domingo, 6 de outubro de 2013

O DEUS QUE EU DEVO ADORAR

Artigo Semanal 39
Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM, Êxodo 20: 2 e 3.
“Ora, o SENHOR, disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei” Gênesis 12: 1.
O Senhor Deus ao separar Abrão tirando-o da casa de seu pai e do meio de sua parentela, formou uma aliança de que seria o seu Deus eternamente, multiplicando e fazendo de sua posteridade uma grande e poderosa nação, desde que o servissem com inteireza de coração, não servindo e nem adorando qualquer outro Deus além dele, tendo assim firmado uma aliança entre o Deus Único e Todo-Poderoso e o homem Abrão. Após Moisés libertar a Israel do jugo egípcio, o Senhor Deus lhes deu ordens, estatutos, leis e mandamentos para cumpri-los e cumprindo-os estariam preservando e guardando suas próprias vidas.
 
QUAL O DEUS QUE VOCÊ ADORA.
 
O Deus dos deuses, Criador único dos céus, da terra, dos mares e de tudo o que neles há, quando os criou e os ordenou em seus devidos lugares, no sexto dia criou a mais perfeita de todas as suas obras, que como Criador, criara, o homem, o qual foi feito conforme a sua imagem e semelhança, como se verifica na Escritura a seguir transcrita: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou” Gênesis 1: 27. “O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação” Colossenses 1: 15. Sendo o homem criado conforme a sua imagem, Deus, mantinha um cuidado e comunhão muito especial com aquele que deveria representá-lo na terra, como seu fiel embaixador em todas as áreas do bem e da luz, e que jamais o trocaria por qualquer outro deus; com esse santo propósito lhe deu leis e mandamentos para que cumprissem, aos quais cumprindo o homem viverá. “Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; os quais, fazendo-os o homem, viverá por eles. Eu sou o SENHOR”, Levítico 18: 5.
“Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos”
Salmos 119: 4.
 
QUAL O DEUS QUE VOCÊ ADORA.
 
Quando estudamos ou mesmo lemos as Escrituras Sagradas, especialmente no período do Antigo Testamento, vemos que uma das maiores e constantes preocupações e recomendações do Senhor Deus era para que o seu povo de Israel, a quem escolhera e elegera em Abraão, Isaque e Jacó, não se prostituíssem, não servissem não se prostrassem, não cultuassem e nem adorassem outro Deus, senão, tão somente ao Senhor, conforme determinação, que diz: “NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM” Êxodo 20: 3.
Há uma diversidade quase inumerável de deuses dos quais o homem pode escolher qual ou quantos queira servir ou adorar. Deus deu ao homem que criara, o livre arbítrio, o direito de opção e escolha de qualquer coisa que queira ou pretenda fazer.
 
QUAL É O DEUS QUE VOCÊ ADORA.
 
DEUS - Princípio supremo considerado pelas religiões como superior à natureza.
Ser infinito, perfeito, criador do Universo Princípio supremo de explicação da existência, da ordem e da razão universais, e garantia dos valores morais.
 
“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e descendência, e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois a vida, para que vivas, tu e a tua semente”, Deuteronômio 30: 19.
O livre arbítrio do homem o faz trilhar o caminho que o seu coração escolher, seja andando com Deus, com os ídolos das nações, com a trindade nicena dos religiosos, com as pessoas artistas, atores, jogadores, novelas, animais ou objetos que os transformam em seus deuses e ídolos, todavia, aqueles que são chamados pelo nome do SENHOR, o seguirão em qualquer circunstância, e jamais deixarão de proclamar que SÓ O SENHOR É DEUS.
 
“Ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e age sem tardar; por amor de ti mesmo, ó Deus meu; porque a tua cidade e o teu povo são chamados pelo teu nome”. Daniel 9: 19.
 
                        UMA AUTODECLARAÇÃO DE DEUS
 
“Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito, para ser vosso Deus. Eu sou o Senhor vosso Deus” Números 15: 41.
 
“Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus” Isaías 44: 6
“E quem proclamará como eu, e anunciará isto, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? E anuncie-lhes as coisas vindouras, e as que ainda hão de vir” Isaías 44: 7.
“Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça” Isaías 44: 8.
“Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá” Isaías 43: 10.
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->
“Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador” Isaías 43: 11.
“Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus” Isaías 43: 12.
O que leva o homem a não compreender a linguagem de Deus? Deus faz claras asseverações de que só ele é Deus em cima no céu e embaixo na terra e que não HÁ OUTRO senão ele, e os homens relutam contra a verdade. Será obstinação? Cegueira espiritual, para que se cumpram neles as palavras do Mestre, que disse:
 
“E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:
”Este povo honra-me com os lábios, as o seu coração está longe de mim;
Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens” Marcos 7: 6 e 7.
 
Deus ou deuses - Nas religiões politeístas, divindade de personificação masculina, superior aos homens, e à qual se atribui influência especial, benéfica ou maléfica, nos destinos do Universo.
“Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas, nada vêm nem entendem para que sejam envergonhados” Isaías 44: 9.
 
        
“Mas vós tendes rejeitado hoje a vosso Deus, que vos livrou de todos os vossos males e trabalhos, e lhe tendes falado: Põe um rei sobre nós. Agora, pois, ponde-vos perante o Senhor, pelas vossas tribos e segundo os vossos milhares. I Samuel 10: 19  QUAL O DEUS QUE DEVO ADORAR.
O Deus Eterno e Pai da Eternidade, Isaías 9: 6, terminantemente proíbe ao seu povo a adorar, cultuar ou venerar a qualquer outro deus, que não seja o SENHOR, Deuteronômio 6: 13 e 14; Mateus 4: 10, razão pela qual afirma:
“NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM” Êxodo 20: 3.

Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Êxodo 20: 4.

Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. Êxodo 20: 5.
 
A MELHOR DE TODAS AS ESCOLHAS
 
”E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.
E aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos, e atentou para as suas cargas; e viu que um egípcio feria a um hebreu, homem de seus irmãos.
E olhou a um e a outro lado e, vendo que não havia ninguém ali, matou ao egípcio, e escondeu-o na areia. E tornou a sair no dia seguinte, e eis que dois homens hebreus contendiam; e disse ao injusto: Por que feres a teu próximo? O qual disse: Quem te tem posto a ti por maioral e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Então temeu Moisés, e disse: Certamente este negócio foi descoberto” Êxodo 2: 10 – 14.
“Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó. Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado. Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível” Hebreus 11: 24-27.
“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor” Josué 24: 15.
Citamos aqui apenas o exemplo de dois grandes homens, Moisés e Josué, que legaram a humanidade provas insofismáveis de fé e amor a Deus e a sua palavra, abdicando de riquezas e ao poder, preferindo a dor e o sofrimento, a desfrutarem os prazeres momentâneos deste mundo. E você, já fez a sua escolha? Se ainda não fez, o momento é chegado, e a hora é agora, Jesus, falando disse:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis  descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” Mateus 11: 28-30.
“Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”. João 6: 37.
                          
A HORA DO RETORNO
 
Os sinais dos tempos indicam que o dia da volta do Rei da Glória está às portas, portanto, é hora de se arrepender, abandonar a todo os deuses estranhos de tua vida e de  te reconciliar com Deus, e atender a palavra divina, que diz:
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor”, Atos 3: 19.
”E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo” Atos 2: 38.
Não mais há tempo para se deixar enganar, buscando refúgio em deuses estranhos, sejam de madeira, de pedra, de bronze, gesso, na trindade nicena, artistas, atores, novelas, jogadores , animais de estimação ou no que você tiver como deus ou ídolo, pois o SENHOR Deus continua bradando através de sua santa palavra: NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM. É chegada a hora da decisão: QUAL O DEUS QUE VOCÊ ADORA.
 
EU ADORO AO ÚNICO E VERDADEIRO DEUS, O SENHOR, JESUS CRISTO.

Pr. Valdeci Lima

Nenhum comentário: