensavelmente continuarás a seguir aos próximos passos. A Segunda atitude a tomar é a de QUERER VER OS DIAS BONS. Ora, leitor, para que usufruas desses dois importantes e necessários benefícios do Senhor Deus, OBRIGATORIAMENTE terá que REFREIAR A TUA LÍNGUA DO MAL. E OS TEUS LÁBIOS DE FALAREM DOLOSAMENTE. É o exercitar do livre arbítrio por Deus outorgado aos humanos. Estando, portanto, a depender de teu QUERER AMAR A VIDA, e o QUERER VER OS DIAS BONS, ou ODIAR E VER TODO O MAL E A TUA PRÓPRIA DESTRUIÇÂO. A escolha é tua! Porque quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os teus lábios de falarem dolosamente. I Pedro 3: 10.
Haverá uma eternidade a espera daqueles que têm o lábio da Verdade, pois o texto a seguir afirma a sua permanência para sempre, todavia, a DIFERANÇA continuará a distingui-los, pois a LÍNGUA da falsidade, DURA só um momento; seus dias são contados e encolhidos, diminuídos. Quiçá que os filhos e filhas de Deus adquirissem o conhecimento, o temor ao Altíssimo e honrasse ao seu irmão dando-lhe a preferência em honra. O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade, dura por um só momento. Provérbios 12: 19.
O QUE GUARDA A SUA BOCA CONSERVA A SUA ALMA, MAS O QUE ABRE MUITO OS SEUS LÁBIOS SE DESTRÓI. Provérbios 13: 3.
                                         
AINDA HÁ UMA SAÍDA

O lugar de remissão dos pecados de todo aquele que os reconhece e queira se libertar, mudando de atitude e proceder, é na cruz aos pés do Senhor Jesus Cristo, aceitando-o como Senhor e Salvador de sua vida; crendo que Ele é o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna, I Jo 5: 20 e sendo Batizado em o Nome de JESUS CRISTO como foram TODOS os cristãos nos dias apostólicos. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, Atos 3: 19.
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2: 38. Leia ainda Atos 8: 12 e 16; 10: 47 e 48; 19: 5; Rm 6: 3-5; Gl 3: 27; Cl 2: 12.
O QUE GUARDA A SUA BOCA CONSERVA A SUA ALMA, MAS O QUE ABRE MUITO OS SEUS LÁBIOS SE DESTRÓI. Provérbios 13: 3.

Pr. Valdeci Lima

Nenhum comentário: