quarta-feira, 30 de julho de 2014

AS DUAS DIVISÕES E SEUS RESULTADOS

Artigo Semanal 77

Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. Mateus 12: 25.
Jesus Cristo sendo conhecedor do futuro, atributo esse que só pertence a Deus, abordou de uma maneira que mesmo em nossos dias muitos continuam cegos e não percebem que há duas principais maneiras de dividir, e acerca dessa questão falou a aqueles que se lhe opunham, dizendo que Ele expulsava os maus espíritos por meio de Belzebu, o maioral dos demônios. Jesus como nunca deixou escapar uma oportunidade de fazer toda sorte de bem, de corrigir, admoestar, de repreender condenando as atitudes dos falsos religiosos, falou-lhes e advertiu-lhes das duas maneiras de divisão.
Talvez você leitor esteja surpreso ao ler o tema dessa singela, porém verdadeira mensagem, todavia ao continuar lendo e meditando compreenderás e tirarás dela uma lição para teu sincero coração, se autoavaliando sobre as tuas atitudes concernentes a Palavra que será dissecada nesse tratado.
Trataremos primeiramente da DIVISÃO que diminui, enfraquece e esfacela dispersa e destrói. Para a tua melhor compreensão é necessário analisar com um coração íntegro o texto do tema e o significado de DIVIDIR, que diz:
DIVIDIR Significa – Separação; Discórdia, Dissensão. DIVIDIR Significa – Repartir, Distribuir, partilhar cada uma das partes distintas em que se divide um todo.
1. A DIVISÃO EXECUTADA PELO HOMEM – O homem desprovido do conhecimento e do temor a Deus, normalmente pratica a DIVISÃO da SEPARAÇÃO, da DISCÓRDIA e da DISSENSÃO. Essa DIVISÃO é maligna e diabólica, tem sua origem no inferno sendo posta em prática por homens insensatos, levianos, arrogantes, invejosos, preconceituosos, prepotentes, discordantes e facciosos que falam em amor ao seu próximo, porém, usam-no como trampolim para conquistar a simpatia entre os cristãos, mas odeiam, desrespeitam, desprezam e desonram superiores e formam grupos separatistas no meio da Igreja que é o Corpo de Cristo, e com tal procedimento têm DIVIDIDO o rebanho de Deus. Levantam contendas, discórdias, dissensões e separação na Igreja do Senhor. A arrogância e prepotência deles chegam a tão alto nível que subestimam superiores por se verem acima de todos os que o cercam. Desprezam a Palavra do apóstolo que diz: Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo? I Coríntios 1:10-13.
 Quem não se lembra do destroço que esse movimento separatista e divisionista causaram à Assembléia de Deus no Amazonas e em outros Estados da Federação quando grupos se formaram e passou a seguir a “Nova Visão”? E que esse vírus divisionista continuou a DIVIDIR, ESFACELAR E DILACERAR Igrejas? É conhecido fato em que filhos e genros seduziram e comandaram rebelião e DIVISÃO no Corpo de Cristo, a Igreja, cujo intento era de DESTRUIR a Igreja do Senhor, com o precípuo desejo de se locupletarem? Quem desconhece fatos assim? O joio foi plantado e continuou a prosperar. Não foi em vão que Jesus Cristo nos advertiu contra esses lobos vorazes, quanto a divisão de um REINO, CORPO – IGREJA os quais DIVIDIDOS não podem subsistir. E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir. Marcos 3: 24. Mas, conhecendo ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá. Lucas 11: 17. Estaria o Senhor Jesus preocupado e se referindo a reino terrestre ou com a Sua Igreja?
Paulo o grande apóstolo dos gentios, verdadeiro imitador de Cristo, I Co 11: 1 pré anunciou o advento dos falsos mestres, que travestidos de homens de Deus não poupariam ao rebanho do Senhor, e assim afirma: Porque eu sei que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho. Atos 20: 29.
Essa DIVISÃO sorrateira, diabólica, demoníaca, gerada e concebida no inferno sob a batuta, estratégia e sutileza de Satanás, que se apresenta até como anjo de Luz para enganar, e tem conseguido, aos próprios eleitos, os quais tentam justificar a “VISÃO” trinitária que endeusa ao Líder do movimento divisionista tornando-o insubordinado, arrogante, rebelde e prepotente. Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem  em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras. II Coríntios 11: 13-15. Essa é a DIVISÃO causada por satanás e muitos “líderes” não tem se apercebido dessa dura e triste realidade. A justificativa de todos notadamente é a mesma. Não estamos mudando e nem ensinando doutrina diferente; são apenas métodos e estratégias para “ganhar almas”.  Assim demonstram ignorância plena, pois, não há melhor método e nem estratégia do que orar, se encher do Espírito Santo e Pregar a Palavra da Verdade, porque quem CONVENCE e TRANSFORMA o vil pecador é o Santo Espírito mediante o Poder do Evangelho e sacrifício vicário de Cristo na cruz, sem as estratégias de homens incapazes de planejar quantos serão os seus próprios dias na terra. Deus não necessita de teus métodos e estratégias para ganhar almas, mas que pregue a palavra da cruz, pois tanto o método quanto a estratégia Ele, o Senhor, já as elaborou e as praticou no Calvário, portanto, deixa de ensinar e fazer papel de tolo.
DIVISÃO Significa – Repartir, Distribuir, partilhar cada uma das partes distintas em que se divide um todo.
2. A DIVISÃO SEGUNDO DEUS é multiplicadora, ajunta e não espalha; soma e não diminui; divide, mas não enfraquece, ao contrário, quanto mais divide, mas cresce e multiplica; a DIVISÃO SEGUNDO DEUS é fundamentada e alicerçada no AMOR, na paz, na serenidade, no respeito, na disciplina consciente, na ordem, na unidade, na união que DIVIDE repartindo, distribuindo, partilhando, adicionando, multiplicando e acontecendo o crescimento conjunto da igreja em harmonia e perfeita comunhão. Na Divisão Segundo Deus há interação, compreensão, divisão de tarefas, atribuições e contribuições de alegria e de tristeza, de lutas e vitórias, pois, havendo UNIDADE, sempre haverá o mesmo objetivo e comprometimento com a Palavra da Verdade. E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. Atos 4: 32.
Quando se despreza a Palavra de Deus e se apega as inovações do “evangelho” adequado pelos homens, que visam encher templos de almas vazias do alimento que dá o crescimento para a vida, tratam o Evangelho que é Poder de Deus, como obsoleto, arcaico e ultrapassado, daí, segundo esses inovadores da necessidade de se criar métodos mirabolantes para conquistar almas, esquecem ou desconhecem que somente o Espírito Santo de Deus tem poder de SALVAR vidas pelo o sacrifício de Cristo. Teus planos, métodos e estratégias servem tão somente para encher templos de pessoas vazias de doutrina e conhecimento de como se deve andar e viver o verdadeiro cristão.
Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos a mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado apelos da família de Cloé que há contendas entre vós. I Coríntios 1: 10 e 11.

RESULTADOS DA DIVISÃO DA SEPARAÇÃO, DISCÓRDIA E DA DISSENSÃO.

A Divisão causada pela Separação, Discórdia, Dissensão, Inveja, Concorrência desleal e outros fatores mesquinhos não redunda em crescimento primoroso, agradável multiplicador e santo, mas causa enfraquecimento do corpo de Cristo, a Igreja, como muito bem escreveu o apóstolo Paulo quando disse: Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo. Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo? I Coríntios 1:12 e 13. 
O Senhor Jesus Cristo deixou a receita e a dose certa para que a Igreja cresça em UNIDADE, e não com a formação de grupos que se isolam do corpo. Você já presenciou ou soube que um braço pode ter vida fora do corpo? Se um reino dividir-se contra si mesmo haverá desentendimentos, separação, rixas e agressões diversas. E, se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir; Marcos 3:24.
Mas, conhecendo ele os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino, dividido contra si mesmo, será assolado; e a casa, dividida contra si mesma, cairá. Lucas 11: 17.

RESULTADO DA DIVISÃO SEGUNDO DEUS

Quando a Divisão acontece Segundo a Vontade de Deus há o repartir, o distribuir, o partilhar cada uma das partes distintas em que se divide um todo; há a multiplicação em razão da paz, da concórdia, do entendimento, da unidade e consequentemente o crescimento uniforme da Igreja que é o corpo de Cristo, conforme comprovam as Escrituras a seguir: Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2: 47.
E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens e mulheres, crescia cada vez mais. Atos 5: 14.
Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil. Atos 4:4.
Quando será que esses pregadores de divisão separatistas, semeadores de discórdia e de dissensão criarão planos, projetos, métodos e estratégias anti divisionista e separatistas? Você ainda é capaz de examinar as Escrituras Sagradas e observar e tomar como modelo a Igreja Primitiva Apostólica?

Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá. Mateus 12: 25.
Pr. Valdeci Lima

Nenhum comentário: