segunda-feira, 19 de maio de 2014

DEUS SE MANIFESTOU EM CARNE

Artigo Semanal 70
E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória. I Timóteo 3: 16.
O MISTÉRIO DE DEUS que fora encoberto a Abraão, a Isaque, e a Jacó, q Manoá, e a todos os profetas, foi devidamente conhecido e revelado a Seu povo na plenitude dos tempos. Porém, será sempre de bom alvitre não se esquecer, que como nos tempos antigos os homens não conheceram o Nome do Senhor Jeová, esse mesmo Nome hoje revelado, JESUS, continua sendo desconhecido e ignorado pela maioria dos religiosos, os quais não creem, não aceitam e nem reconhecem que JESUS CRISTO, era e é o Nome de Deus Jeová revelado.
Mistério é tudo aquilo que tem a causa desconhecida ou é incompreensível, inexplicável.
        
UMA DECLARAÇÃO DO ÚNICO DEUS

E eu costumava aparecer a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo Poderoso, mas com respeito ao meu nome, Jeová, não me dei conhecer a eles. Êxodo 6: 3. (Trad. Novo Mundo).
A Tradução Novo Mundo da Torre de Vigia, fala claramente das aparições de Deus Jeová durante o Antigo Testamento a Abraão, a Isaque e a Jacó, porém, ratifica que mesmo Deus conversando sempre com os seus servos, eles não o conheciam pelo Nome Jeová, o que não expressa à realidade profética apontada pelas Escrituras Sagradas, pois esse nome Jeová era familiar aos hebreus, pois, Moisés e os profetas registraram esse nome por muitíssimas vezes. Portanto, o Nome de Jeová desconhecido de Abraão, de Isaque e de Jacó, era o Nome de JESUS que foi manifestado aos homens que Deus, o Senhor Jeová, o Pai lhe dera, João 17: 6. Esse sim é o Nome que Isaías disse: O meu povo SABERÁ o meu nome, Is. 52: 6. Na Tradução do Novo Mundo da Versão Inglesa de 1984 há pelo menos 127 (cento e vinte e sete) referências mencionando o nome Jeová, isso evidencia que Jeová não era um Nome desconhecido dos patriarcas e profetas, portanto, não é o nome que o Seu povo viria, a saber. Por esta razão, meu povo saberá o meu nome, sim, por esta razão, naquele dia, porque sou Eu quem está falando: “Eis que sou Eu”. Is 52: 6. Jeová era desconhecido, sim, pelo o Faraó, rei do Egito e pelas nações com quem não tinha aliança, Ex. 5: 2 (Trad. Novo Mundo). O nome de Deus revelado, e que o Seu povo viria saber, JESUS, este é o Nome que está acima de TODO o nome, diante do qual, TODO o joelho se adorará e TODA a língua o confessará, tanto os que estão no céu, como os que estão na terra. Fp 2: 10 e 11. Ora, se a Palavra Divina diz TODOS, evidentemente que não exclui a ninguém. Então duas pessoas da “santíssima trindade ou dois dos três deuses” também se curvarão e adorarão ao Nome do SENHOR JESUS! Quanta estupidez acreditar em uma mentira tão ilógica, absurda e grosseira – a trindade!

O DESEJO ARDENTE EM CONHECER O NOME DE DEUS

É notória e inegável a constatação de que, o Nome do Senhor Deus que o Seu povo viria, a saber, ou conhecer, não fora revelado aos patriarcas e profetas, caso tivesse sido, porque Jacó teria travado tão grande luta com o Anjo do Senhor para querer saber o Seu nome, pois, o nome Jeová já lhe era familiar? E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber, o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. Gênesis 32: 29. Será que os trinitários em sua cegueira espiritual plena, não percebem que Jacó, apenas por expressar e demonstrar o ardente desejo de conhecer o Nome do Senhor foi abençoado? Quanto mais honra e glória terão aqueles que o conhecem e se submetem a Sua palavra!
O desejo dos hebreus de conhecer o Nome de Jeová era latente em suas vidas, os quais, não perdiam uma oportunidade para procurar conhecer esse Nome Glorioso e Temido, não tendo sido, portanto, diferente com Manoá, o pai de Sansão, que também perguntou qual era o Nome do Senhor Jeová, presente em forma de teofania, na semelhança de um anjo. E o anjo do Senhor lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso? Juízes 13: 18. Afinal, quem tem o Nome de Maravilhoso? As Escrituras Sagradas afirmam categoricamente, que Maravilhoso, seria também uma designação ao Santo e Todo Poderoso Nome de JESUS. “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Isaías 9: 6. Veja também I Tm 3: 16; Mt 1: 18, 20, 21 e 23.
    
SAULO QUERIA SABER O NOME DO SENHOR

Sendo Saulo de Tarso um judeu zeloso das Escrituras Sagradas, ficou deveras atônito ao ouvir a voz oriunda do céu e que o questionava, dizendo: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ora, como poderia Saulo esperar ouvir dos céus uma voz que não fosse à voz do Senhor Jeová? Saulo jamais poderia imaginar, e certamente por isso tremeu, ao ouvir a voz não esperada de JESUS, quando disse: EU SOU JESUS A QUEM TU PERSEGUES. O pobre Saulo de Tarso tremeu nas bases! E a partir de então, se tornou o aposto da incircuncisão, uma das maiores, ousadas e destemidas testemunhas de que JESUS CRISTO é o Deus Único e Soberano, Gl 1: 8, 9, 11-13;  I Tm 2: 5; I Coo 5: 4; At 16: 7; II Coo 3: 17; Tt 2: 13. “E ele disse: Quem és Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões”. “E ele tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer”. Atos 9: 5 e 6.
               
O TESTEMUNHO DO APÓSTOLO PEDRO

Os cristãos apostólicos têm motivos suficientes para acreditar e confiar plenamente em todo o testemunho que o apóstolo da circuncisão, Pedro, dá tanto no livro de Atos dos Apóstolos, quanto em suas epístolas, por diversas razões óbvias. Primeiro, foi escolhido e chamado para ser apóstolo, Mc 3: 13-16; e testemunha de Jesus Cristo, At 1: 8; foi-lhe dado as chaves do Reino dos céus, Mt 16: 19; foi o primeiro a pregar o evangelho de Cristo após a Sua ressureição, abrindo a porta da salvação à todos os povos, At 2: 14-47; o primeiro a pregar a necessidade do arrependimento e de ser Batizado com o Espírito Santo e nas águas em Nome do Senhor Jesus Cristo para a remissão e perdão dos pecados, sendo quase três mil almas BATIZADAS naquele dia, At 2: 38-42. O apóstolo Pedro tinha extrema razão quando sob a unção e inspiração do Espírito Santo de Deus, afirmou que os patriarcas e profetas inquiriram sobre o tempo do advento de Deus em Cristo viria a terra, Rm 6: 11; Gl 3: 26; Fp 3: 14; Cl 3: 3; I Ts 5: 18; II Co 5: 19; I Tm 3: 16, mas ratifica que Deus os revelara que estavam ministrando tudo a nosso serviço. “Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir. Aos quais foi revelado que, não para si mesmo, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, para as quais coisas os anjos desejam bem atentar”. I Pedro 1: 11 e 12.

O MEU POVO SABERÁ O MEU NOME

O Senhor Jesus Cristo, Deus Todo Poderoso, quando aqui esteve manifestado em carne, se identificou por muitas vezes e de diversas maneiras ser Ele o Deus Jeová cumprindo a Sua palavra, previamente anunciada através de Moisés e dos profetas, que a tudo escreveram a Seu respeito e de Seu advento a terra, porém, diante da cegueira espiritual da raça humana não o puderam reconhecer, outros, porém, o reconheceram, todavia, do modo como foi no passado, ocorre da mesma maneira em nossos dias, pois há aqueles que deliberadamente o negam e fingem não o reconhecer. “E agora, que tenho eu que fazer aqui, diz o Senhor, pois o meu povo foi tomado sem nenhuma razão? Os que dominam sobre ele dão uivos, diz o Senhor, e o meu nome é blasfemado incessantemente o dia todo”. Isaías 52: 5.
Vejamos, portanto, algumas evidências irrefutáveis de que JESUS CRISTO era o Deus Jeová habitando e agindo entre os homens.
1. Deus Jeová é o EU SOU, Ex 3: 14; Is 42: 8; 44: 6.
1.1 - Jesus disse: EU SOU; Jo 8: 24 e 58; 9: 5; 10: 14; 14: 6; At 9: 5; Ap 1: 8, 17; 22: 16.
2. Somente o Senhor Jeová PERDOA pecados, Ex 32: 32; Is 43: 25; 44: 22. Perdoaste a iniquidade do teu povo; cobriste todos os seus pecados. (Selá.) Salmos 85: 2.
2.1 – JESUS, o Deus Jeová manifestado em carne PERDOAVA e continua PERDOANDO pecados, Mc 2: 5; Lc 5: 20; 7: 47 e 48. Filhinhos escrevo-vos, porque pelo Seu Nome vos são perdoados os pecados. I João 2: 12.
3. Só o Senhor Jeová é o Salvador, Is 43: 3 e 11; Lc 1: 47; I Tm 2: 3.
3.1 – Jesus é o Salvador, Lc 2: 11, e Não Há Salvação fora dele, At 4: 12.
4. Só o Deus Jeová DEVE ser ADORADO, Gn 24: 26; Ex 23: 25; Dt 6: 13; Lc 4: 8; Ap 7: 11;
4. 1 – JESUS declarou a satanás que só o Senhor Deus, até de satanás, é digno de SER ADORADO, Mt 4: 10; JESUS aceitou ser ADORADO, Mt 14: 33; 28: 9; Mc 5: 6; Hb 1: 6.
5. Somente o Senhor Deus CONHECE os pensamentos, I Cr 28: 9; Sl 94: 11; 139: 2 e 23;
5.1 – JESUS CRISTO, sendo o Deus Jeová manifestado em carne, conhecia e conhece todos os pensamentos do homem, Mt 9: 4; 12: 25; Mc 2: 8; Lc 5: 22; 6: 8; 9: 47; 11: 17.
6. O sábado é de Deus Jeová, Ex 31: 13; Lv 19: 3 e 30; 26: 2; 6. 1 – Jesus que Ele é SENHOR até do sábado, Mt 12: 8, e, realizou muitas obras nesse dia, Mc 2: 28; 3: 2; Lc 6: 5 e 7; 14: 33; Jo 5: 6; 7: 23.
 7. As Escrituras Sagradas em todo o Antigo Testamento, não menciona uma só vez sequer o Nome de JESUS, mas tão somente o Nome JEOVÁ ou SENHOR, Ex 3: 14 e 15; 5: 2; 6: 3; 13: 1; 20: 2; Is 43: 11; 52: 5 e 6; 
7. 1 – Veja, portanto, o Mistério da Piedade sendo posto as claras do povo de Deus, por Moisés, Dt 18: 15; At 3: 22; 7: 37; pelos profetas, At 10: 43; os apóstolos, Jo 1: 1. 14 e 10; 20: 28; At 10: 41; I Jo 5: 20; Tt 2: 13; Hb 13: 8; O próprio JESUS,  Jo 5: 39; 8: 24 e 58; 17: 6; Ap 1: 8. A este dão testemunho TODOS os profetas, de que todos os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. Atos 10: 43.
8. O Senhor Deus é o Pai Eterno, Is 63: 16; Is 9: 6; Mt 6: 9; Jo 6: 46; 8: 41; II Co 1: 3; II Jo 1: 3. “Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo”. Salmos 68: 5.
 8. 1 – JESUS, o Pai, não deixa Seus filhos ÓRFÃOS, Jo 14: 18; Jesus e o Pai é UM SÓ, Jo 10: 30; JEUS é o PAI da eternidade, Is 9: 6. “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós”. João 14: 18.
9. O Espírito de Deus Jeová, Gn 1: 2; II Sm 23: 2; Jo 4: 24; 9.1 – O Espírito de Jesus, At 16: 7; o Espírito Santo, At 16: 6; é o Espírito do Senhor, II Co 3: 17; pois HÁ UM Espírito, 4: 4-6. Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. II Coríntios 3: 17.
10. Deus Jeová, é o Deus que se oculta. “Verdadeiramente tu és o Deus que te ocultas, o Deus de Israel, o Salvador”. Isaías 45: 15.
10. 1 – O Deus Jeová quando esteve na terra manifestado em carne na pessoa do Senhor Jesus Cristo, continuou ocultando-se no meio da multidão. “Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou”. João 8: 59.
11. Somente Deus Jeová recebe o espírito do homem, Sl 31: 5; 62: 5. E o pó volte a terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu. Eclesiastes 12: 7. 
11. 1 – O Senhor Jesus Cristo, Pai Eterno, Is 9: 6, e Deus Jeová Manifestado em carne, Jo 1: 1 e 14; I Tm 3: 16; é quem RECEBE o espírito de seus servos, At 7: 59. 10. O Pai e Jesus Cristo são a mesma pessoa, Jo 10: 30, portanto, INSEPARÁVEIS, quem vê um estará vendo o outro, Jo 14: 9. Ninguém conseguirá conhecer ao Pai fora do Filho de Deus ou Filho do Homem, João 14: 7; Jesus como o Verbo estava no Pai, Espírito, Ef 2: 18, por isso que era inseparável, o Pai PERMANEU no corpo gerado, João 14: 10 e 11. O corpo de Cristo era a IMAGEM expressa do Deus, (Espírito, Ef 2: 18), INVÍSÍVEL, Cl 1: 15.
A morte separa o espírito do corpo, não tendo sido diferente na morte do Filho Gerado, Jesus Cristo, por isso Ele bradou: “E, à hora nona Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? Que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste”? Marcos 15: 34; Sl 22: 1.
Portanto o meu povo saberá o meu nome, pois, naquele dia, saberá que sou eu mesmo o que falo: Eis-me aqui. Isaias 52: 6.
A mulher samaritana ao se encontrar com o Senhor Jesus Cristo, mesmo sem conhecê-lo, porém, após ouvir do Mestre um relato completo de toda a sua vida, ficou perplexa, e falando do advento de Deus Jeová manifestado em carne como o Messias, Jesus apressou-se a declarar enfaticamente em se identificar mais uma vez, com a palavra profética que diz: “Portanto o meu povo saberá o meu nome, pois, naquele dia, saberá que sou eu mesmo o que falo: Eis-me aqui”. Isaias 52: 6; Is 65: 1, ao dizer: “Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo”. João 4: 26. Não foi mera coincidência, mas o cumprimento das Escrituras.
                        
QUEM BUSCA ACHA

“Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui. Eis-me aqui”. Isaías 65: 1
Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José. João 1: 45. Ora, como compreender ou aceitar o testemunho de Filipe, quando diz haver achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: JESUS DE NAZARÉ, se esse Nome não é mencionado uma vez sequer em todo o Antigo Testamento? Esse é o mistério da piedade. Deus Jeová manifestou-se em carne! Você não compreende? Que pena! “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente”. Hebreus 13: 8.

A MAIS AGUARDADE DE TODAS AS REVELAÇÕES DE DEUS.

Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. Mateus 2: 2.
“Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o Seu nome Emanuel.  Isaías 7: 14”. Essa profecia cumpriu-se na virgem Maria, a mãe do Filho de Deus, Mt 1: 21.
 “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho. E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL. Que traduzido é: DEUS CONOSCO”, Mateus 1: 23.
E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor e tiveram grande temor. Lucas 2: 9.
E o anjo do Senhor lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo. Lucas 2: 10.
Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lucas 2: 11.
E isto vos será por sinal. Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. Lucas 2: 12.
E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Lucas 2: 13.
Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para os homens. Lucas 2: 14.
E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber. Lucas 2: 15.
E foram apressadamente, e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura. Lucas 2: 16. TUDO ISSO ACONTECEU PARA QUE SE CUMPRISSE O QUE FOI DITO DO SENHOR, PELO PROFETA QUE DIZ: “Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho. E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL. Que traduzido é: DEUS CONOSCO”, Mateus 1: 23.
               
CREIA E SEJA BATIZADO

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16: 16.
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2: 38. Leia ainda At 8: 12 e 16; 10: 47 e 48; 19: 5; Rm 6: 3-5; Gl 3: 27; Ef 4: 5; Cl 2: 12.
ESTAVA NO MUNDO, E O MUNDO FOI FEITO POR ELE, E O MUNDO NÃO O CONHECEU, João 1: 10.
E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Deus se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, recebido acima na glória. I Timóteo 3: 16.


Pr. Valdeci Lima

quarta-feira, 14 de maio de 2014

UM CAMINHO SEM VOLTA

Artigo Semanal 69
Antes que eu vá para o lugar de que não voltarei, à terra da escuridão e da sombra da morte. Jó 10: 21.
Não são poucas as pessoas que amam viajar, conhecer novos lugares, estados ou países. Na verdade nunca se esquece dos lugares lindos, exuberantes e aprazíveis que a vida permitiu conhecer. Normalmente as pessoas programam as suas viagens por temporadas nos diversos países que escolhem; há daqueles que agendam a data de partida e o dia do regresso, com muitos tudo acontece conforme programado, outros, porém, não têm a mesma felicidade! Acontecem os imprevistos com as empresas prestadoras de serviços, também ocorrem casos fortuitos, desastrosos e acidentes fatais que já impediram que muitas pessoas voltassem ao convívio familiar; a morte os separou definitivamente, só restando o choro, o vazio e a dor da separação de uma viagem ou de uma caminhada sem volta. “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”. Romanos 5: 12.
Quantos jovens fortes, saudáveis, prósperos, sonhadores, ousados e extremamente patriotas, que abraçaram uma arma e foram à guerra em defesa de seu país, porém, os seus sonhos para o futuro foram sepultados, outros, enveredaram no submundo do crime, e logo tiveram as suas vidas precocemente ceifadas. Lamentavelmente, fizeram uma viagem sem volta, enfim, todos ao morrer não mais retornam ou voltam ao seu meio social ou convívio familiar. A morte é uma grande e intransponível barreira que a mantem separada dos vivos.
Às vezes não atentamos com quão grande honra o Senhor Deus trata aos Seus servos, os quais mesmo depois da morte continuam sendo tratado e honrado como verdadeiros filhos de Deus, pois a bíblia relata que o pobre mendigo ao morrer, foi conduzido por anjos ao seio de Abraão. “E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado”. Lucas 16: 22. VOCÊ PERCORRERÁ UM CAMINHO SEM VOLTA!
Não é debalde que as Escrituras Sagradas afirmam haver diferença entre os que servem a Deus e os que não o serve, Ml 3: 18; Ez 44: 23; o mendigo foi levado ao seio de Abraão, já o rico pobre, foi sepultado lhe restando o abandono, o esquecimento e o desprezo na sepultura, ou seja, no inferno. A bíblia sagrada ensina que o inferno é um lugar de tormento, onde o seu verme não morre, e nem o fogo se apaga, Mc 9: 44, 46, 48. Portanto, esse foi o destino do homem que tinha tudo nesta vida, mas não entesourou bens para uma eternidade com Deus em Sua glória. Por mais que haja seitas que ensinem a não existência de um lugar de tormento, mas que o inferno é a própria sepultura, todos sabem que na sepultura o homem volta ao pó, Gn 3: 19; Ec 3: 20; 12: 7, não existindo ali, fogo, enxofre e nem tormento, pois para lá, tanto vai o justo quanto o ímpio. “E no inferno em tormento, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio”. Lucas 16: 23.
O suplício do rico no inferno a Abraão, Lc 16: 27, 28 e 30, em cujo seio se encontrava o então mendigo Lázaro, por mais que chegasse a comovê-lo, esse grande patriarca, como em toda a sua vida, prezou e honrou a Deus e a Sua palavra, mostrou-lhe que somente pelo ouvir e obedecer ao evangelho o homem será salvo, Lc 16: 29 e 31, Além do grande abismo que separa e isola os filhos de Deus dos filhos do maligno; os filhos da luz, dos filhos das trevas. “E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá”. Lucas 16: 26. Ora, o trânsito dos mortos entre os vivos, é, portanto, obstado, de sorte que os que morrem não podem aparecer aos vivos, todavia, quando uma pessoa diz ver ou ouvir a imagem ou voz de um ente querido falecido, é mais uma mentira, cilada e armadilha de satanás para manter os homens enganados, pois, a palavra de Deus afirma que “ele”, satanás, veio para roubar, matar e destruir, Jo 10: 10. A Escritura Sagrada é único meio pelo o qual o homem se comunica com Deus, somente será salvo se receber em sua vida, a lavagem expiatória do sangue de Jesus vertido na cruz, sendo cheio do Espírito Santo, portanto, o templo de Deus e ser batizado com Cristo na semelhança de Sua morte, Rm 6: 3-5, por imersão em o Nome de Jesus, como foram todos os cristãos apostólicos, At 2: 37-42; 8: 12 e 16; 10: 47 e 48; 19: 5-7.  VOCÊ PERCORRERÁ UM CAMINHO SEM VOLTA!
Talvez você exerça autoridade ou o poder de mando sobre alguém que estará sempre pronto a cumprir as tuas ordens e decisões, e você garbosamente e exaltado diga que você é o senhor das decisões, todavia, o momento chegará que não terás a opção e nem o direito de decidir ou escolher o dia e nem a hora, pois haverás de percorrer um caminho sem volta; a morte batera em tua porta e não poderás protelar e reagendar o dia de tua partida para trilhar por um caminho sem volta. Há dois caminhos diante de ti, o Caminho da Vida e o Caminho da Morte. Escolhe, pois, a Vida esse, certamente tem sido o conselho de Deus para você, portanto, ouve a Palavra do Senhor, que diz: “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência”, Deuteronômio 30: 19.
O ambiente e o lugar onde passarás a eternidade é você quem escolhe e decide; que poderá ser no céu com Deus e todos os santos, ou no inferno com satanás e seus demônios. Saiba que não há um lugar de regeneração, onde os pecados serão purgados, amenizados e posteriormente perdoados, e a tua alma seja conduzida ao céu. Assim como a doutrina de “três deuses”, o famigerado ensinamento da “santíssima trindade” é diabólico, também é o ensinamento da existência de um PURGATÓRIO, o que seria uma “casa de recuperação” das almas endividadas com Deus; são, portanto, doutrinas da Igreja Católica Romana, a mãe das meretrizes de toda a terra, A doutrina da “santíssima trindade” é aceita e defendida por muitas seitas que se intitulam como igreja de Cristo, todavia, são verdadeiras inimigas do Nome de Jesus e da Unicidade de Deus, do Deus que se manifestou em carne, Jo 1: 1; I Tm 3: 16.
As Escrituras Sagradas ensinam que o céu é para cima, enquanto que o inferno é para baixo, ambos estarão sempre em lados opostos, pois, jamais haverá união, junção da luz com as trevas. “Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo”. Provérbios 15: 24.
Todavia, Deus se manifestou em carne e veio ao mundo em um corpo que Ele mesmo criara para a Sua habitação-Jesus Cristo. “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação” II Coríntios 5: 19.

AINDA HÁ TEMPO

A igreja de Cristo é o sal da terra, Mt 5: 13. E continua em sua missão de temperar até ao dia de seu arrebatamento ao encontro do noivo, portanto, ainda há tempo e oportunidade para que te arrependas e te rendas ao Senhor e Salvador Jesus Cristo, pois somente pelo o Seu nome alcançarás a remissão e o perdão de teus pecados que o tem mantido separado de Deus.
                      
ARREPENDE-TE E TE BATIZA

Jesus Cristo, na cruz, pagou incondicionalmente o preço que os nossos pecados lhes imputou, não reclamou, não gemeu, porém, como um cordeiro mudo entregou-se a si mesmo por nós, Ef 5: 2 e 25; I Tm 2: 6; Tt 2: 14, para que, arrependidos e batizados em Seu nome, Mc 16: 16 sejamos por Ele salvos. Aqui há uma condição para a salvação. “QUEM CRER E FOR BATIZADO SERÁ SALVO; MAS QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO”, Mc 16: 16. Portanto, você precisa crer e ser batizado no nome o Deus Único e Todo Poderoso, Jesus Cristo, I Jo 5: 20; Ef 4: 5; I Tm 2: 5; Tg 2: 19; Ap 1: 8, 17 e 18.

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, Atos 3: 19.
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2: 38.
              
FINAL DA CAMINHADA – A MORTE

A morte é o fim da caminhada sem volta; jamais alguém retornará a viver na mesma forma física e mental; a morte é o fim da linha, onde tudo se encerra, restando apenas um encontro com o Eterno para um Verdadeiro e Justo acerto de contas, onde cada um será julgado pelo que fez ou deixou de fazer. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Romanos 3: 23. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6: 23.
               
O JULGAMENTO DE DEUS

O Eterno Deus ao criar ao homem, criou-o conforme a Sua imagem e semelhança, portanto, um ser perfeito, sem vícios, maus hábitos e costumes, porém, o pecado transformou ao homem em um ser antagônico às ordenanças do Deus criador, e assim, transformou o seu corpo, a imagem de Deus, em instrumento de pecado a serviço do inferno e do poder das trevas. Todavia, todos comparecerão ante o Tribunal de Cristo para serem julgados de conformidade com os seus atos aqui praticados. Jesus, ali, não mais agirá como o advogado e intercessor, mas como o reto juiz. E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo. Hebreus 9: 27. Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Hebreus 10: 31.
                       
A SENTENÇA FINAL

Naquele dia Jesus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, se e assentará no trono da Sua Glória, e julgará os povos com equidade. “E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória”. Mateus 25: 31. Leia também Sl 9: 8; 72: 2. Ele reunirá diante de si todas as nações, povos e línguas, e as separará uma a uma, para então, proferir a Inapelável Sentença Final. E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas. Mateus 25: 32. E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Mateus 25: 33.
                  
O DESTINO DOS BODES

Jamais esqueçam que o Senhor Deus distingue para si o piedoso, Sl 4: 3, e o profeta Malaquias afirmam que Deus faz diferença entre o justo e o ímpio, entre o que serve a Deus e o que não o serve, Ml 3: 18, portanto, você que não se submeteu a preciosa vontade de Deus, será tratado de conformidade com a tua rebeldia, descaso e rejeição a Deus e a Sua Palavra.
Os bodes estarão a Sua esquerda, e lhes dirá: Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Mateus 25: 41. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. Mateus 25: 46. Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus. Salmos 9: 17.
                 
O DESTINO DAS OVELHAS

Jesus, o Grande e Eterno Deus, quando esteve habitando com os homens, disse que conhecia as Suas ovelhas e que delas também era conhecido. “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido”. João 10: 14.
E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Daniel 12: 2.
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Mateus 25: 33.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Mateus 25: 34.
Se você dileto leitor, ama a si mesmo e queira chegar ao fim de tua caminhada sem volta aqui, mas pretendes continuar a viver uma vida de paz, alegria e de glória com Deus, ainda há tempo de te reconciliar com o Supremo Deus da criação e Salvador do mundo, Jesus Cristo.
Pr. Valdeci Lima

segunda-feira, 5 de maio de 2014

A INVEJA PODE LEVAR A MORTE

Artigo Semanal 68
“Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se fortemente, e descaiu-lhe o semblante” Gênesis 4: 5.
Infelizmente, o sentimento de inveja, remonta ao princípio da criação tendo sido vivenciada e praticada por Lúcifer, e através dos tempos tem causado sérios transtornos na vida da humanidade, sendo, portanto, uma obra da carne, tem acompanhado ao homem pecador, e para que não se deixe dominar por ela, necessário se faz que sejamos revestidos dos frutos do Espírito, e obedeçamos à palavra divina, que diz: “Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar”. Gênesis 4: 7.
Se você exercitar os frutos do Espírito em tua vida, infalivelmente enxergarás e terás forças para banir o sentimento de inveja e da ira através do DOMÍNIO PRÓPRIO, pois a ti, ti convém dominar-te.
INVEJA é o sentimento de cobiça à vista da felicidade, da superioridade de outrem.
O invejoso jamais teria inveja de uma pessoa inferior, menos qualificada, graduada, abastada, aquinhoada, menos aceita na sociedade ou comunidade em que vive; o invejoso tem como alvo a pessoa mais graduada, melhor posicionada, mais destacada; pessoas que exerçam cargos ou funções de destaques e que tenham o senhorio e preferência sobre o invejoso ou cobiçoso.
A inveja nascida na mente e no coração de Lúcifer o deixava descontente, insatisfeito, enciumado e revoltado com as obras maravilhosas que o Senhor Deus criara. Sendo ele, um anjo que gozava de grande aproximação do Deus eterno, certamente imaginava que o homem fosse criado conforme a sua imagem, assim, a inveja e a revolta inundaram o seu coração e por não ser o que pretendia, seduziu um terço dos anjos que o seguiram com o objetivo de se tornar igual a Deus. Esse, sem dúvida é, o espírito que campeia e toma posse do coração e mente de um homem ou mulher invejosa.
                                         
A INVEJA FAMILIAR

Abel e Caim eram irmãos, filhos de Adão e Eva, tendo Abel se tornado pastor de ovelhas, e Caim lavrador da terra. A atitude comportamental e a posição de destaque alcançada por Abel diante do Deus Todo Poderoso, incomodou profundamente a mente e coração de Caim, que cheio de inveja e ódio não titubeou em arquitetar e planejar meios de como se livraria definitivamente de seu irmão que houvera achado o favor e a bondade de Deus, e por isso decidiu matá-lo.
O espírito que manipulou a vida de Caim, e o tornou assassino e maldito, continua vivo e operante no meio da Igreja de Cristo, pois, a cobiça e a inveja têm causado descontentamento, porfias, dissenção, disputas e intrigas entre as próprias famílias, e a exemplo de Caim perderam o sentimento fraterno, que cheio de ódio assassinou ao seu irmão. Examina-te, a ti mesmo e vê se não tens assassinado a paz, a harmonia, a fraternidade e o amor que deveria imperar em tua mente e coração? A inveja de Caim se tornou manifesta após ele e o seu irmão Abel apresentarem as suas ofertas ao Senhor Deus, o qual se agradou da oferta de Abel, que ofertara o melhor, as primícias de toda a sua fazenda e o Senhor a recebeu como aroma suave, todavia, Caim não honrou ao Senhor dando-lhe o que tinha de melhor, por isso, teve a sua oferta rejeitada, e não se humilhou diante do Senhor Deus, mas, se encheu de inveja, rancor e ódio de seu irmão Abel e por isso o matou.
Hoje, os noticiários a cada instante publicam reportagens de fatos em que irmãos matam irmãos; filhos matam pais, e pais matam filhos; filhos que estupram as mães; pais que estupram as filhas; não é em vão que as Escrituras afirmam quando declaram dizendo que, o mundo jaz no maligno. “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno”. I João 5: 19.
A inveja uma vez concebida gera a cobiça, a insatisfação, o descontentamento, a revolta interior, esta gera o ódio, esse, à contenda, desavenças, brigas e que muitas das vezes culminam com a morte.
                 
O HOMEM DOMINADO PELA INVEJA

O homem que se deixa dominar pela inveja perde o censo, o equilíbrio e a razão, e torna-se suscetível à ira, ao rancor, ao ódio e ao descontrole total, podendo tomar atitudes precipitadas, danosas e até criminosa contra a pessoa de quem detêm a inveja. Foi o que aconteceu com Caim, o qual não mais podia esconder a sua indignação, inveja e ódio de seu irmão, o qual se transformou em presa fácil aos instintos bestiais, animalescos e malignos de Caim. Tomai, pois, como exemplo para a tua vida ó homem invejo, e te liberta das obras da carne que tanto te oprime. “E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou”. Gênesis 4: 8. E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta, mas como o Senhor Deus não se agradou da oferta de Caim, esse se encheu de inveja, fúria, indignação e foi tomando pelo o ódio de tal forma que o seu semblante o denunciava, tendo por isso sido indagado pelo o Senhor, que perguntou: “E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?” Gênesis 4: 6.
                                   
A INVEJA DE CAIM O SENTENCIA

Caim por haver concebido e dado vida a inveja contra o seu irmão que agradara a Deus com as suas ofertas, se transformou no primeiro cruel homicida, e assim, agrediu ao Senhor seu Deus Todo Poderoso, que criara o homem a Sua imagem e semelhança, portanto, foi penalizado e sentenciado por Deus, como punição do assassinato que praticara contra o seu próprio irmão, Gn 4: 11-16. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6: 23.
Portanto, não reivindica para você a culpa, os erros, as falhas e os pecados praticados pelo o teu filho, porque cada um indistintamente, responderá por si mesmo diante de Deus. A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro. I Timóteo 5: 22. Infelizmente, há daqueles que encobrem os erros de seus filhos, tornando-os mais arrogantes e prepotentes, ao invés de admoesta-los e corrigi-los para o bem de suas próprias vidas.

A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. Ezequiel 18: 20.

Portanto, não imagina você que será indesculpável diante de Deus por toda a tua maldade, inveja, rancor e ódio que escondes em teu coração maculado contra o teu irmão. Deus te pedirá conta, pois assassinaste o amor, e te tornaste mentiroso diante do Senhor. “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu como pode amar a Deus, a quem não viu”? I João 4: 20.
                
OS IRMÃOS DE JOSÉ ERAM INVEJOSOS

O espírito de inveja implantado por satanás no coração de Caim têm atravessado milênios, chegou à casa de Jacó, que por amar mais ao seu filho José, este passou a sofrer rejeição, descaso e desprezo, causados pela inveja arraigada na mente e no coração de seus irmãos, que tão logo lhes surgiu a oportunidade tentaram mata-lo, todavia, o jogaram em uma profunda cisterna, e posteriormente venderam-no como escravo. Essas tristes e sorrateiras atitudes são peculiares de todo o invejo, pois se enfurece, enraivece, agride de todas as formas possíveis, qualquer um que tenha sobre ele a primazia, a autoridade, o governo ou o senhorio. “Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente”. Gênesis 37: 4.
Por incrível que pareça, a obra da carne denominada de inveja, normalmente é concebida e gerada no seio da própria família; da maneira como aconteceu com Abel, de igual modo, também ocorreu na vida de José, o qual passou por duros e amargosos sofrimentos, todavia, o Deus que o elegera entre os seus irmãos transformou em bênção toda a maldade, fúria, cobiça e inveja de seus irmãos que intentaram contra a sua vida. “Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai, porém guardava este negócio no seu coração”. Gênesis 37: 11.
Infelizmente, Igreja de Jesus, a inveja no decorrer dos anos tem causado e continua causando sério transtorno entre o povo de Deus, pois, hoje, se tornou comum e corriqueiro presenciar tais destemperos de pastores, obreiros e membros destemperados necessitando serem salgados com as virtudes do Espírito Santo de Deus em suas vidas; verdadeiros desequilibrados espirituais e emocionais; o ego, é o deus deles; perderam todo e qualquer sentimento, são cobiçosos, atrevidos, arrogantes, presunçosos, invejosos e prepotentes; amantes de sua estupidez e carnalidade; desobedientes, separatistas e divisionista. Possuídos pelo espírito de Corá, Datã e Abirão faccionam a Igreja que é o Corpo de Cristo. “Mas deixaram-se levar à cobiça no deserto, e tentaram a Deus na solidão. E invejaram a Moisés no campo, e a Arão, o santo do Senhor”. Salmos 106:14 e 16.
                                    
O CRISTÃO INVEJOSO É CARNAL

Talvez a cegueira espiritual causada pela inveja, tenha fechado os teus olhos pastor, obreiro e membro da Igreja de Cristo, e não percebas o quanto ainda és carnal, pois saiba que, se você alimenta e sustenta a inveja, a contenda, as dissenções, as rixas, intrigas e facções no corpo de Cristo, a Igreja, tudo isso se dá porque ainda sois carnais. Acorda e te despe do espírito da arrogância e da prepotência, porque Deus que sonda os corações a tudo vê, e nada lhe fica despercebido. Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? I Coríntios 3: 3.
                                      
O PROCEDER DE UM CRISTÃO

Se você verdadeiramente é o que professa ser, cristão e filho de Deus, necessariamente terá que te libertar de todas as obras da carne, inclusive, do espírito da discórdia, contenda, cobiça e inveja, as quais como um câncer maligno destroem vidas e precipitam almas no inferno. Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja. Romanos 13: 13.
Se professas o amor, vive o amor, não com meras palavras vazias, mas com atitude de um verdadeiro cristão e filho de Deus. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. I Coríntios 13: 4.

SATANÁS PLANTOU A INVEJA NO CORAÇÃO DOS RELIGIOSOS PARA LEVAR JESUS À MORTE

Quando o pastor, obreiro e membro da igreja de Cristo são acometidos pela cegueira espiritual lhes foge a percepção, porém, muitos daqueles que não fazem parte do Corpo de Cristo percebem e vêm com clareza todo o teu proceder contra a ordem e as orientações da instituição a que pertencem. Pilatos pode reconhecer que por inveja, Jesus Cristo fora entregue pelos seus irmãos, os judeus,  os quais preferiram a liberdade de um assassino em detrimento a de um Justo e Inocente, e que por inveja o tinham entregue à morte. Porque sabia que por inveja o haviam entregado. Mateus 27: 18.
Satanás, mais uma vez foi derrotado na cruz e na sepultura de Jesus, pois a morte não pode retê-lo na cova; ressuscitou ao terceiro dia e permanece vivo pelos séculos, todavia, o espírito de inveja, de cobiça, discórdia, contenda, dissenção, facção e divisão, continua a solta semeando o joio maldito no meio da Igreja de Cristo Jesus, nosso Senhor. Portanto, vigiai povo de Deus! Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Tiago 3: 14.

ARREPENDE-TE, POIS, AINDA HÁ TEMPO.

Humilha-te ante aos pés do Senhor teu Deus e Ele satisfará aos desejos de teu coração. Alimenta-te da paz interior e alcançarás o favor e a misericórdia de Deus. Pois é compassivo e grande em perdoar.
Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. Salmos 51: 17.
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2: 38. Leia também At. 3: 19; 4: 12; 8: 12 e 16; 10: 47 e 48; 19: 5; Rm 6: 3-5; Gl 3: 27; Cl 2: 12; Ef 4: 5.
Pr. Valdeci Lima