domingo, 7 de julho de 2013

QUANDO O PECADO NÃO É PERCEBIDO MAIS DEPOIS RECONHECIDO

27º ARTIGO SEMANAL
A preocupação excessiva, causada pelos muitos compromissos e responsabilidades assumidas, muitas das vezes nos leva a não percepção de perigos que possa conduzir o indivíduo a cometer erros crassos em diversas áreas da vida sem que os perceba com antecipação, e possa evitar as consequências, danos e prejuízos futuros a si mesmo ou a outras pessoas. Talvez já tenha acontecido com você mesmo, que de maneira não intencional tenha sido vítima de teus próprios erros e equívocos, bem como de igual maneira, já tenha causado dano irreparável ao teu irmão ou companheiro. É dever de todo ser humano ter a devida observância às leis tanto humana quanto as divinas para que possa evitar duras penalidades ou punições. Neste artigo, trataremos um pouco sobre o pecado involuntário; quando o homem não o concebe, planeja e executa de forma deliberada.

PECADO – Transgressão ou não observância de qualquer lei, preceito, regra ou mandamento, ou mesmo de parte dela. O pecado também é erro e injustiça. (Dicionário Bíblico, por David Conrado Sabbag).

A Escritura Sagrada esclarece com perfeição como nasce o pecado, dizendo: “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” Gênesis 4:7. Pela primeira vez encontramos o registro da palavra pecado nas Escrituras Sagradas, sendo citado (quinhentas e cinquenta e quatro) 554 vezes em toda a bíblia, estando à primeira citação em Gênesis 4:7 a última em Apocalipse 18:5. Atentando calmamente ao pecado cometido por Caim, observaremos que até sua consumação percorrera alguns estágios, isso é o que acontece na maioria das vezes com o pecador. Todavia, não pretendemos abordar a questão Caim, mas sobre o pecado não percebido ou o pecado que não se planejou, o pecado involuntário.

O HOMEM É PECADOR POR HEREDITARIEDADE
No discorrer desse tópico como é praxe, ateremos em comprovar através das Escrituras Sagradas nossa propositura a impor ideias e pensamentos a você por meio de excessivos comentários ou arrazoado de palavras desprovidas de prova cabal e testemunhal, que tenha como objetivo induzir a acreditar no que exporemos razão pela qual, preferimos transcrever textos da palavra de Deus, pois nela não haverá motivos para dúvidas ou questionamento, haja vista ser a palavra inspirada pelo Senhor Deus, como assim o declara: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra” II Timóteo 3: 16,17. E, quanto ao homem, diz: “De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e mentiroso todo homem, segundo está escrito: Para seres justificado nas tuas palavras, e venhas a vencer quando fores julgado” Romanos 3: 4. O profeta Jeremias, assim o diz: “Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR” Jeremias 17:5. Portanto dileto leitor não acredite em palavra de homem, porém você deve acreditar piamente na Escritura Sagrada, sem acréscimos de palavras, explicações, justificativas, invenções, textos acrescidos, credos, dogmas ou qualquer tipo de ensinamento e doutrina que tente justificar o injustificável e provar o improvável. Não esqueça que Deus é eternamente verdadeiro e mentiroso todo homem. 
“Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe” Salmos 51:5.
“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Romanos 3: 23.
“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens porque todos pecaram. Porque até ao regime da lei havia pecado no mundo, mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. Entretanto reinou a morte desde Adão até Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual prefigurava aquele que havia de vir” Romanos 5: 12-14.
“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. E se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós” I João 1: 8,10.
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor”, Romanos 6: 23.

O PECADO COMETIDO DE FORMA INVOLUNTÁRIA
O Senhor Deus Todo-Poderoso, após libertar o seu povo da escravidão egípcia tirando-os da terra do cativeiro, deu ordens aos filhos de Israel através de Moisés para, ao tomarem posse da terra prometida separassem cidades que homiziariam o homicida que chegasse a assassinar alguém de maneira involuntária. Apesar de a vida humana haver perdido o seu verdadeiro valor e sentido perante as leis e a sociedade contemporânea, as Escrituras Sagradas apontam o assassinato como o segundo pecado em gravidade, ficando atrás apenas do único pecado que não é concedido perdão ao homem, que é o pecado da blasfêmia contra o Espírito Santo, conforme decretado por Deus, na escritura que diz: “Quem não é por mim, é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. Por isso vos declaro: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada. Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do Homem ser-lhe-á isso perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir” Mateus 12: 30-32.
Quantas vezes na vida não se cometeu erro, engano, equívoco os quais após meditação se tornaram perceptíveis e nos arrependemos e pedimos desculpas, perdão, lamentamos e choramos em razão de atos cometidos onde não havia pretensão de causar danos ou prejuízos pessoais ou a outrem, infelizmente, esses fatos são marca registrada do homem pecador.
“E a ira do SENHOR se tornou a acender contra Israel, e ele incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá. Disse, pois, o rei a Joabe, chefe do exército, o qual tinha consigo: Agora, rodeia por todas as tribos de Israel, desde Dã até Berseba, e numera o povo, para que eu saiba o número do povo” II Samuel 24: 1,2.
“E o coração doeu a Davi, depois de haver numerado o povo, e disse Davi ao SENHOR: Muito pequei no que fiz; porém agora, ó SENHOR, peço-te que traspasses a iniquidade do teu servo; porque tenho procedido mui loucamente” II Samuel 24: 10.
“Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava. E, na minha nação, excedia em judaísmo a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais” Gálatas 1: 13,14.

AS CIDADES DE REFÚGIO - UM LUGAR SEGURO
A imensidão, a profundidade e a extensão do amor do Deus ÚNICO e Criador pelo homem que criara é ilimitada, que mesmo sendo desobedecido e desacreditado, não o abandonou relegando-o a própria sorte; porém sabendo previamente, que a mais bela de todas as suas obras que fizera e criara se corromperia, sempre providenciou meios de escape e salvação para o homem pecador e violador de sua palavra, aos pecadores que reconhecendo suas culpas, se quebrantar se humilhar e se arrepender de todo o mal que causaram contra a santidade de Deus.
“Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando passardes o Jordão para a terra de Canaã, escolhei para vós outros, cidades que vos sirvam de refúgio, para que nelas se acolha o homicida que matar alguém involuntariamente” Números 35: 10.11.
“Estas cidades vos serão para refúgio do vingador do sangue, para que o homicida não morra, antes de ser apresentado perante a congregação para julgamento” Números 35: 12.
“Fala aos filhos de Israel, dizendo: Quando uma alma pecar por erro contra algum dos mandamentos do SENHOR, acerca do que se não deve fazer, e fizer contra algum deles” Levítico 4: 2.
Quando as abominações praticadas pelo homem subiram e chegaram às narinas de Deus como podridão, e haver o SENHOR Deus determinado eliminar o vil pecador da face da terra, encontrou a Noé, que achou favor ou graça em sua presença e o poupou da destruição ao mandar preparar uma grande arca para a sua salvação, de sua família e de um casal de toda espécie de aves e animais imundos; e sete casais de aves e animais limpos. Deus jamais se esqueceria de providenciar escape ou salvação aos que o temem, e disse a Noé:
“Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos, e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração. De todo animal limpo levará contigo sete pares: o macho e sua fêmea; mas dos animais imundos, um par: o macho e sua fêmea” Gênesis 6: 14; 7: 1,2.
Nos dias de Moisés e Josué Deus mandara providenciar as CIDADES DE REFÚGIO para assegurar vida àqueles que violassem suas ordenanças de forma INVOLUNTÁRIA e pudessem ser julgados segundo os retos e justos procedimentos da JUSTIÇA DIVINA, expressando de maneira justa e eficaz o seu eterno amor pelo homem que fizera conforme a sua imagem e semelhança. Não é em vão que o ÚNICO DEUS e SENHOR declara e diz:
“Declarai e apresentai as vossas razões. Que tomem conselho uns com os outros. Quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde aquele tempo anunciou? Porventura não o fiz eu, o SENHOR? Pois não há outro Deus senão eu, Deus Justo e Salvador não há além de mim.” Isaías 45: 21.
Jesus Cristo e somente ele, é o refúgio seguro onde o pecador não somente encontra segurança e proteção para a sua vida, mas encontra a salvação eterna de sua alma. Somente em Cristo o homem pode encontrar a libertação e a remissão de todos os seus pecados. Jesus Cristo certa vez disse:
“Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” Mateus 11: 28.
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá, eternamente. Crês isto?” João 11: 25,26.
“Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido” Mateus 18: 11.

QUANDO O HOMEM RECONHE O SEU PECADO E SE ARREPENDE DEUS PERDOA
A infinita misericórdia, o grande amor do Senhor nosso Deus e o insuficiente poder de remir dos sacrifícios de animais praticados na antiga aliança, e havendo uma única maneira de remir, perdoar e apagar os pecados daqueles que se arrependessem de seus pecados, seria apenas através do sacrifício de substituição feita não por sangue de animais, mas pelo o sangue inocente de um homem que jamais fora maculado pela mancha do pecado. Deus providenciara um sacrifício perfeito ao se manifestar em carne humana, viver entre os homens e entregar-se a si mesmo à pior forma de morte, a morte de cruz e, assim devolver ao a oportunidade de voltar a gozar de intimidade com o seu Deus.
“Quando, porém, veio Cristo como sumo sacerdote dos bens já realizados, mediante o maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, quer dizer, não desta criação, não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção. Portanto, se o sangue de bode e de touros e a cinza de uma novilha, aspergida sobre os contaminados, os santifica, quanto à purificação da carne, muito mais o sangue de Cristo que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas para servirmos ao Deus vivo” Hebreus 9: 11-14.
“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam” Atos 17: 30,31.
“Então disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nós nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias; mas nas mãos dos homens não caia eu. Vendo Davi ao anjo que feria o povo falou ao SENHOR, e disse: Eu é que pequei, eu é que procedi perversamente; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim, e contra a casa de meu pai” II Samuel 24: 14 e 17.
“Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares” Salmos 51: 4.
“Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu!” João 20: 28.“E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peque mais” João 8: 11.

QUANDO DEUS PERDOA
O arrependimento é o único caminho de reaproximação entre o homem vil e o Deus Santo, Justo e Salvador. Sem que haja arrependimento, não haverá remissão ou perdão de pecado. A palavra de Deus declara:
“E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento; e, estando por detrás, aos seus pés, chorando, rega-os com suas lágrimas e os enxugava com os próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o unguento. Ao ver isto, o fariseu que o convidara, disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora. E voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta com bálsamo ungiu os meus pés. Por isso te digo: Perdoados lhe são os seus muitos pecados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. Então disse à mulher: Perdoados são os teus pecados” Lucas 7: 37-39, 44-48.
“Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. Disse Natã a Davi: Também o SENHOR te perdoou o teu pecado; não morrerás” II Samuel 12: 13.
“Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor retira-te de mim, porque sou pecador” Lucas 5: 8.

ARREPENDIMENTO É O CAMINHO PARA O PERDÃO
Ora, se pecado é a transgressão de qualquer lei, e isso significa dizer, que mesmo os pecados cometidos de forma involuntária, afastam o homem de seu Deus e criado, havendo, portanto plena necessidade de se arrepender e voltar a manter estreita comunhão com Deus, quando por ele é perdoado. Portanto, não haverá justificativa para qualquer tipo de pecado, senão pelo sangue remidor e purificador de Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador. O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos disse:
“A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça. Por que os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo; sendo percebidos por meio das cousas que foram criadas. Tais homens são por isso indesculpáveis” Romanos 1: 18,20.
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para que sejam cancelados os vossos pecados” Atos 3: 19.
“Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” Atos 2: 38.

PERDOADOS POR DEUS
O amor perfeito de Deus privilegia ao homem pecador, por conceder-lhe a oportunidade de ver sua culpa, pecado e transgressão riscados, apagados pelo sangue do Cordeiro de Deus que tira todo o pecado, e abre as portas de entrada aos céus através de sua morte na cruz.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” I João 1: 9.
“Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados me não lembro” Isaías 43: 25.
“E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho tem bom ânimo; perdoados te são os teus pecados” Mateus 9: 2; Marcos 2: 5.
“Filhinhos, escrevo-vos porque, pelo seu nome vos são perdoados os pecados” I João 2: 12.
“E que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados, a todas as nações, começando de Jerusalém” Lucas 24: 47.
Não imagina em teu coração que pelo fato de haver cometido pecado de forma involuntária, te tornará inculpável diante de Deus; certamente o torna, porém dá ao homem transgressor a oportunidade de se arrepender, confessar e pela infinita misericórdia de Deus e o sacrifício expiatório de Cristo no Calvário, alcançares a remissão e o perdão ao invocar o nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
“EIS QUE TODAS AS ALMAS SÃO MINHAS; COMO A ALMA DO PAI, TAMBÉM A ALMA DO FILHO É MINHA; A ALMA QUE PECAR, ESSA MORRERÁ” Ezequiel 18: 4.
Pr. Valdeci Lima

Nenhum comentário: