segunda-feira, 28 de outubro de 2013

A VERDADE A SER CONHECIDA

Artigo Semanal 42



E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ. João 8: 32.

O Deus Jeová quando veio ao mundo manifestado em carne, no corpo por ele gerado no ventre de Maria, muito embora houvesse feito muitíssimas predições a respeito de sua majestosa vinda para dá cumprimento a sua palavra de resgatar ao homem do poder das trevas e de Satanás, e reconduzi-lo à graça e a paz com Deus, embora sabendo que os homens não compreenderiam esse maravilhoso mistério, o mistério da piedade, de Deus em Cristo, e nem o receberiam, sempre procurou direcionar as autoridades e religiosos da época, a buscarem com esmero e total dedicação o conhecimento da verdade, e assim declarou: E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ.
VERDADE - Particularidade atribuída ao que está em conformidade com os fatos e/ou com a realidade: a verdade de uma questão; verdade musical.
Que é fiel ao original; diz-se da representação que é exatamente igual ao seu modelo: a verdade de uma pintura.
Filosofia. Relação de semelhança, conformação, adaptação ou harmonia que se pode estabelecer, através de um ponto de vista ou de um discurso, entre aquilo que é subjetivo ao intelecto do ser e aquilo que acontece numa realidade mais concreta. 
Entendemos que qualquer indivíduo que perscruta descobrir ou conhecer o desconhecido, necessita formular e procurar responder com denodo e veracidade algumas perguntas que facilitariam alcançar seus objetivos de descobrir ou conhecer o desejado. Portanto, para conhecermos a VERDADE, se faz necessário que façamos e respondamos a seguinte pergunta: QUEM É A VERDADE QUE DEVEMOS CONHECER E ONDE A ACHAREMOS? 
O Deus Jeová, na Antiga Aliança, apareceu muitas vezes e de diversas maneiras ao seu povo de Israel e sempre se apresentou com nomes diversos compostos, como: Jeová-Jireh, Jeová-Rafá, Jeová-Maccadeshkem, Jeová-Shalom, Jeová-Elyon, Jeová-Raah, bem como com outros nomes e aparições de formas diversificadas. Ora, mesmo sendo Jeová amigo de Abraão nos parece lhe haver omitido revelar seu verdadeiro nome e, assim o declara:
Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos.  Mateus 22: 32.
Dizendo: Eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés, todo trêmulo, não ousava olhar. Atos 7: 32.
Disse mais: Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus. E disse o Senhor: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque  conheci as suas dores. Êxodo 3: 6 e 7.
 “E eu acostumava a aparecer a Abraão, a Isaque e a Jacó, como o Deus Todo Poderoso, mas com respeito ao meu nome Jeová não me dei a conhecer a eles” Êxodo 6: 3. (Tradução Novo Mundo).
E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido. Êxodo 6: 3. (Tradução Edição Revista e Atualizada de João Ferreira de Almeida no Brasil).
É notório e evidente, que nem Abraão, nem Isaque e nem Jacó conheciam o verdadeiro nome de Jeová. Você já teve um amigo com quem confabulavam seus planos, intenções, vontades e nunca lhe conheceu pelo nome? Que amigo seria esse que ocultava ou escondia o seu nome de você? No livro de Gênesis 18: 22-33, se dá uma conversa franca, sincera e aberta entre o Deus Jeová e o seu amigo Abraão, onde o homem Abraão interroga, e o Deus Jeová dá as devidas respostas. No capítulo 18: 17-19 do mesmo livro, o SENHOR Deus questiona entre si e seus anjos que o acompanhavam, se ocultaria de Abraão, seu amigo, a sua decisão de destruir as cidades de Sodoma e Gomorra ou não, tendo decido que nada lhe ocultaria e falou-lhe toda a verdade. Por que, então, o Deus Jeová disse através do profeta messiânico Isaias, O MEU POVO SABERÁ O MEU NOME, Isaías 52: 6? Com essa afirmativa o SENHOR Deus diz que, até então, o seu nome não era conhecido, mas o tornaria ao seu povo. Essa É A VERDADE A SER CONHECIDA. E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ.  
Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo? II Crônicas 20: 7.
Não seria uma controversa alarmante da verdade e justiça do Deus Jeová, que se declara amigo de Abraão, o não haver dado a esse amigo, o direito de lhe conhecer o nome? Compare II Crônicas 20: 7 com Êxodo 6: 3 nas duas versões supracitadas e Isaías 52: 6.
Portanto o meu povo saberá o meu nome; pois, naquele dia, saberá que sou eu mesmo o que falo: Eis-me aqui. Isaías 52:6.
Amigo leitor é necessário que se observe a maneira em que o verbo está sendo empregado: 1. O MEU POVO SABERÁ O MEU NOME, isso quer dizer que até então, ninguém o sabia; 2. NAQUELE DIA; ao profeta messiânico Isaías, também não fora revelado QUAL O VERDADEIRO NOME de Jeová, mas que no futuro SERIA CONHECIDO; 3. E que JEOVÁ identificaria sua presença: EIS-ME AQUI, Jeová presente com o seu povo, Mateus 1: 23; João 1: 1, 10, 12 e 14; 17: 6. Mateus 1: 23 afirma que JESUS CRISTO É EMANUEL, DEUS CONOSCO. Aqui urge a necessidade que você amante da verdade, faça a si mesmo, três indispensáveis perguntas e as responda com a sinceridade de um coração lavado pelo sangue de Cristo na cruz, que são: 1. Quando o SENHOR Deus, diz NAQUELE DIA, a que dia se refere ou que dia será esse? 2. O SENHOR Deus diz que o SEU POVO SABERÁ O SEU NOME; o POVO DE DEUS AQUI DECLARADO, já SABE QUAL É O NOME REVELADO de Jeová e quando O NOME SE TORNOU PÚBLICO E GANHOU NOTORIEDADE? 3. Já se cumpriu ou ainda está por se cumprir à expressão: EIS-ME AQUI? Eis a VERDADE A SER CONHECIDA. E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS CONHECERÁ. O SENHOR JESUS É A VERDADE.
Afinal, quem é a VERDADE A SER CONHECIDA? 1. A palavra de Deus. “Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade”. João 17: 17.
Para fazer-te saber a certeza das palavras da verdade, e assim possas responder palavras de verdade aos que te consultarem? Provérbios 22: 21.
A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre. Salmos 119: 160.
 2. JESUS afirma que ELE É A VERDADE A SER CONHECIDA. “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14: 6. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto”. João 14: 7.
                 
 JESUS CRISTO É A VERDADE A SER CONHECIDA

 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam. João 5: 39.
Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. Lucas 2: 11. Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Isaías 43: 11. Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus. Isaías 43: 12.
Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade. I João 5: 6.
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. João 6: 47.
Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. João 8: 51.
Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. João 1: 17.
Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. João 5: 33.
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. João 6: 17.
Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte. João 8: 51.
Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. João 8: 58.
Peço ao amado irmão e amigo, que ao se deter em ler essa mensagem, faça-a com oração, pedindo ao Deus Todo Poderoso que abra teu entendimento e coração para compreender o mistério de Deus Cristo, do Verbo que SE FEZ CARNE e HABITOU entre nós. Essa É A VERDADE A SER CONHECIDA. E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ. JESUS É A ÚNICA VERDADE QUE LIBERTA.
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14: 6. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto. João 14: 7.

Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido. Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? João 14: 9.
Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. João 14: 10. Essa É A VERDADE A SER CONHECIDA. QUE JESUS É O DEUS TODO PODEROSO QUE SE MANIFESTOU EM CARNE. E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ.

JESUS O ÚNICO NOME QUE PERDOA PECADO

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor, Atos 3: 19. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4: 12.
Filhinhos escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados. I João 2: 12.

MAIS UMA VERDADE A SER CONHECIDA

A história original e verdadeira das Escrituras Sagradas dão provas cabais de que TODOS os cristãos apostólicos foram ordenados e batizados nas águas por imersão em o Santo e poderoso nome de nosso SENHOR e Salvador Jesus Cristo, o ÚNICO BATISMO PRATICADO ELA IGREJA APOSTOLICA PRIMITIVA, Efésios 4: 5, conforme as Escrituras a seguir transcritas.
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2: 38. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso SENHOR chamar. Atos 2: 39.
E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa. Atos 2: 40. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, Atos 2: 41. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Atos 2: 42.
Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. Atos 8: 12.
Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus. Atos 8: 16.
Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? Atos 10: 47. E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias. Atos 10: 48.
E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. Atos 19: 5.
E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam. Atos 19: 6. E estes eram, ao todo, uns doze homens. Atos 19:7.

EIS VERDADES A SEREM CONHECIDAS. JESUS É O NOME DE JEOVÁ QUE FORA REVELADO. E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ.

Pr. Valdeci Lima

Nenhum comentário: