segunda-feira, 21 de abril de 2014

AS MARCAS DA DESOBEDIÊNCIA

Artigo Semanal 66
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Gênesis 3: 17.
Durante o transcurso de nossa vida na terra sempre deparamos e enfrentamos situações que de alguma maneira ficam registradas e marcadas em nossa mente e coração, que nos acompanham a todo o momento. Dentre elas, apontaremos algumas que certamente você jamais se esquecerá, como o dia do aniversário, do casamento, da rendição aos pés de Cristo, do batismo nas águas em nome do Senhor Jesus Cristo, do dia em que foi selado com o batismo do Espírito Santo, do falar em línguas estranhas, também aconteceu fatos que você foi marcado de forma dolorida como a perda do pai, da mãe, de um filho, de um irmão, de um amigo, mesmo que tenha sido de forma natural ou trágica sempre deixam marcas profundas que o tempo jamais apagará.
Adão, o primeiro homem, feito a imagem e semelhança de Deus, recebera ordem para não comer da árvore da ciência do bem e do mal. “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”. Gênesis 2: 17.
O pecado da desobediência de Adão e Eva causaram marcas profundas na vida de toda a humanidade, tendo eles mesmo, imediatamente, recebido AS MARCAS DA DESOBEDIÊNCIA, Gn 3: 16 e 19. Nunca se esqueçam de que o SALÁRIO DO PECADO É A MORTE, Rm 6: 23. Receberam o pagamento devido o que os seus atos mereciam, foram expulsos do jardim, da comunhão com Deus e o homem teria que lavrar a terra para a sua sobrevivência, e à mulher sob as dores do parto daria à luz seus filhos, além do mais, seria submissa ao próprio marido. Essas marcas foram tão profundas e incisivas, que ao ser concebido no ventre de nossa mãe, somos marcados com o símbolo do pecado, Sl 51: 5. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” Romanos 3: 23.
                              REFLEXOS DAS MARCAS DO PECADO

A lei natural da vida no dia-a-dia de um pecador sem Deus mostra o quanto tem sido sofrida e caro uma vida sem a lavagem purificadora e a remissão dos pecados pelo o sangue inocente de Cristo vertido na cruz do calvário. O espelho diário da vida de um homem sem Deus nada esconde e nem omite essa triste realidade. Os noticiários retratam a todo o instante os REFLEXOS DAS MARCAS DO PECADO que tem impingido e nodado a mente e o coração do homem que fora feito a imagem e semelhança de Deus. São assassinatos, homicídios, genocídios, infanticídios, parricídios, matricídios, sequestros, arrombamentos, assaltos, estupros, raptos, em fim, crimes de toda sorte e a todo tempo. A violência impera por todos os lados! Porque a violência cometida contra o Líbano te cobrirá, e a destruição das feras te amedrontará, por causa do sangue dos homens, e da violência feita a terra, à cidade, e a todos os que nela habitam”. Habacuque 2: 17.
A violência não impera e agride simplesmente o físico, o material, mas também violenta sorrateiramente de muitas outras maneiras e formas de destruição. A inveja, a arrogância, a prepotência, o desrespeito, a inveja, a desonra, o desequilíbrio, a petulância, o egoísmo, a dissenção são meios que Satanás se utiliza para investir no homem carnal, raivoso, intrigante, presunçoso e assaz semeador de contenda destruidora. Obras naturais de um velho homem cheio de ódio e rancor. ”Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano”. Efésios 4: 22. Cl 3: 9.
Oh Deus, misericórdia! É interessante que muitos ainda ousam falar de amor, como se este se restringisse apenas em meras quatro letrinhas! “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu”? I João 4: 20.
Entre todas as marcas provocadas e impingidas pelo o pecado da desobediência, que descaracterizam ao homem da marca planejada pelo grande Deus e Salvador ao cria-lo à Sua imagem e semelhança - a paz, o amor, a santidade e a vida. A morte é o resultado culminante das MARCAS CAUSADAS PELO O PECADO DA DESOBEDIÊNCIA. “Porque o salário do pecado é a morte, mas dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6: 23. Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Romanos 5: 12.
Todavia, a bondade, a misericórdia e o amor de Deus, jamais lhe permitiriam esquecer, abandonar e não providenciar um meio para redimir e resgatar ao homem, que fora criado à Sua imagem e semelhança do poder das trevas e de Satanás, para tanto, manifestou-se em carne e derramando o Seu próprio sangue inocente na cruz, pagou o preço da reconquista, da remissão, da reconciliação, dando ao pecador o direito à posse do reino de Deus, graças ao Seu amor inefável.
REFLEXOS DE UM HOMEM COM DEUS
Quando o homem permite que Deus faça morada e assuma a direção de sua vida há uma mudança plena e visível no olhar, no falar, no agir e em toda a maneira de viver daquele que, como o apóstolo, possa dizer: NÃO MAIS VIVO EU, MAS CRISTO VIVE EM MIM. Mudando assim a sua maneira de ser e proceder pela a transformação do caráter de um velho homem para uma nova criatura em Cristo, vivendo de glória em glória a mesma imagem, no Espírito do Senhor, e tal qual a luz de um espelho, possa irradiar alegria, paz, vida, harmonia, mansidão, amor; deixando de exercer o ódio, a mentira, a falsidade, o amor fingido, o rancor, a inveja, a tagarelice, a contenda, a dissenção, a cismas, a fissuras e divisão na Igreja, que é o Corpo de Cristo. “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”. II Coríntios 3: 18.
A tua vida e proceder reflete verdadeiramente a imagem que você imagina ser detentor, ou é apenas um vidro velho, roto e embaciado? Prega, fala e ensina o amor, mas, odeia e aborrece ao teu irmão? Se esse é o teu proceder, como poderás falar em amor? O amor deve ser sem hipocrisia e não fingido! O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Romanos 12: 9.
Poderíamos apresentar vários personagens bíblicos que tiveram suas vidas modificadas e transformadas pelo o poder regenerador do sangue de Cristo; homens esses que deveriam servir de modelo e exemplo para a tua vida. Paulo, o equivocado, ignorante e carrasco perseguidor dos cristãos, porém, um zeloso religioso, que mesmo sendo um profundo conhecedor das Escrituras Sagradas, e o maior de todos os apóstolos, faz uma declaração nada agradável aos pregadores egoístas, arrogantes e prepotentes, quando diz: “Porque eu sou o menor dos apóstolos, que não sou digno de ser chamado apóstolo, pois que persegui a igreja de Deus”. I Coríntios 15: 9.
A palavra de Deus registra também, outra categoria de pecador, o desonesto funcionário Zaqueu, representando os governos, que recolhem os impostos do povo; esse injusto funcionário fora profundamente tocado e transformado pela a presença de Jesus, que arrependido, resolveu dá aos pobres a metade de todos os seus bens. Arrepender é voltar atrás, abandonar os seus velhos procedimentos, mudando de direção. “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado”. Lucas 19: 8.
A mudança transformadora e restauradora realizada pelo o Espírito de Deus na vida do desonesto Zaqueu e na vida do religioso e carrasco Paulo, fez com que ambos reconhecessem o seu ínfimo valor, levando o apóstolo a escrever: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. Gálatas 2: 20.
Qual tem sido o teu procedimento? Você pode dizer que não mais vive como velho homem, mas que Cristo vive em ti? Você vive a maneira que Paulo e Zaqueu passaram a viver depois de haverem tido um verdadeiro encontro com Deus? Ou você continua vivendo o velho homem, arrogante, desobediente, iracundo, invejoso e prepotente? Você ama ou odeia ao teu irmão a favor de quem Cristo morreu? Você já se libertou ou continua escravo, da ira, do ódio, da inveja, da discórdia, da contenda, da rebeldia da dissenção e da divisão?
MARCAS APAGADAS
A tecnologia industrial está sempre inovando e industrializando produtos de limpeza de primeira qualidade, com o objetivo de tornar aquilo que usamos mais limpo, claro e alvo para que retirem as manchas, nódoas, ferrugens, em fim, todas as marcas que alteram o estado natural do material em uso, sejam louças, móveis, roupas e da própria pele humana. A indústria tem conseguido grandes avanços! Todavia, as MARCAS CAUSADAS PELO O PECADO nem o sabão, o detergente, a água sanitária, a palha de aço, a soda cáustica ou qualquer outro produto de limpeza é capaz de limpar, purificar e APAGAR AS MARCAS CAUSADAS PELO O PECADO. Somente o amor Salvador de Deus, em Cristo Jesus nosso Senhor, nos reconduz à vida de comunhão e paz com Deus. “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro”. Isaías 43: 25.
Deus garante de maneira incisiva aqueles que se arrependem e se submetem a Sua palavra, afirmando já haver APAGADO AS MARCAS CAUSADAS PELA PRESENÇA DO PECADO EM TUA VIDA. “Apaguei as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi”. Isaías 44: 22. Leia também Is. 1: 18.
“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”. I João 1:7.
 DEUS EM CRISTO RECONCILIANDO O MUNDO
O homem por si só, jamais poderia se reaproximar do Deus Santo e Todo Poderoso, pois, as marcas impingidas pelo o pecado em tua alma, não permitiria haver comunhão ou contato entre a pureza de Deus e as nódoas pelas marcas da desobediência. Mas Deus necessitando cumprir todo o Seu propósito Salvador se manifestou em carne, Jo 1: 1 e 12; I Tm 3: 16, e esteve aqui no mundo que Ele mesmo criara Jo 1: 10; Mt 1: 23. Deus gerou em Maria um corpo, Mt 1: 18 e 20 e se manifestou nesse corpo ao mundo para através de Sua morte na cruz nos reconciliasse consigo mesmo. “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação,” II Coríntios 5: 19.
Exaltado seja eternamente o Senhor nosso Deus, que pelo o poder de Seu próprio sangue derramado na cruz por nós, At 20: 28 quebraram-se todas as amarras e cadeias do inferno, e feito à semelhança de Adão, porém, Santo e sem pecado, na Sua morte, destronou a morte, o pecado e a Satanás que exercia a supremacia sobre o homem pecador, restabelecendo ao homem o direito de ser declarado filho de Deus. “Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo”. Romanos 5: 17.
Através da ofensa ou do pecado da DESOBEDIÊNCIA de um só homem, Adão, veio o juízo e a condenação a todos indistintamente, pois ao ser concebido, o homem ao nascer já é pecador, Is 51: 5, todavia, pela obediência também de um só homem, Jesus Cristo, fomos reconduzidos à justiça, a paz e a comunhão com Deus. “Porque como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos”. Romanos 5: 19.
 É O AMOR QUE SALVA
O amor imensurável de Deus pela mais bela de todas as Suas obras, o homem, Jo 3: 16; Ef 3: 18, que fora criado à Sua imagem e semelhança, Gn 1: 27, não poderia pela a Sua própria justiça, permitir a Satanás tripudiar sobre o homem, a imagem de Deus, sem que decidisse lhe dá a oportunidade de arrependimento, perdão, reconciliação e através de um só ato de justiça, pela morte de Cristo, apagou as marcas do pecado que reinava em toda humanidade. “Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio à graça sobre todos os homens para justificação de vida”. Romanos 5: 18.
Quererá você ao confrontar com Deus, receber a morte eterna, separado de Cristo como o salário de teus pecados ou optará pelo dom gratuito de Deus e a vida eterna de paz e alegria glorificando a Deus pelos séculos dos séculos? Portanto, escolher é o teu direito dileto leitor! Escolhe a vida para que vivas! “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua semente” Deuteronômio 30: 19.
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6: 23.
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3: 16.
“Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos”. I João4: 9.
“Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros” I João 4: 11.
Você ama ao teu irmão como a ti mesmo ou o odeia? Se o odeia, não és servo de Cristo! Liberta-te da mentira, da falsidade, da contenda, da inveja, do rancor, da amargura e do ódio, pois, são MARCAS DO PECADO QUE TE OPRIME, ESCRAVIZA E O AFASTA DE DEUS!
 ARREPENDE-TE
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados” Atos 3: 19.
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. Atos 2: 38. Leia também Atos 8: 12 e 16; 10: 47 e 48; 19: 5; Rm 6: 3-5; Gl 3: 27; Ef. 4: 4-6; Cl 2: 12. Ninguém pode lançar outro fundamento, I Coo 3: 11; se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor, o que Paulo escreveu I Coo. 14: 37.
“E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão”. Hebreus 9: 22.
DEIXA DEUS APAGAR AS MARCAS DE TEU PECADO.
Pr. Valdeci Lima

Nenhum comentário: