terça-feira, 8 de abril de 2014

O CRISTÃO E O PECADO DA MURMURAÇÃO

Artigo Semanal 64E os homens que Moisés mandara a espiar a terra, e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, infamando a terra. Números 14: 36.
MURMURAR - segredar, censurar, ou repreender em voz baixa; falar contra alguém ou algo; produzir murmúrio; falar como num murmúrio. Murmuração – maledicência.
Se você ainda for capaz de olhar para si mesmo e enxergar os teus defeitos, as tuas falhas, os teus segredados, as tuas censuras descabidas, inoportunas e destruidoras, os teus murmúrios maliciosos e as tuas maledicências arrasadoras, ainda há oportunidade para um grande conserto aos estragos já causados por tuas falações peçonhentas e daninhas contra o teu irmão, membro do mesmo corpo, a Igreja de Cristo. Ah! Se você não se esquecesse de obedecer e vivesse na prática da palavra de Deus que diz: Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. I Coríntios 12: 26.
O murmurador se não for corrigido inicialmente se torna um forjador, incentivador e motivador de contendas, levantes, tumultos, maledicências e divisões. Às vezes necessário se faz utilizar-se de mão forte doutrinariamente para conter aos insatisfeitos, revoltados, aos invejosos e murmuradores sem causa justa e sensata, mas semeadores do desânimo, da contenda e da divisão. Os murmuradores desprezam o ensino, a correção, não acatam e não se submetem, e nem dão ouvidos à palavra de Deus e muito menos as emanadas de autoridade superior. Antes murmuraram nas suas tendas, e não deram ouvidos à voz do Senhor. Salmos 106: 25.
O ato de murmurar remonta ao tempo em que o Senhor Deus por Sua infinita bondade e misericórdia decidiu libertar aos hebreus do cativeiro egípcio. Os bons líderes sempre foram e serão indesejados pelos maus e insubordinados liderados, porém, serão alvos certos dos murmuradores. Pobre Moisés! O homem mais manso da terra! E era o homem Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra. Números 12: 3. Vítima de inúmeras murmurações! E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto. E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão. Êxodo 16: 2 e 3. A falta de uma estreita comunhão com Deus, a inveja e a falta de um constante relacionamento com a Palavra da Verdade são razões fortes para que o ocioso espiritual conceba, gere e dê vida à murmuração no seio da Igreja de Jesus Cristo. A murmuração sempre causou e causará fissuras e divisões. Foi assim nos dias do Homem Perfeito, sem defeitos, justo, santo, sem pecado e qualquer aparência do mal – Jesus Cristo. E havia grande murmuração entre a multidão a respeito dele. Diziam alguns: Ele é bom. E outros diziam: Não, antes engana o povo. João 7: 12. Olá crente murmurador! Saiba que o espírito da murmuração, da inveja e da maledicência causam cismas e divisão, portanto, não procedem de Deus, mas, do maligno. O conceito que faziam do Mestre da Galiléia era divisionário, uns afirmavam e defendiam a essência do que Ele verdadeiramente era BOM, pois, era o AMOR materializado em Cristo, outros, porém, o taxavam de ENGANADOR, trapaceiro, alguém que se fazia Deus a Si mesmo. Responderam os judeus: "Não vamos apedrejá-lo por nenhuma boa obra, mas pela blasfêmia, porque você é um simples homem e se apresenta como Deus". João 10: 33. Não é, pois, de estranhar que os maiores e piores murmuradores estão entre nós, na própria casa, na própria família e na igreja. Não há murmurador mais danoso do que aqueles que deveriam apoiar, se posicionar e dizer: Eis-me aqui para ajudar, cooperar, aplacar os ânimos e de dar credibilidade ao trabalho que se realiza, porém, quando o murmurador surge de dentro de tua casa, de tua própria família ou da igreja, se torna como uma forte tempestade a sua ação é avassaladora e destruidora, pois se torna fácil seduzir e induzir aos outros ao erro; levantes, desentendimentos, desordens e divisão através de sua constante e diabólica murmuração acontecerão. A Escritura afirma que no início de Seu ministério, Jesus sofreu a descrença, a afronta e enfrentou as murmurações de Seus próprios irmãos. Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Porque nem mesmo seus irmãos criam nele. João 7: 3-5. A Palavra Sagrada ensina que o cristão deve se tornar hospedador, abrigador, acolhedor e hospitalizador, e jamais, um MURMURADOR. Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações. I Pedro 4: 9.
Há duas categorias de murmuradores, os natos e os induzidos, conduzidos ou teleguiados a essa qualidade pejorativa e degradante, os popularmente conhecidos como “Maria-vai-com-as-outras”. Os fariseus e os principais dos sacerdotes referidos no versículo a seguir, se aproveitaram de uma situação murmuratória da multidão e mandaram prender a Jesus. Não seja você uma “Maria-vai-com-as-outras”, mas, tenha caráter e personalidade própria e provisão do espírito de obediência à autoridade superior, que deve ser uma virtude clara de todo aquele que professa o Nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Os fariseus ouviram que a multidão murmurava dele estas coisas; e os fariseus e os principais dos sacerdotes mandaram servidores para o prenderem. João 7: 32.
O Deus Santo e Todo Poderoso quando esteve na terra manifestado em carne no corpo de Cristo, II Co 5: 19, entre tantos ensinamentos, disse também que não é o servo maior do que o seu Senhor. Lembrem-se das palavras que eu lhes disse: nenhum escravo é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também perseguirão vocês. Se obedeceram à minha palavra, também obedecerão à de vocês. João 15: 20. Leia ainda Mt 10: 24; Jo 13: 16. Ora, se murmuraram de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, quanto mais de vocês servos e servas de Deus, portanto, não estás imune das murmurações de falsos irmãos.
Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. Atos 6: 1.
A Igreja de Jesus Cristo no princípio enfrentou e continua enfrentando até aos dias de hoje, os espíritos da murmuração que tem mantido esse vírus separatista e divisório do Corpo de Cristo - a Igreja. Vigiai Igreja, e não dê corpo, vida às obras da carne pela inveja, murmuração e maledicência. Aprendei a andar, viver, proceder e a tudo fazer sem a destruidora e maléfica murmuração, como determina a Palavra de Deus. Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas. Filipenses 2: 14.
O murmurador sempre é alguém insubmisso, desobediente, indisciplinado, rebelde, tagarela e invejoso que para se autopromover denigre, macula e somente ver, aponta ou cria situações antagônicas recheadas de maldade para denegrir a imagem e a reputação contra aquela pessoa que é o seu alvo preferido, ostentando sempre ser ele ou aquele a quem defende a solução para os problemas criados pelo murmurador. Comportamento dessa natureza causa dissenção, discórdias, cismas, fissuras e divisão. Aconselho-te a não esquecer que Deus está de olho em você, ó murmurador!
Pois ouvi a murmuração de muitos, temor havia ao redor; enquanto juntamente consultavam contra mim, intentaram tirar-me a vida. Salmos 31: 13. Leia também Jr 2: 10.
O murmurador desconhece ou finge desconhecer e ignora o sentimento do AMOR. Muitos professam com os lábios, mas o seu coração é um depósito insaciável de orgulho incontrolável, rancoroso e odioso. Ora, o murmurador não reconhece, não admite e não aceita os acertos de seu próximo, sempre está à procura ou criando falhas e defeitos, se mantendo sempre em desacordo com o agir daquele a quem inveja e procura prejudicar desacreditando-o diante de seu convívio social. Jesus prevendo que tudo isso viria acontecer em Sua Igreja propôs a parábola dos trabalhadores na vinha. O senhor da vinha efetuou o pagamento igual para todos os trabalhadores, todavia, como havia ajustado o valor do trabalho daqueles que começaram cedo, também decidiu pagar o mesmo salário aos que entraram na vinha mais tarde. Mesmo recebendo o valor justo e combinado, os invejosos MURMURARAM contra o senhor da vinha. E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família. Mateus 20: 11. Leia ainda Mt 20: 1-16.
Não tem sido diferente em nossos dias. As igrejas vivem cheias de “crentes” invejosos, detratores, falastrão, insubordinados, desobedientes, insubmissos, odiosos, rancorosos e murmuradores. Amados irmãos fugi e não dai oportunidade para que os murmuradores semeiem o joio destruidor no meio da igreja. Não vos alieis a eles. Não façais como fez Arão e Miriã que murmuraram contra o eleito e escolhido de Deus, Moisés, Nm 12: 1. Miriã foi ferida de lepra, Nm 12: 10, como o preço de sua murmuração. Cuida-te ó filho de Deus! Também não vos ajunteis em complô como fez Coré, Datã e Abirão, para que não sejais julgados como foram aqueles. E os filhos de Eliabe, Nemuel, e Datã, e Abirão: estes, Datã e Abirão, foram os do conselho da congregação, que contenderam contra Moisés e contra Arão no grupo de Coré, quando rebelaram contra o Senhor. Números 26: 9. Leia também Nm 16: 24; Jd 1: 11. A terra os tragou vivos, Nm 16: 32. Datã e Abirão se deixaram induzir pela conversa de Coré. Tornaram-se uma “Maria-vai-com-as-outras”, sem personalidade e sem caráter próprio. Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contradição de Coré. Judas 1: 11. Ainda há tempo para que deixes a murmuração e arrepende-te de teus pecados e desfrutes da paz e comunhão com o Senhor teu Deus. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor. Atos 3: 19.
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2: 38. Leia também Atos 8: 12 e 16; 10: 47 e 48; 19: 5; Rm 6: 3-5; Gl 3: 27; Cl 2: 12.

Pr. Valdeci Lima

Nenhum comentário: