domingo, 28 de julho de 2013

A NINGUÉM JULGUEIS

Comumente, se ouve as pessoas dizerem A NINGUÉM JULGUEIS, quando ouço essas palavras pronunciadas por pessoas crentes, confesso que me sinto preocupado com atitudes assim, pois, meu primeiro pensamento é saber o que realmente é um julgamento, quem é o julgado, o porquê de está sendo julgado, quem o julga se há razão para o julgamento e se o embasamento do julgador é fundamentado pela reta justiça. Há daquelas pessoas que se deixam levar pela aparência, ou seja, pelo modo como as coisas e as pessoas se mostram à primeira vista e sem que os conheçam, façam mal juízo e pré julgamentos. A palavra de Deus adverte a não julgar jamais pela aparência, mas pela reta justiça, como veremos a seguir:
“Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça” João 7: 24.

JULGAR decidir um litígio na qualidade de juiz ou árbitro: julgar um processo.
JULGADO sentenciado, condenado ou absolvido por sentença.
JULGAMENTO é o ato de julgar, ou resultado deste ato, decisão tomada por tribunal sobre processo judicial. Audiência.
EMBASAMENTO LEGAL deverá ser sempre a lei aplicável a cada caso.
Tudo o que fizermos ou dissermos, deve fundamentar-se de maneira inequívoca nas Escrituras Sagradas, em nada ACRESCENTANDO OU DIMINUINDO. Quando você julga as coisas ou pessoas pela aparência, e não pela reta justiça, mostra que és um homem ainda carnal, pois jamais se deve julgar alguém de moto próprio, mas qualquer coisa que se faça ou diga, deve ser consubstanciada pela PALAVRA DE DEUS, a PALAVRA DA VERDADE, a qual não julga segundo a aparência, mas pela reta justiça, como afirmam as Escrituras Sagradas, que diz:
“Vós julgais segundo a carne, eu a ninguém julgo” João 8: 15.
“Quem me rejeitar a mim e não receber as minhas palavras já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado essa o há de julgar no último Dia” João 12: 48.
Como cristão, temos o dever sim, de julgar e condenar, não aceitando, concordando, se omitindo ou aplaudindo o praticar e o viver de qualquer maneira ou modo, que desabone a vida espiritual e a comunhão do cristão para com o Senhor nosso Deus; devemos sim, discordar e refutar tudo o que esteja em desacordo com as Escrituras Sagradas, e cumprir a palavra que diz:
“Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina” II Timóteo 4: 1 e 2.
“E, se, na verdade, julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, mas eu e o Pai, que me enviou” João 8: 16.
“E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo? Qualquer que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as observa, eu vos mostrarei a quem é semelhante” Lucas 6: 46 e 47.
“QUEM ME REJEITAR A MIM E NÃO RECEBER AS MINHAS PALAVRAS JÁ TEM QUEM O JULGUE; A PALAVRA QUE TENHO PREGADO ESSA O HÁ DE JULGAR NO ÚLTIMO DIA”
João 12: 48.

OS PROFETAS TRANSMITIAM A PALAVRA NA ÍNTEGRA
Poderíamos também aplicar o a NINGUÉM JULGUEIS, aos profetas que condenaram as atitudes e atos de reis que prevaricaram contra a palavra de Deus? O que necessitamos distinguir, é se agimos segundo a aparência ou se em obediência a palavra irrevogável do Deus Todo-Poderoso. Atentemos à palavra de Deus, que diz:
”Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não seja rei. Então, Samuel lhe disse: O SENHOR tem rasgado de ti hoje o reino de Israel e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu” I Samuel 15: 22 23 e 28.
O profeta Samuel ao se encontrar com o rei Saul, após o retorno da guerra onde prevaricara contra a PALAVRA DE DEUS, TRANSMITIU-LHE O RECADO DO SENHOR que o JULGOU e o CONDENOU, não obstante o fizesse segundo a aparência, mas segundo a RETA JUSTIÇA que fora a OBEDIÊNCIA à PALAVRA DIVINA. NÃO JULGUEIS SEGUNDO A APARÊNCIA. A PALAVRA DA VERDADE, quando a aplicamos em nossas vidas, elas confrontam nossos pecados e somos JULGADOS e nos reconduz à paz com Deus.
O profeta Daniel, como Moisés, Elias, Eliseu, Semaias, Jeremias, Isaías, em fim, todos eles receberam missões difíceis para qualquer um cumprir; somente aqueles que em nada privilegiaram suas vidas poderiam transmitir aos poderosos de então, O VERDADEIRO RECADO DE DEUS a homens vis. Pregar o EVANGELHO GENUÍNO, também requer ousadia, coragem, determinação e desapego à vida e as coisas deste mundo mau, injusto, incrédulo e pervertido. Veja a coragem de Daniel ao ler e TRANSMITIR O RECADO OU A PALAVRA DE DEUS AO REI DESOBEDIENTE, que fala:
“Esta, pois, é a escritura que se escreveu: MENE, MENE, TEQUEL, e PARSIM. Esta é a interpretação daquilo: MENE: Contou Deus o teu reino e o acabou” Daniel 5: 25 e 26.
“TEQUEL: Pesado foste na balança e foste achado em falta” Daniel 5: 27.
“PERES: Dividido foi o teu reino e deu-se aos medos e aos persas” Daniel 5: 28.
“Naquela mesma noite, foi morto Belsazar, rei dos caldeus” Daniel 5: 30. 

Dificilmente alguém ousaria, teria coragem para chegar diante de nossos governantes e transmitir UM RECADO DE DEUS como este? Ou tentaríamos nos justificar, dizendo que Deus hoje não mais envia profetas como no passado? Talvez você tenha uma aparente razão! Mas, o que dizer do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, que disse:
QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO; QUEM, PORÉM, NÃO CRER SERA CONDENADO, Marcos 16: 16?
“E disse o Senhor, em visão, a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales” Atos 18: 9

OS APÓSTOLOS PREGAVAM A PALAVRA
Já tive o desprazer de ver crente se imiscuindo de pregar a Palavra da Verdade em nome do que a NINGUÉM JULGUEIS; ora, é bom que se saiba, que as Escrituras Sagradas por nada neste mundo deve ser silenciada, mas proclamada a todos, quer queiram ouvir, ou não queiram; quer agrade, ou deixe de agradar a quem quer que seja; o cristão necessita ter coragem, ousadia, intrepidez e consciência de que, quando prega a PALAVRA DA VERDADE, nada mais estará fazendo do que TRANSMITINDO O RECADO DE DEUS ao pecador; nunca deve intimidar-se ou acovardar-se diante das vicissitudes da vida, mas deve ser ousado como foram os apóstolos Pedro e João:
“Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros ou a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das cousas que vimos e ouvimos” Atos 4: 19 e20.
Você ousaria transmitir um RECADO, UMA DE DEUS nesse nível a um rei, governador, juiz, ou mesmo a uma pessoa comum ou de menor nível social, nos termos claros e decisivos como Daniel, Pedro, Paulo e muitos outros o fizeram? Talvez não, pois jamais se atreveria a manifestar-se contrário as atitudes de uma autoridade. Será que o apóstolo Paulo não sabia ser aquela figura, o sumo sacerdote, ao qual chamara de parede branqueada? É óbvio que sim, pois foram eles que lhes dera CARTA, autorização para prender e maltratar aos cristãos. Meditaremos nos textos a seguir:
“No dia seguinte, querendo saber ao certo a causa porque era acusado pelos judeus, soltou-o das prisões e mandou vir os principais dos sacerdotes e todo o seu conselho; e, trazendo Paulo, o apresentou diante deles” Atos 22: 30.
“E, pondo Paulo os olhos no conselho, disse: Varões irmãos, até ao dia de hoje tendo andado diante de Deus com toda a boa consciência. Mas o sumo sacerdote, Ananias, mandou aos que estavam junto dele que o ferissem na boca” Atos 23: 1 e 2.
“Então, Paulo lhe disse: Deus te ferirá, parede branqueada! Tu estás aqui assentado para julgar-me conforme a lei e, contra a lei, me mandas ferir?” Atos 23: 3.
Por qual razão Paulo terá chamado o sumo sacerdote, de parede branqueada? Não teria sido por ele querer se passar por verdadeiro, correto, honesto e justo? Paulo, porém, o conhecendo, taxou-o de “parede branqueada”. O juízo praticado pelo sumo sacerdote estaria sendo posto em prática pela aparência, e não segundo a reta justiça.
“Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados” I Coríntios 11: 31.
“Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo” I Coríntios 11: 32.
Acaso Paulo desconheceria a pessoa do sumo sacerdote? É óbvio que não, mas atacou a sua farsa, máscara e hipocrisia?
“No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho” Romanos 2: 16.
“Porque que tenho eu de em julgar também os que estão de fora? Não julgais vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo” I Coríntios 5: 12 e 13.
“Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois, porventura, indignos de julgar as coisas mínimas?” I Coríntios 6: 2.
“Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais às coisas pertencentes a esta vida?” I Coríntios 6: 3.
“Para vos envergonhar o digo: Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos” I Coríntios 6: 5.

UMA MISSÃO DIFÍCIL – FALAR A VERDADE
Os profetas no Antigo Testamento tiveram muitas vezes de confrontar reis iníquos, maus, incrédulos e perversos; os apóstolos também enfrentaram a fúria de autoridades e religiosos de sua época. Deus ao enviar o profeta ao rei Jeroboão, expôs toda a sua vontade, através das palavras ditas ao profeta para falar, e disse-lhe tudo o que deveria fazer, dando-lhe responsabilidades à cumprir, todavia por não cumpri-la foi morto por um leão, como veremos no texto abaixo:
“E, ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho disse: É o homem de Deus que foi rebelde à boca do SENHOR; por isso, o SENHOR o entregou ao leão, que o despedaçou e matou segundo a palavra que o SENHOR lhe tinha dito” I Reis 13: 26.
“E todos os profetas profetizavam o mesmo, dizendo: Sobe a Ramote-Gileade e prosperarás, porque o SENHOR a dará nas mãos do rei. E o mensageiro que foi chamar a Micaías lhe falou, dizendo: Eis que as palavras dos profetas, a uma boca, são boas para com o rei; seja, pois, também a tua palavra como a de um deles, e fala o que é bom” II Crônicas 18: 11 e 12.
“Porém Micaías disse: Vive o SENHOR, que o que meu Deus me disser, isso falarei. E direis: Assim diz o rei: Metei este homem na casa do cárcere e sustentai-o com pão de angústia até que eu volte em paz. E disse Micaías: Se é que tornares em paz, o SENHOR não tem falado por mim. Disse mais: Ouvi povos todos!” II Crônicas 18: 13, 26 e 27 .
“E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem no nome de Jesus” Atos 4: 18.
“Mas eles ainda os ameaçaram e, não achando motivo para os castigar, deixaram-nos ir por causa do povo; porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera” Atos 4: 21.
“Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem” Atos 5: 28.
“E concordaram com ele. E, chamando os apóstolos e tendo-os açoitado, mandaram que não falassem no nome de Jesus e os deixaram ir” Atos 6: 40.
Enquanto esses profetas, e os apóstolos expunham suas cabeças para TRANSMITIR O RECADO DE DEUS, muitos hoje, se imiscuem de PREGAR O EVANGELHO DA VERDADE, sob o pretexto de que A NINGUÉM JULGUEIS. Ora, todos serão julgados pelo EVANGELHO, como diz:
“No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho” Romanos 2: 16.
“Porque, se anuncio o EVANGELHO, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim se não anunciar o EVANGELHO!” I Coríntios 9: 16.

QUEM COMPREENDERIA AS PALAVRAS DO MESTRE
“E, se alguém ouvir as minhas palavras e não crer, eu não o julgo, porque eu vim não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo” João 12: 47.
“Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” João 8: 44.
“E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti. Melhor te é entrar na vida com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançados no fogo do inferno” Mateus 18: 9.
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” Marcos 16: 16.
“Por isso eu vos disse que morrereis nos vossos pecados; porque se não crerdes que eu sou morrereis nos vossos pecados” João 8: 24.
“Muitas coisas tenho para dizer a vosso respeito e vos julgar; porém aquele que me enviou é verdadeiro, de modo que as coisas que dele tenho ouvido, essas digo ao mundo” João 8: 26. “Porém ele lhe disse: Meu servo, pela tua boca te julgarei; sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que não pus e sego o que não semeei” Lucas 19: 22.
Alguém ousaria pensar que com suas mensagens, ora, falando de amor, ora, falando em julgamento e condenação, tudo embasado nas Escrituras Sagradas, o Mestre estaria se contraditando? É óbvio que jamais o Senhor Jesus Cristo se contraditou. Sendo ele o Deus Todo-Poderoso manifestado em carne, falava e agia de maneira e modo duplo, de conformidade com a situação que o momento exigia. Como homem, ele era o sacrifício perfeito para perdoar e salvar o homem pecador. “Porque o Filho do Homem veio salvar o que se havia perdido” Mateus 18: 11, porém, como o Deus Todo-Poderoso, ele julgava e condenava as más obras de seus interlocutores: QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO. SE NÃO CRERDES QUE EU SOU MORREREIS NOS VOSSOS PECDOS. MUITAS COUSAS TENHO PARA DIZER A VOSSO RESPEITO E VOS JULGAR.
JUIZ OU JULGADOR aquele que tem o poder de julgar. Aquele que julga. Membro de um júri. Membro do poder judiciário. “Conjuro-te, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino” II Timóteo 4: 1.
SENTENÇA expressão que encerra um sentido geral ou um princípio moral. “QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO; MAS QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO” marcos 16: 16.
Há um caminho a ser percorrido entre um fato e a possível condenação daquele fato. Há a participação policial, defesa, ministério público e justiça, porém, nenhum desses órgãos deve tomar qualquer atitude ou procedimento sem o embasamento fundamentado em lei.
O evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo é o DIPLOMA DIVINO pelo qual devemos nos JULGAR a nós mesmos para não sermos JULGADOS COM O MUNDO.

CONCLUSÃO
O verdadeiro cristão necessita ser um imitador de Cristo em seus atos e em toda a maneira de ser e viver. Não deverá jamais fazer pré-julgamento de quem quer que seja ou de qualquer coisa, que dela não tenha plena convicção, para que não proceda a julgamento pela APARÊNCIA, mas se que o fizer, que seja pela RETA JUSTIÇA, e para concluir, faremos a seguinte indagação: Quando uma autoridade indicia, julga, condena, cumpre uma ordem restritiva da liberdade de alguém, nunca esses procedimentos devem ser fruto da vontade de quem quer que seja, mas que em todos os atos sejam praticados em CUMPRIMENTO A LEI, portanto, quem sentencia será sempre a LEI através de seus agentes ou representantes. Não será diferente no âmbito espiritual, todos são e serão julgados pela PALAVRA DE DEUS quando a descumprimos ou a desobedecemos.
Pr. Valdeci Lima

Nenhum comentário: