domingo, 21 de julho de 2013

QUEBRANDO MURALHAS

O servo do Deus Altíssimo, jamais poderá obstar-se diante de quaisquer empecilhos que se lhes apresentem, sejam eles aparentemente pequenas fagulhas ou grandes, rios, mares, vendavais, tempestades, vales, crateras, abismos, ou muralhas de quaisquer tamanhos ou espessuras; como cristão, temos o dever de enfrentar tudo e a todos com destemor, ousadia, determinação, confiança e fé naquele que disse:
“Estas cousas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” João 16: 33.
Aflições, lutas, batalhas, embates, enfrentamentos devem ser travados diariamente contra nós mesmos, pois o maior adversário e inimigo do cristão é o homem natural ou carnal, que vive adormecido em seu interior, e que deveria ser amortecido. Às vezes o cristão reluta contra o homem espiritual que luta renascer e transformá-lo em um novo homem, uma nova criatura; o apego ou o amor às velhas práticas e costumes os impede de uma verdadeira mudança e identidade cristã à semelhança de Cristo. O apóstolo Paulo deixou a seguinte recomendação, ao dizer:
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável à Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Romanos 12: 1 e 2.
“Ora, o homem natural não aceita as cousas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entende-las porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as cousas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois, quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo” I Coríntios 2: 14-16.

NEGANDO-SE A SI MESMO
“E quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é digno de mim. Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida a sua vida por amor de mim achá-la-á” Mateus 10: 38 e 39.
“Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo” Gálatas 2: 20.
“Porque aquele que está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; sabendo que, havendo Cristo ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não mais terá domínio sobre ele. Assim também vós considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 6: 7-9 e 11.
“Então, disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me; porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á” Mateus 16: 24 e 25.
“Em todas estas cousas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem cousas do presente, nem do povir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” Romanos 8: 37-39.

QUEBRANDO AS MURALHAS POR MIM ALIMENTADAS
É importante que se tenha consciência de que nossas muralhas serão quebradas, esmiuçadas e tornadas em pó em nossos caminhos, quando se tomar a decisão de não aceitar, concordar e não querer para sua vida quaisquer coisas que não se coadunem com a diferença que deve existir e ser mantida, entre os que servem a Deus, e os que não o servem. Você, se servo de Jesus Cristo, obrigatoriamente necessita ser diferente! Ou damos o grito da vitória, da liberdade, da separação da luz e as trevas, e sermos totalmente DIFERENTES ou teremos apenas mudado de endereço, de instituição religiosa ou de denominação. DERRUBA TEUS MUROS E MURALHAS, MUDANDO TUA MANEIRA DE SER E VIVER. SENDO DIFERENTE!
“Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não o serve” Malaquias 3: 18.
“Gritou, pois, o povo, tocando os sacerdotes às buzinas; e sucedeu que, ouvindo o povo o sonido da buzina, gritou o povo com grande grita; e o muro caiu abaixo, e o povo subiu à cidade, cada qual em frente de si, e tomaram a cidade. E tudo quanto na cidade havia destruíram totalmente a fio de espada, desde o homem até à mulher, desde o menino até ao velho, até ao boi e gado miúdo e ao jumento” Josué 6: 20 e 21.

MURALHA – muro grande e espesso que guarnece. Fortaleza. Muro.

MURO – parede forte que circunda um recinto ou separa um lugar do outro. Defesa, proteção.

MURO DE JERICÓ – muro que foi destruído por Josué, na cidade de Jericó; mencionada na Bíblia como a “Cidade das Palmeiras”.

As maiores, as mais fortes, as mais difíceis, as mais resistentes muralhas que teremos de enfrentar e destruir, não serão aquelas que as pessoas ou os prazeres do mundo secular se nos impõem, mas aquelas que nós mesmos criamos, fortalecemos, nos apegamos, defendemos e resistimos em abandoná-las, eliminando-as de nossas vidas. Veremos algumas dessas muralhas:

ORGULHO – é a recusa de depender de Deus ou do próximo, propagando sua autonomia e autossuficiência, tanto no trato da salvação quando na vida cotidiana. Há uma necessidade premente de nos desvencilharmos do orgulho e de todas as suas raízes que em nada enaltece ao cristão, mas deteriora a sua imagem como membro do corpo de Cristo, que é a Igreja noiva, bem como diante de Deus nosso Senhor. Transcreveremos alguns textos da palavra de Deus que ensinarão ao teu coração, que diz:
“Olhar altivo, coração orgulhoso e até a lavoura dos ímpios são pecado” Provérbios 21: 4.
“O altivo de ânimo levanta contendas, mas o que confia no SENHOR engordará. O que confia no seu próprio coração é insensato, mas o que anda sabiamente escapará” Provérbios 28: 25 e 26.
“Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela a sua fé” Habacuque 2: 4.
“Porque receio que, quando chegar, vos não ache como eu quereria, e eu seja achado de vós como não quereríeis, e que de alguma maneira haja pendências, invejas, iras, porfias, detrações, mexericos, orgulhos, tumultos” II Coríntios 12: 20.
“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáves, caluniadores, incontinentes, cruéis,, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te” II Timóteo 3: 1-5.

INCREDULIDADE - pelo fato de o homem não acreditar em Deus e em sua palavra estará trilhando por caminhos inseguros e inconfiáveis, pois a incredulidade se dá pela ausência da fé, porquanto fé é a certeza e a firme convicção de que algo não visível ou palpável acontecerá. Transcreveremos alguns textos das Escrituras Sagradas que sustentam essa assertiva:
“Admirou-se da incredulidade deles. Contudo, percorria as aldeias circunvizinhas, a ensinar” Marcos 6: 6.
“Finalmente apareceu Jesus aos onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, porque não deram crédito aos que o tinham visto já ressuscitado” Marcos 16: 14.
“Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade” Hebreus 3: 19.
“E logo disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; chega também a tua mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu” João 20: 27 e 28.
DESOBEDIÊNCIA – é a falta de obediência; é não acatar orientação de quem tem conhecimento e experiência para orientar e ensinar. Lamentavelmente, a modernidade tem introduzido na sociedade, na família, leis que tem se tornado sombra, abrigo a tudo o que já foi bons costumes, respeito, obediência; posso lembrar à época em que, quando o professor entrava em sala de aula, os alunos se punham de pé; os pais olhavam para os filhos e, estes entendiam o que aqueles queriam lhes dizer. Isso tudo se dá pelo fato de colocarmos pessoas que não conhecem e nem temem a Deus para dirigir os destinos da nação, consequentemente elaboram, aprovam e sancionam leis que andam na contramão das Escrituras Sagradas. A palavra de Deus assim o diz:
“Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz, e da luz escuridade; põem o amargo por doce, e o doce por amargo!” Isaías 5: 20.
“Porque assim como vós também, antigamente, fostes desobedientes a Deus, mas, agora, alcançastes misericórdia pela desobediência deles, assim também estes, agora, foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada” Romanos 11: 30 e 31.
“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também” Efésios 2: 1-3.
“Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem à ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejam seus companheiros. Porque, noutro tempo, eram trevas, mas, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” Efésios 5: 6-8.
“Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vêm à ira de Deus sobre os filhos da desobediência; nas quais também, em outro tempo, andastes, quando vivíeis nelas. Mas, agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca” Colossenses 3 : 5-8.

AMOR AO MUNDO
O mundo tanto se refere às coisas externas do homem, e a ordem que estas coisas estão, como se refere à ordem interior do próprio homem, isto é, os valores, crenças e sentidos que o próprio homem confere às coisas e as julga.
Atentemos e atendamos às palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, que disse:
“Já não estou no mundo, mas eles continuam no mundo, ao passo que eu vou para junto de ti. Pai santo guarda-os em teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome que me deste, protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. Mas agora vou para junto de ti, é isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmo. Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou. Não peço que os tires do mundo; e, sim, que os guardes do mal. Eles não do mundo como também eu não sou“ João 17: 11-16.
O biblicamente conhecido apóstolo do amor, João, abordando o assunto de sua maior dedicação, disse ao escrever:
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não são do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” I João 2: 15-17.
“Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?” Romanos 8: 35.
“Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo” Efésios 2: 11 e 12.
“E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração” Efésios 4: 17 e 18.
“Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça” Isaías 59: 2.
Os nossos pecados e transgressões cometidos contra a santidade do Senhor nosso Deus são, portanto, os maiores empecilhos e obstáculos para que vivamos em comunhão plena com o Deus Todo-Poderoso cuja santidade não poderá conviver com o pecado residente na vida do cristão.

AS OBRAS DA CARNE É PECADO
A carne, como criação de Deus, é algo muito bom. Não está na carne o pecado, mas na carnalidade, ou seja, não esta na nossa existência física, mas numa vida voltada apenas para o bem individual e egoísta, visando a satisfação de desejos sensuais. O homem carnal é aquele que é movido apenas pela satisfação de seus desejos e vontades imediatos, passageiros, fisiológicos e dos sentidos. Os valores que conduz esse homem estão ligados às suas necessidades, vontades e desejos próprios, e ligados aos prazeres passageiros. Ainda que fale em Deus, sua relação com ele é sensual, isto é, busca apenas a si mesmo, deleitando-se apenas em coisas materiais como, comida, bebida, projeção, dinheiro, prosperidade pessoal, em contraste com os ensinamentos de Jesus, que disse:
“Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? Ou: Que havemos de beber? Ou: Com que nos havemos de vestir? Pois a todas estas coisas os gentios procuram. Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” Mateus 6: 31-34.

DESTRUINDO TODAS AS MURALHAS
A humildade vestida de arrependimento, a obediência, a submissão e a determinação em seguir a Deus e a sua palavra, são os meios pelos quais o cristão destrói todas as muralhas que existam ou venham a surgir em suas vidas, como disse o apóstolo Paulo, quando falou:
“De maneira que, irmãos, somos devedores, não à carne para viver segundo a carne, porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” Romanos 8 : 12 e 13.
“Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim” Gálatas 2 : 20.
Ouviremos as instruções ensinadas pelo apóstolo Paulo, que ensinou dizendo:
“Digo, porém: Andai no Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes se opõem um ao outro; para que não façais o que quereis” Gálatas 5: 16 e 17.

ARREPENDIMENTO
O arrependimento é o primeiro passo e atitude que o homem natural, o pecador praticante necessita tomar, pois não reconhecendo que o pecado causa uma grande separação entre o Deus único, Todo-Poderoso e o homem vil e pecador, o qual perdera a comunhão com seu Criador, jamais desfrutará de uma vida de intimidade com o Senhor dos senhores e Rei dos reis. Arrepende-te enquanto há tempo e QUEBRA AS MURALHAS QUE TE SEPARAM DE JESUS CRISTO, O DEUS TODO-PODEROSO.
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados” Atos 3: 19.
“Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo” 2: 38.

Pr. Valdeci Lima

Nenhum comentário: