quarta-feira, 16 de abril de 2014

A TRISTEZA DE UMA IGREJA DIVIDIDA

Artigo Semanal 65
Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Mateus 12: 25.
Sendo Jesus conhecedor de todas as coisas e vendo o futuro presente, preanunciou o mal que homens carnais haveriam de causar à Sua Igreja, e preanunciou cismas, dissenções, facções e divisões.
DIVIDIR é partir, separar, decompor em várias partes; provocar discórdia entre; desavir; separar em diversas partes; fracionar.
Como sabemos a divisão conduz a diminuição, e esta, poderá levar a eliminação ou a dissolução de algo que fora feito ou criado com o propósito de somar e consumar-se com a multiplicação de tudo aquilo que fora planejado.
Jesus, jamais se comprazerá ao ver a Igreja, que é o Seu Corpo, retalhado, esfacelado, reduzido, feito em pedaços, diminuído, dividido ou fracionado. Infelizmente, é praxe nos dias de hoje. O Senhor Deus DIVIDE com os homens, o Seu Amor, Sua bondade, a Sua graça, os Seus dons, em fim, toda a Sua riqueza imensurável, todavia, Ele deseja ver a Sua Igreja unida, coesa, somando, crescendo e multiplicando, sendo unificada e alicerçada em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Tomemos, portanto, para nossas vidas alguns exemplos vividos pela Igreja de Corinto. 1. A Igreja de Corinto era uma Igreja onde os dons do Espírito se manifestavam poderosamente, mas era desprovida do maior de todos os dons - o AMOR. "Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer". I Coríntios 1: 10.
Ah meu Deus! Se os Pastores, Obreiros e Membros da Igreja de Cristo se compenetrassem de seus desequilíbrios espirituais, quando se levantam contra as autoridades que lhes são superiores na Igreja, e que são constituídas por Deus, jamais os desrespeitariam e os desonrariam. Ah! Se obedecessem a Escritura Sagrada, que diz: "E Paulo disse: Não sabia irmãos, que era o sumo sacerdote; porque está escrito: NÃO DIRÁS MAL DO PRÍNCIPE DO TEU POVO". Atos 23: 5.
A Igreja do Senhor, hoje, encontra-se cheia de pseudo santões, os quais são confrontados pela a Palavra de Deus, Santa e Pura a qual assevera explicitamente, que ainda que VOCÊ fale todas as línguas e tenha todos os dons, se NÃO TIVER AMOR, VOCÊ será apenas mais um sem valor diante de Deus. "Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine". I Coríntios 13: 1.
A palavra de Deus jamais compactuará com contendores e semeadores do mal no seio da Igreja, portanto, examina-te antes que atrevidamente alces a tua voz, ó homem iracundo, tagarela, insubordinado, de espírito separatista e dissimulado. "Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós". I Coríntios 1: 11.
Paulo disse posso falar todas as línguas e ter todos os dons, mas se NÃO TIVER AMOR NADA SEREI. Precisamos olhar a cada instante para nós mesmos, olhando nossas atitudes e comportamentos, se o que falamos condiz verdadeiramente com o que fazemos, seja por palavra ou por ação, obras. Você fala mal de seu irmão, de seu pastor, de seu líder maior, então, você não sabe o que é o AMOR, o teu amor é fictício; ama de palavra, da boca para fora e não expressa a verdade. Você é um mentiroso, hipócrita e dissimulado.
O espírito divisionário, geralmente é concebido pela inveja, murmuração, discórdia, contenda, dissenção e causado sérios transtornos e DIVISÃO ao Corpo de Cristo - a Igreja, cujo comportamento, também fora manifestado nos dias do apóstolo Paulo pela Igreja de Corinto. 2. A Igreja de Corinto, embora sendo abençoada por Deus quanto aos dons espirituais, se deixou levar pelo espírito da murmuração, da inveja, da contenda, da discórdia e da insubordinação e sofreu consequências danosas entre os seus membros, culminando com a dissenção e a divisão partidarista formando em seu seio quatro grupos discordantes entre si, algo desagradável, preocupante, reprovável e condenável pelo o apóstolo Paulo e pelo nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, I Co 1: 12; 6: 1-8. Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. Mateus 12: 25.
A inveja, a murmuração e a discórdia são irmãs inseparáveis na semeadura do joio, o qual tem causado cismas, fissuras e divisões na Igreja de Cristo, tendo muitos desses “líderes” segredados com os fracos e desprovidos de conhecimento, enredando-os e arrastando-os a composição de facções, e os tornando defensores desses disseminadores da discórdia e levantes fracionários na Igreja que deveria viver em UNIDADE e no amor fraternal.
A Igreja de Corinto se deixou enredar com o espírito separatista e divisório, embora seja exemplificada pelos os dons do espírito, tornou-se também, um mau exemplo para o corpo de Cristo - a Igreja até ao dia de hoje. Os separatistas perdem a sensibilidade espiritual e tornam-se carnais por suas atitudes e obras, vejamos, portanto, a preocupação, a tristeza e a reprimenda do apóstolo Paulo diante da postura da Igreja de Corinto e assim se manifesta:
"Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer". I Coríntios 1: 10.
Será meu Deus, que os ministros e a Igreja hoje estão tão insensíveis à Palavra DIVINA e não veem o dano destruidor que estão causando no corpo de Cristo, a Igreja, através de seus atos de insubordinação, rebeldia, insurreição, contendas, discórdias, rixas, porfias, inimizades e dissenção? Quanta cegueira espiritual! Pastores induzindo auxiliares e membros a se manifestar contra o governo da Igreja e ministros, levando esses incautos a formação de grupos partidários, onde uns defendem ao A e outros, defendem a B, o pior é que, esses falsos líderes não se submetem a autoridade superior, sendo, portanto, ignorantes quanto ao que determina a Palavra de Deus. 
É notório ver a súplica, rogo, dor e sofrimento do apóstolo Paulo, o apóstolo dos gentios, que transmitiu o recado de Deus, dizendo: "Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer". I Coríntios 1: 10.
O espírito de contenda que se apoderara de alguns na Igreja primitiva e que continua ainda hoje, causou e continua causando preocupação no grande apóstolo Paulo e em muitos líderes em nossos dias, graças a insensibilidade, a inveja e a discórdia reinante no coração de homens carnais e ambiciosos, os quais não se preocupam em dividir e esfacelar o rebando de Deus que foi comprado com o Seu próprio sangue At 20: 28. Portanto, vejamos o espírito de partidarismo a que foi levada a Igreja do Senhor, como descrito pelo o apóstolo, que diz "Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. I Coríntios I: 12. Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo"? I Coríntios 1: 13.
Os cristãos em Corinto, muito embora tendo sido agraciados por Deus, na concessão dos dons espirituais, tornaram-se altamente repreensíveis em razão de haverem se deixado dominar pelo o espírito separatista, o que se torna praxe quando o coração do homem se eleva e esse passa a se ver, a se achar o melhor, o mais capaz, o mais competente, o mais santo e o mais preparado, tornando-se arrogante, egoísta, presunçoso e divisionista.
A Igreja dividida criou os grupos partidários de Paulo, de Pedro e de Apolo, todavia, outros se mantiveram firmes mesmo diante da divisão declarada de muitos, continuaram defendendo e confessando pertencer a Cristo, ou seja, os que continuaram fieis à Palavra de Deus. I Co 1: 12.
O apóstolo sentindo-se perplexo diante da adversidade visível questiona aos coríntios, se as suas atitudes estavam de conformidade com a Palavra de Deus que ensina manter a UNIDADE e não o esfacelamento ou o fracionamento da FÉ, por isso pergunta: "Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós batizados em nome de Paulo"? I Coríntios 1: 13.
A indagação do apóstolo, triste e estarrecido com a atitude daninha da Igreja de Corinto, continua viva e bradando ainda hoje aos ouvidos da Igreja. Será que você Pastor, Obreiro e Membro da Igreja de Cristo são capazes, e tem lucidez suficiente para examinar acuradamente a Escritura Sagrada e enxergar e saber a serviço de quem você está agindo ou trabalhando? Estará você trabalhando pela multiplicação ou pela divisão e esfacelamento da Igreja? Ajudando ou atrapalhando a obra séria, santa e verdadeira do Deus Santo, Forte e Todo Poderoso? Para, e examina-te a ti mesmo e verás que o teu proceder é abominável diante do Senhor. Pv 6: 16-19.

1. FALAR A MESMA LÍNGUA - Para que haja UNIDADE na FÉ, torna-se necessário que os Pastores, Obreiros, Ministros diversos e Membros falem a mesma língua. A língua da paz, do amor não fingido, abandonando a inveja, a murmuração, a discórdia, a contenda, a disputa de interesse pessoal e da autopromoção, e vivam na simplicidade e funcionamento de UM CORPO, que embora tenha muitos membros, funciona na mais perfeita sintonia. "Procurando guardar a UNIDADE do Espírito pelo vínculo da paz. Até que todos cheguem à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo". Efésios 4: 3 e 13.
2. O MESMO SENTIMENTO - Enquanto Pastores, Obreiros, Ministros em geral e Membros não tiverem o MESMO SENTIMENTO de uns para com os outros, jamais haverá coesão e nem UNIDADE na Igreja do Senhor, portanto, libertem-se e examinem as Escrituras Sagradas, desprovidos da vaidade egocentrica camuflada, escondida ou mesmo exposta publicamente de dentro de você aos que o cercam. Há daqueles, que aonde chegam, não têm outro assunto senão, difamar e apontar defeitos, quando deveriam ter posição e caráter irrepreensível, e não de um tagarela e difamador. "Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer". I Coríntios 1: 10.

3. ELIMINANDO A CONTENDA - Filhos de Deus, a contenda é um vírus ante-espiritual identificado como obra da carne, que tem brotado no Corpo de Cristo, a Igreja e corrói como um câncer maligno levando muita das vezes, verdadeiros cristãos a se deixar persuadir e dominar por "crentes" murmuradores, tagarelas e contendores arrastando-os a destruir a UNIDADE da FÉ pela a ausência ou perda do MESMO SENTIMENTO. "E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis. Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? 1 Coríntios 3:1-3.
Vivemos os últimos tempos, quando o amor de muitos desaparecerá e a inveja, a porfia, a murmuração, a rixa, a facção, a contenda, a dissenção e a divisão tomarão conta de forma voraz à mente e o coração de homens egoístas e carnais, em detrimento da paz, do entendimento, da compreensão, da submissão, da UNIDADE da FÉ e do MESMO SENTIMENTO, tudo pela a ausência e o abandono do SENTIMENTO do AMOR, que é o vínculo da paz. "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará". Mateus 24: 12.
Sem que se pratique o amor verdadeiro, jamais você terá paz interior, ao contrário, será sempre um vulcão em erupção preste a explodir. “E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição”. Colossenses 3: 14.

4. O CLÍMAX DO APELO APOSTÓLICO É O AMOR - As Escrituras Sagradas consagram o AMOR como o dom supremo, I Co 13: 1-13, todavia, os homens tornaram-se obstinados, cegos, insubmissos, carnais e desalmados; o amor fraternal, não é nem vizinho deles, pois, mora a distância e não PERMANECE na vida do Pastor, Obreiro, Ministros em geral e Membros, Hb 13: 1. QUANTA TRISTEZA PARA O APÓSTOLO E  PARA O VERDADEIRO CRISTÃO VER A IGREJA DIVIDIDA!
O apóstolo Pedro encampa o tema e faz a junção clara, necessária e indispensável na vida daquele que professa ser cristão, portanto, examinem cuidadosamente as instruções do apóstolo que chama de cego quem despreza esse ensinamento, e diz: "E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, paciência a piedade, E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade. Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. POIS AQUELE EM QUEM NÃO HÁ ESTAS COISAS É CEGO, NADA VENDO AO LONGE, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados". II Pedro 1: 5-9.
Quantas vezes revoltaram-me ao ver e ouvir a falsidade e a mentira deslavada de tanta gente falando, ensinando e pregando o amor, quando o seu coração é um depósito de maldade, inveja, ciúmes, murmuração, insubmissão, desrespeito, desobediência, contenda, facções e de divisão da Igreja de Cristo; verdadeiros insubordinados, e, ainda ousam falar de amor. "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece". I Coríntios 13:4.
Quando o cristão ama segundo Deus e a Sua Palavra, ele não é iracundo, arrogante, presunçoso e nem prepotente, mas, é manso, calmo, pacífico, moderado e não vende um amor falso, mentiroso e fingido. "O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem". Romanos 12:9.
A Igreja de Cristo, infelizmente, está minada de “crentes intocáveis”; altamente sensíveis quando necessitam ser advertidos ou admoestados, ignoram a disciplina e a correção, porém, são protetores dos indisciplinados que o cercam, pois, esse é o seu caráter – indisciplinado. “Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo”. Tito 2: 9.

MEDITANDO E SE AVALIANDO SOBRE O AMOR

Decididamente não tecerei comentário sobre a conclusão desse tema, deixarei apena, algumas citações da Palavra de Deus à tua mente e coração, se você ainda tiver algum resquício de humildade, deleita-se nas Escrituras Sagradas e avalia-te a ti mesmo. Deus tenha misericórdia de ti e te restabeleça a humildade, o amor e por fim, a paz. O AMOR FINGIDO É INAPROVEITÁVEL E SEM VALOR DIANTE DE DEUS. 
“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal. Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá. Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos. Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”. I Coríntios 13: 1-13.
As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam. Cânticos 8: 7.

VOCÊ PRECISA

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16: 16.
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4: 12.
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; Atos 2: 38. Leia também At 8: 12 e 16; 10: 47 e 48; 19: 5; Rm 6: 3-5; Gl 3: 27; Cl 2: 12.
QUANTA TRISTEZA PARA O APÓSTOLO E PARA O VERDADEIRO CRISTÃO VER A IGREJA DIVIDIDA! E VOCÊ, COMO SE SENTE?
Pr. Valdeci Lima

Nenhum comentário: