segunda-feira, 5 de maio de 2014

A INVEJA PODE LEVAR A MORTE

Artigo Semanal 68
“Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se fortemente, e descaiu-lhe o semblante” Gênesis 4: 5.
Infelizmente, o sentimento de inveja, remonta ao princípio da criação tendo sido vivenciada e praticada por Lúcifer, e através dos tempos tem causado sérios transtornos na vida da humanidade, sendo, portanto, uma obra da carne, tem acompanhado ao homem pecador, e para que não se deixe dominar por ela, necessário se faz que sejamos revestidos dos frutos do Espírito, e obedeçamos à palavra divina, que diz: “Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar”. Gênesis 4: 7.
Se você exercitar os frutos do Espírito em tua vida, infalivelmente enxergarás e terás forças para banir o sentimento de inveja e da ira através do DOMÍNIO PRÓPRIO, pois a ti, ti convém dominar-te.
INVEJA é o sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outrem.
O invejoso jamais teria inveja de uma pessoa inferior, menos qualificada, graduada, abastada, aquinhoada, menos aceita na sociedade ou comunidade em que vive; o invejoso tem como alvo a pessoa mais graduada, melhor posicionada, mais destacada; pessoas que exerçam cargos ou funções de destaques e que tenham o senhorio e preferência sobre o invejoso ou cobiçoso.
A inveja nascida na mente e no coração de Lúcifer o deixava descontente, insatisfeito, enciumado e revoltado com as obras maravilhosas que o Senhor Deus criara. Sendo ele, um anjo que gozava de grande aproximação do Deus eterno, certamente imaginava que o homem fosse criado conforme a sua imagem, assim, a inveja e a revolta inundaram o seu coração e por não ser o que pretendia, seduziu um terço dos anjos que o seguiram com o objetivo de se tornar igual a Deus. Esse, sem dúvida é, o espírito que campeia e toma posse do coração e mente de um homem ou mulher invejosa.
                                         
A INVEJA FAMILIAR

Abel e Caim eram irmãos, filhos de Adão e Eva, tendo Abel se tornado pastor de ovelhas, e Caim lavrador da terra. A atitude comportamental e a posição de destaque alcançada por Abel diante do Deus Todo Poderoso, incomodou profundamente a mente e coração de Caim, que cheio de inveja e ódio não titubeou em arquitetar e planejar meios de como se livraria definitivamente de seu irmão que houvera achado o favor e a bondade de Deus, e por isso decidiu matá-lo.
O espírito que manipulou a vida de Caim, e o tornou assassino e maldito, continua vivo e operante no meio da Igreja de Cristo, pois, a cobiça e a inveja têm causado descontentamento, porfias, dissenção, disputas e intrigas entre as próprias famílias, e a exemplo de Caim perderam o sentimento fraterno, que cheio de ódio assassinou ao seu irmão. Examina-te, a ti mesmo e vê se não tens assassinado a paz, a harmonia, a fraternidade e o amor que deveria imperar em tua mente e coração? A inveja de Caim se tornou manifesta após ele e o seu irmão Abel apresentarem as suas ofertas ao Senhor Deus, o qual se agradou da oferta de Abel, que ofertara o melhor, as primícias de toda a sua fazenda e o Senhor a recebeu como aroma suave, todavia, Caim não honrou ao Senhor dando-lhe o que tinha de melhor, por isso, teve a sua oferta rejeitada, e não se humilhou diante do Senhor Deus, mas, se encheu de inveja, rancor e ódio de seu irmão Abel e por isso o matou.
Hoje, os noticiários a cada instante publicam reportagens de fatos em que irmãos matam irmãos; filhos matam pais, e pais matam filhos; filhos que estupram as mães; pais que estupram as filhas; não é em vão que as Escrituras afirmam quando declaram dizendo que, o mundo jaz no maligno. “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno”. I João 5: 19.
A inveja uma vez concebida gera a cobiça, a insatisfação, o descontentamento, a revolta interior, esta gera o ódio, esse, à contenda, desavenças, brigas e que muitas das vezes culminam com a morte.
                 
O HOMEM DOMINADO PELA INVEJA

O homem que se deixa dominar pela inveja perde o censo, o equilíbrio e a razão, e torna-se suscetível à ira, ao rancor, ao ódio e ao descontrole total, podendo tomar atitudes precipitadas, danosas e até criminosa contra a pessoa de quem detêm a inveja. Foi o que aconteceu com Caim, o qual não mais podia esconder a sua indignação, inveja e ódio de seu irmão, o qual se transformou em presa fácil aos instintos bestiais, animalescos e malignos de Caim. Tomai, pois, como exemplo para a tua vida ó homem invejo, e te liberta das obras da carne que tanto te oprime. “E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou”. Gênesis 4: 8. E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, mas como o Senhor Deus não se agradou da oferta de Caim, esse se encheu de inveja, fúria, indignação e foi tomando pelo o ódio de tal forma que o seu semblante o denunciava, tendo por isso sido indagado pelo o Senhor, que perguntou: “E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?” Gênesis 4: 6.
                                   
A INVEJA DE CAIM O SENTENCIA

Caim por haver concebido e dado vida a inveja contra o seu irmão que agradara a Deus com as suas ofertas, se transformou no primeiro cruel homicida, e assim, agrediu ao Senhor seu Deus Todo Poderoso, que criara o homem a Sua imagem e semelhança, portanto, foi penalizado e sentenciado por Deus, como punição do assassinato que praticara contra o seu próprio irmão, Gn 4: 11-16. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6: 23.
Portanto, não reivindica para você a culpa, os erros, as falhas e os pecados praticados pelo o teu filho, porque cada um indistintamente, responderá por si mesmo diante de Deus. A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro. I Timóteo 5: 22. Infelizmente, há daqueles que encobrem os erros de seus filhos, tornando-os mais arrogantes e prepotentes, ao invés de admoesta-los e corrigi-los para o bem de suas próprias vidas.

A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. Ezequiel 18: 20.

Portanto, não imagina você que será indesculpável diante de Deus por toda a tua maldade, inveja, rancor e ódio que escondes em teu coração maculado contra o teu irmão. Deus te pedirá conta, pois assassinaste o amor, e te tornaste mentiroso diante do Senhor. “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu como pode amar a Deus, a quem não viu”? I João 4: 20.
                
OS IRMÃOS DE JOSÉ ERAM INVEJOSOS

O espírito de inveja implantado por satanás no coração de Caim têm atravessado milênios, chegou à casa de Jacó, que por amar mais ao seu filho José, este passou a sofrer rejeição, descaso e desprezo, causados pela inveja arraigada na mente e no coração de seus irmãos, que tão logo lhes surgiu a oportunidade tentaram mata-lo, todavia, o jogaram em uma profunda cisterna, e posteriormente venderam-no como escravo. Essas tristes e sorrateiras atitudes são peculiares de todo o invejo, pois se enfurece, enraivece, agride de todas as formas possíveis, qualquer um que tenha sobre ele a primazia, a autoridade, o governo ou o senhorio. “Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente”. Gênesis 37: 4.
Por incrível que pareça, a obra da carne denominada de inveja, normalmente é concebida e gerada no seio da própria família; da maneira como aconteceu com Abel, de igual modo, também ocorreu na vida de José, o qual passou por duros e amargosos sofrimentos, todavia, o Deus que o elegera entre os seus irmãos transformou em bênção toda a maldade, fúria, cobiça e inveja de seus irmãos que intentaram contra a sua vida. “Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai, porém guardava este negócio no seu coração”. Gênesis 37: 11.
Infelizmente, Igreja de Jesus, a inveja no decorrer dos anos tem causado e continua causando sério transtorno entre o povo de Deus, pois, hoje, se tornou comum e corriqueiro presenciar tais destemperos de pastores, obreiros e membros destemperados necessitando serem salgados com as virtudes do Espírito Santo de Deus em suas vidas; verdadeiros desequilibrados espirituais e emocionais; o ego, é o deus deles; perderam todo e qualquer sentimento, são cobiçosos, atrevidos, arrogantes, presunçosos, invejosos e prepotentes; amantes de sua estupidez e carnalidade; desobedientes, separatistas e divisionista. Possuídos pelo espírito de Corá, Datã e Abirão faccionam a Igreja que é o Corpo de Cristo. “Mas deixaram-se levar à cobiça no deserto, e tentaram a Deus na solidão. E invejaram a Moisés no campo, e a Arão, o santo do Senhor”. Salmos 106:14 e 16.
                                    
O CRISTÃO INVEJOSO É CARNAL

Talvez a cegueira espiritual causada pela inveja, tenha fechado os teus olhos pastor, obreiro e membro da Igreja de Cristo, e não percebas o quanto ainda és carnal, pois saiba que, se você alimenta e sustenta a inveja, a contenda, as dissenções, as rixas, intrigas e facções no corpo de Cristo, a Igreja, tudo isso se dá porque ainda sois carnais. Acorda e te despe do espírito da arrogância e da prepotência, porque Deus que sonda os corações a tudo vê, e nada lhe fica despercebido. Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? I Coríntios 3: 3.
                                      
O PROCEDER DE UM CRISTÃO

Se você verdadeiramente é o que professa ser, cristão e filho de Deus, necessariamente terá que te libertar de todas as obras da carne, inclusive, do espírito da discórdia, contenda, cobiça e inveja, as quais como um câncer maligno destroem vidas e precipitam almas no inferno. Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Romanos 13: 13.
Se professas o amor, vive o amor, não com meras palavras vazias, mas com atitude de um verdadeiro cristão e filho de Deus. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. I Coríntios 13: 4.

SATANÁS PLANTOU A INVEJA NO CORAÇÃO DOS RELIGIOSOS PARA LEVAR JESUS À MORTE

Quando o pastor, obreiro e membro da igreja de Cristo são acometidos pela cegueira espiritual lhes foge a percepção, porém, muitos daqueles que não fazem parte do Corpo de Cristo percebem e vêm com clareza todo o teu proceder contra a ordem e as orientações da instituição a que pertencem. Pilatos pode reconhecer que por inveja, Jesus Cristo fora entregue pelos seus irmãos, os judeus,  os quais preferiram a liberdade de um assassino em detrimento a de um Justo e Inocente, e que por inveja o tinham entregue à morte. Porque sabia que por inveja o haviam entregado. Mateus 27: 18.
Satanás, mais uma vez foi derrotado na cruz e na sepultura de Jesus, pois a morte não pode retê-lo na cova; ressuscitou ao terceiro dia e permanece vivo pelos séculos, todavia, o espírito de inveja, de cobiça, discórdia, contenda, dissenção, facção e divisão, continua a solta semeando o joio maldito no meio da Igreja de Cristo Jesus, nosso Senhor. Portanto, vigiai povo de Deus! Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Tiago 3: 14.

ARREPENDE-TE, POIS, AINDA HÁ TEMPO.

Humilha-te ante aos pés do Senhor teu Deus e Ele satisfará aos desejos de teu coração. Alimenta-te da paz interior e alcançarás o favor e a misericórdia de Deus. Pois é compassivo e grande em perdoar.
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Salmos 51: 17.
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2: 38. Leia também At. 3: 19; 4: 12; 8: 12 e 16; 10: 47 e 48; 19: 5; Rm 6: 3-5; Gl 3: 27; Cl 2: 12; Ef 4: 5.
Pr. Valdeci Lima

Nenhum comentário: