quarta-feira, 30 de abril de 2014

O CORPO HUMANO – UMA ANALOGIA DA IGREJA DE CRISTO.

Artigo Semanal 67
“Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato”? I Coríntios 12: 17.

Sendo o Senhor Deus Todo Poderoso a essência de toda a sabedoria, ensinou-nos falando pela boca do apóstolo Paulo à maneira como deve viver a Sua Igreja, mostrando que a mesma deve viver unida, coesa e em sintonia e unidade, do mesmo modo como vive o corpo humano, feito à Sua imagem e semelhança, onde há respeito às funções desempenhadas pelos diversos membros, órgãos e tecidos, não havendo, portanto, atropelo de funções, haja vista o tronco e membros respeitarem e acatarem as ordens emanadas pela cabeça, que é o comando central de todo o corpo. “Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio salvador do corpo”. Efésios 5: 23. Infelizmente, Igreja de Jesus, muitos líderes hoje, só se vêm como cabeças só querem governar, mas desobedecem ao governo; quase todos só pensam em ser olho, nunca aceitam a função de pálpebras. São ignorantes da palavra da verdade! Desprezam o conhecimento e a razão; tornando-se estúpidos! O egoísmo é latente e gritante; se não for “eu”, o outro não poderá ser! O que é isso meu Deus? Ninguém mais sabe que a Igreja é o Corpo de Cristo, e que, um corpo é formado de muitos membros com funções diferentes? “E, se todos fosse um só membro, onde estaria o corpo”? I Coríntios 12: 19.
Corpo – é um grupo de pessoas consideradas como unidade ou como conjunto organizado.
Devemos salientar e jamais se esquecer de que há uma grandiosa diferença entre um grupo organizado  onde há unidade e um bando desordenado. Grupo é organizado, ordeiro, pacífico, harmonioso, onde haverá discussão de ideias, planos e projetos, mas, jamais haverá contenda, agressão, ofensa, descontrole emocional e disputa pessoal por cargos ou funções, pois todos visam o bem comum. Tem sido assim o teu procedimento como “filho ou filha” de Deus no meio em que vives? Ou você é bravo, prepotente, agressivo, manipulador, arrogante, semeador de contendas, rixas, inimizades, porfias, inveja, desobediência e brigas para ocupar cargos, posições e funções que a ti não foram outorgadas? Você não aceita ser coordenado, dirigido, submisso e governado? Isso não é viver em grupo harmonioso, mas em bando desordenado! E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis”. I Pedro 3: 8.

Corpo Familiar - Jamais haverá uma família bem ajustada sem a presença indispensável da unidade. Os interesses e objetivos devem ser discutidos no espírito de brandura e  o mútuo entendimento deve ser o norte das decisões. Está acontecendo assim na Igreja do Senhor, que deve ser o Corpo de Cristo? Ou o dedo do pé ousa determinar o que a cabeça deva fazer?  “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores”.  Efésios 4: 11.
Quando Deus distribuiu os membros, órgãos e tecidos no corpo humano visualizava haver interação, paz, união, coesão, harmonia, unidade e o fiel desempenho de cada membro em suas respectivas áreas de atuação, com o objetivo único e comum de manter e defender a vida do corpo com o mesmo sentimento. “De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele” I Coríntios 12: 26.

Corpo humano - é o conjunto de estrutura óssea e muscular que comporta o organismo humano. É o responsável também por manter a vida humana, juntamente com todas as funções vitais que o corpo humano desempenha.
Ora, se a Igreja é o Corpo de Cristo, deverá viver como um organismo que comporta os membros desse corpo na mais perfeita harmonia, cada um desenvolvendo o trabalho e função à que fora designado ou atribuído. “E, se a orelha disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo”? I Coríntios 12: 15.
Saiba você Pastor, Obreiro e Membro, que pelo o fato de você não fazer parte do grupo que lidera ou administra os demais membros do corpo – a Igreja, seja você de menor importância, ao contrário, o membro que julgamos ser de menos préstimo, também é importante e necessário em seu papel ou função. “Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários” I Coríntios 12: 22.

Quem gostaria ou aceitaria ser pisado e ter que suportar, sem reclamar durante toda a vida? Você “ministro” não suporta nem ser submisso à autoridade superior! Imagina se você fosse um daqueles membros mais inferior! Os pés que suportam e se sujeitam a transportar o corpo sem interferir aonde o cérebro determina para pisar, se em tapetes, asfalto quente, pedras, etc. “Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo”? I Coríntios 12: 15. O pé é a base inferior e de sustentação de qualquer corpo ou objeto, portanto, de extremo valor e necessidade. Todavia, há ministros que não aceitam nem sequer ser tronco, quanto mais ser pé. Falta-lhes a maior de todas as virtudes, o AMOR e HUMILDADE. São presunçosos, prepotentes e egoístas!
É necessário que cada membro do corpo – Igreja de Cristo tenha a nítida consciência e a maturidade para compreender a posição e função de cada membro desse corpo, especialmente aqueles que  acham-se de maior valor; há determinados líderes, que por ser líder imaginam estar acima de todos, e assim se portam contrariamente a palavra que ensina: Aquele que quiser  ser o maior, precisa se tornar o menor,  Mt 20: 26 e 27; Mc 10: 44. Lamentavelmente, hoje, quase todos só pensam em ser cabeça; assim nenhum organismo funciona; tomemos como modelo o corpo humano que é composto de membros superiores e membros inferiores onde cada membro cumpre cabalmente as suas funções e tornam o corpo, a máquina mais perfeita; na Igreja de Cristo, porém, quase todos pretendem ser superiores a tudo e a todos. Arrogantes, prepotentes e insubordinados! Não aceitam ser submissos e nem o governo!
O corpo humano é formado ou divido em três partes principais, que são: Cabeça, Tronco e Membros, os quais desempenham múltiplas funções na mais perfeita harmonia e sintonia.
Ah! Se a Igreja de Cristo procurasse compreender como funciona a mais perfeita de todas as máquinas, o corpo humano, onde cada membro reconhece e cumpre fielmente o seu papel ou função, respeitando a função, cargo e posição dos outros membros, e cumprissem as determinações oriundas da Cabeça, de onde emanam as ordens para a perfeita funcionalidade de todos os Membros e Corpo. Fico estarrecido de ver a arrogância, o desrespeito e a petulância de membros inferiores, querendo sobrepor-se às orientações e determinações de seus líderes maiores – a cabeça organizacional da Igreja.
O corpo humano - é a máquina perfeita.
Sabiamente, como não poderia deixar de ser, o Senhor Deus através do apóstolo Paulo fez uma perfeita analogia entre o Corpo Humano e o Seu Corpo – a Igreja, haja vista a perfeita sincronização e harmonia que há em sua distribuição e funcionamento de todos os órgãos, nervos, tecidos e ossos existentes no corpo do homem que criara à Sua imagem e semelhança.
Em um Corpo humano normal, há 208 (duzentos e oito) ossos distribuídos, havendo a mais perfeita junção, união e unidade, com funcionalidade respeitosa e harmoniosa, não havendo agressão entre si. Por que, que na Igreja, que é ou deverá ser o Corpo de Cristo não funciona assim? Por que, que os pés, querem ser cabeça? Esse comportamento e atitude é um agravo a Deus e à Sua palavra, portanto, vigiai e atentai em vossas atitudes desprovidas de sensatez, mas insana. “Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.” I Coríntios 12: 18. Figura da Igreja de Jesus Cristo, e que deveria assim viver. Ora, se Deus distribuiu cada membro segundo o Seu querer, quem és tu ó homem, para ultrapassares os limites impostos por Deus? Pois foi Ele que escolheu cada membro conforme a Sua vontade.
 “E a uns pôs Deus na Igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas”. I Coríntios 12: 28; Ef. 4: 11.  
Ah Senhor! Se os homens, em especial os Teus servos Pastores, Obreiros e Membros em geral não ignorassem que Tu, ó Deus, que ama a DISCIPLINA, a Submissão, a Correção e a Sujeição! “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. Tiago 4: 7;
“Sujeitando-vos uns aos outros no temor do Senhor”.  Ef. 5: 21;
“Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes” I Pe 5: 5.
Os crentes hoje estão adulterando o evangelho tão violentamente, que se tornaram cegos e deixaram de examinar e praticar a palavra de Deus como ensinada e praticada pelos apóstolos de Cristo. Quiçá meditassem nos textos supra transcritos, certamente que aprenderiam a dominar as suas línguas venenosas e fechariam suas sepulturas caiadas, as suas bocas. Saberiam se sujeitar as autoridades superiores, e os jovens respeitariam aos mais idosos e experimentados na Palavra da verdade. Portanto, convoco a todos insubmissos, insubordinados e rebeldes a examinarem acuradamente os versículos acima referidos, para o bem de vossas próprias vidas, ou continuarem na soberba de seus corações obstinados e amaldiçoarem aos apóstolos Tiago, Paulo e Pedro que escreveram esses textos das Escrituras Sagradas, os quais confrontam com as vossas atitudes vis e insubmissas.
Porventura são todos apóstolos? São todos doutores? São todos operadores de milagres? I Coríntios 12: 29. Dentre a multidão dos discípulos, Jesus escolheu somente doze para que fossem apóstolos e cabeças da Igreja, e desses, um, Judas Iscariotes, por não ser fiel traiu ao seu Senhor, e cheio de remorsos, enforcou-se e morreu indo para o seu próprio lugar, todavia, outros ministérios foram distribuídos a outros servos de Deus e a Igreja. Jamais poderei compreenderei, aceitarei ou compactuarei com as atitudes de homens e até neófitos que agridem os princípios elementares instituídos por Deus para a Sua Igreja. O ministro deverá ser possuidor do espírito de disciplina consciente e respeitar o princípio hierárquico e disciplinar bíblico e cristão. I Co 12: 29. O corpo humano com quem o apóstolo compara a Igreja, é coeso, harmonioso, homogêneo e interativo. Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros iguais cuidados uns dos outros. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular”. I Corntios12: 25 e 27.
Você já imaginou, se um corpo fosse formado somente de cabeça? Quem o conduziria em suas andanças e caminhadas se também não houvesse os pés, as mãos, os olhos...? Como existiria o corpo? Cuidado Igreja do Senhor, pois tem muita gente por aí atropelando seus líderes e superiores, porque não aceitam ser nem joelhos, quanto mais ser mãos, braços, pernas, pés!

O PROPÓSITO DE DEUS PARA A SUA IGREJA

O grande propósito de Deus e do apostolo Paulo era e é o aperfeiçoamento da Igreja, que deverá ser o Corpo de Cristo, vivendo em UNIDADE, e não em contendas, porfias, rixas, cismas e divisões, mas vivendo de conformidade com a funcionalidade do Corpo Humano, a máquina perfeita e análoga à Igreja de Cristo Jesus.
Vede Pastores, Obreiros e Membros se estão agindo como um membro desse corpo ou como um vírus destruidor da paz, da harmonia e da unidade da Igreja de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. “Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo”. Efésios 4: 12.
Há a premente necessidade de vivermos a Verdade da Palavra de Deus como ensinada no Livro Sagrado, não acrescentando nem diminuindo um J e nem um TIL, Mt 5: 18; vivendo em AMOR uns para com os outros, I Jo 2: 9-11, e andando assim, cresçamos em Cristo, o Cabeça do Corpo – a Igreja. “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”. Efésios 4: 15.
O desejo ardente do apóstolo, e certamente de Cristo, é que cheguemos à UNIDADE da fé, todavia, jamais a Igreja viverá nessa unidade, se não houver coesão, respeito as funções hierárquicas entre ministros de uns para com os outros, sem contenda, porfias, rixas, inimizades, discórdias, levantes, agressões, dissenções, cismas e divisão. O Corpo Humano é a máquina mais perfeita, porque fora criada pelo o Deus Todo Poderoso, assim também, deverá ser a Igreja de Cristo, fundada sobre essa analogia. Examina-te, ó servo de Deus, e vê se lutas pela UNIDADE ou se semeias DIVISÃO na Igreja do Senhor. “Até que todos cheguem à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”. Efésios 4: 13.
O cristão em geral e especialmente os ministros têm o dever de conhecer, se submeter e sujeitarem-se a Palavra divina, a hierarquia e a doutrina da Igreja, não podendo se deixar persuadir por falsos ensinamentos inventados por homens que rejeitam e desprezam ferrenhamente a UNICIDADE de Deus e o BATISMO em Nome do Senhor Jesus Cristo, pois, aqueles que se deixaram dominar causaram divisão seio da Igreja de Cristo. “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”. Efésios 4: 14.
Se você Pastor, Obreiro ou Membro não procurar viver no Corpo na perfeita harmonia, natural do Corpo de Cristo, observa-te a ti mesmo, se não estás semeando o joio no meio do trigo, ou ainda, se não estás agindo como um corpo estranho na Igreja e causando infecções e desajustando a interação que deverá existir no meio do povo de Deus. “Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor”. Efésios 4: 16.

“Porque não sou olho não sou do corpo; não será por isso do corpo? Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato”? I Coríntios 12

ARREPENDE-TE
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2: 38. Leia também At 8: 12 e 16; 10: 47 e 48; 19: 5-7; Rm 6: 3-5; Gl 3: 27; Ef 4: 5; Cl 2: 12.
Pr. Valdeci Lima

Nenhum comentário: