domingo, 1 de setembro de 2013

ELIMINANDO AS COISAS CONDENADAS

CABEÇALHO DOS BLOG (IPA Fortaleza)
         Como verdadeiro cristão e filho do Deus Altíssimo, temos o dever diante do Deus Santo que nos amou, escolheu e chamou para serem seus servos e servi-lo, de eliminar, apagar, retirar, não aceitar, varrer toda e qualquer impureza, imundície e sujeira que seja desprezada, ignorada, rejeitada e CONDENADA por Deus e sua palavra de diante de nossos olhos, caminhos e de nossas vidas. 
Urge na vida do servo e da serva de Deus a necessidade premente de que sejam ELIMINADOS AS COISAS CONDENADAS de seus hábitos e costumes, tudo aquilo que herdou ou adquiriu desse mundo vil, corrompido, incrédulo, desobediente e oposto a tudo o que se chama decência, amor, temor, obediência e submissão a Deus e a sua palavra. Há a necessidade de uma liberdade total e completa, de tudo o que assemelha o filho de Deus com os filhos do mundo, de suas vontades, prazeres, semelhanças e aparências do mal. O mandamento ou ordenança de Deus ao seu povo de Israel, o único povo eleito, escolhido e separado por Deus para ser o povo do Deus Todo-Poderoso, bem como à sua Igreja-Noiva, é para ELIMINAR AS COISAS CONDENADAS.
“Israel pecou, e violaram a minha aliança, aquilo que eu lhes ordenara, pois tomaram das COISAS CONDENADAS, e furtaram, e dissimularam, e até debaixo da sua bagagem o puseram” Josué 7: 11.
Todo o Israel foi penalizado e sofreu o preço da derrota para os filhos de Ai porque Acã, da tribo de Judá pecara violando, desobedecendo à palavra de Deus que proibira pegar qualquer coisa pertencente aquele povo que o SENHOR DEUS havia CONDENADO, e com esse aparente e simples fato, toda a nação fora penalizada pelo fato de um homem haver se apegado e guardado para si, e não haver ELIMINADO AS COISAS CONDENADAS por Deus.
“Pelo que os filhos de Israel não puderam resistir aos seus inimigos: viraram as costas diante deles porquanto ISRAEL SE FIZERA CONDENADO; já não serei convosco, SE NÃO ELIMINARDES do vosso meio a coisa roubada” Josué 7: 12.
O cristão necessita a cada dia examinar a si mesmo, sob o espírito de temor e de obediência ao seu Deus, Criador e Salvador Jesus Cristo, o qual se entregou a si mesmo, morrendo na cruz para nos oportunizar o direito de morar com ele na glória. Há muitos crentes completamente enganados e erroneamente ensinados, imaginam que Deus não leva em conta pequenas atitudes, erros, modos ou costumes, porém, é necessário que os servos de Deus saibam e nunca se esqueçam da palavra do Mestre que disse: “Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus, aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus” Mateus 5: 19.
Notemos que a responsabilidade é múltipla, o ministro tem o dever diante de Deus de observar, obedecer e ensinar a verdade, e todos igualmente, não pode deixar de obedecer ao mandamento ou a palavra de Deus, mesmo no que imaginam ou julgam ser de mínima importância. Deus vela por sua palavra. No livro de Mateus 5: 18 Jesus disse que não se pode acrescentar ou retirar um i ou um til, da palavra da verdade. Por que Jesus terá mostrado o grande valor e um i ou de um til? Algo tão simples, não é? Aparentemente um i ou um til, não seja muito necessário, apenas uma letra e um sinal, porém todos sabem que tanto a AUSÊNCIA de um i quanto de um til, faz sim uma grande diferença gramatical, pois MUDA o verdadeiro sentido da frase e se torna um ERRO crasso, inconcebível, ora, se a gramática não aceita tais ERROS, imaginem o Deus Santo, Imutável e Justo, jamais compactuará com nossos ERROS, PECADOS, TRANSGRESSÕES, VIOLAÇÕES e DESOBEDIÊCIAS à sua santa palavra.
O cristão não pode viver de qualquer maneira, igual aos filhos da desobediência, necessitamos ser diferente, ser luz do mundo, para que o mundo veja a glória de Cristo em nossa nova maneira de viver. Separai-vos, não toqueis nas COISAS IMPURAS e eu vos receberei, diz o Senhor. Vejamos a ordem de Deus dada a Josué, como a única forma e maneira de vencer aos moradores de Ai, somente pela santificação de Israel, e não será diferente com a Igreja-Noiva.
“Dispõe-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: HÁ COISAS CONDENADAS NO VOSSO MEIO, ó Israel: aos vossos inimigos não podereis resistir ENQUANTO NÃO ELIMINARDES DO VOSSO MEIO AS COISAS CONDENADAS” Josué 7: 13.
“AQUELE QUE FOR ACHADO COM A COISA CONDENADA, SERÁ QUEIMADO A FOGO, ele e a tudo quanto tiver, porquanto violou a aliança do SENHOR, e fez loucura em Israel” Josué 7: 15.
Não é debalde que as Escrituras Sagradas se expressam CONDENANDO toda a sorte de pecado e transgressão contra Deus e a sua palavra, dizendo: “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a iniquidade do ímpio cairá sobre ele” Ezequiel 18: 20.
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor” Romanos 6: 23.
“Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus. E guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o SENHOR que vos santifica” Levítico 20: 7 e 8.
“Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santo, porque eu sou santo” I Pedro 1: 14-16.
Jamais os filhos e filhas de Deus conseguirão se desvencilhar e ELIMINAR AS COISAS CONDENADAS de suas vidas, sem que antes haja uma mudança plena de atitude, deixando para trás tudo aquilo que não difere os filhos e filhas de Deus, dos filhos e das filhas do mundo; para que se proceda assim, teremos que obedecer a palavra de nosso Senhor Jesus Cristo, que disse: “E quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é digno de mim” Mateus 10: 38.

ELIMINAR é suprimir, excluir, matar, fazer sair, fazer desaparecer.

O Senhor Deus Todo-Poderoso, quando se manifestou ao mundo na pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo, pregando e ensinando o povo a fugir da ira vindoura, sempre orientou sobre diversas maneiras e modos de viver e agir, doutrinando e mostrando-lhes como se reaproximar do Deus Santo, dando entre tantas, a seguinte orientação:
“E, chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mm, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me” Mateus 16: 24; Marcos 8: 34.
O Autor da Vida, Jesus Cristo, expôs três exigências claras e óbvias para aqueles que tomarem a firme e voluntária decisão de o seguirem, exigindo deles a tomar as seguintes atitudes: Primeira atitude: Negar a si mesmo; Segunda atitude: Tomar a sua própria cruz; Terceira atitude: Segui-lo. Não podendo esquecer, que essas atitudes devem ser tomadas pelo INDIVÍDUO QUE O QUEIRA SEGUIR, isto é, de maneira voluntária.

1. Negar a si mesmo parece ser algo bastante simples e fácil, porém ao confrontar com o verdadeiro sentido da expressão, observamos que requer algo mais e que muitos objetam em fazer, porque significa mais do que imaginamos, pois nos leva a obedecer fielmente as Escrituras Sagradas, como também as escritas pelos apóstolos de Cristo Jesus, bem como ao grande apóstolo dos gentios, Paulo, que ensina a crucificar com Cristo o velho homem e a se despojar, a se livrar, e se libertar dos hábitos e velhos costumes, por nós praticados antes de Cristo tornar-se Senhor de nossas vidas. Fazendo morrer, ELIMINANDO AS COISAS CONDENADAS que em nós operava. Deixando de fazer, de realizar ou praticar nossas próprias vontades e querer, e passando a viver segundo a vontade daquele que nos chamou Cristo Jesus nosso Senhor, e assim poder dizer: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim” Gálatas 2: 20.

2. Tomar a sua cruz, essa parte do texto bíblico está nos dizendo, que após completar o primeiro trecho da caminhada com Cristo, NEGANGO-SE A SI MESMO, o cristão necessariamente deverá pegar sua própria cruz, colocá-la sobre os ombros da mente e do coração, e arregimentado pela fé em Cristo e a força da esperança, da perseverança e do amor, sem olhar para as coisas que ficam para trás, sempre se negando a si mesmo, porém, carregando a cruz da mudança, da transformação, do abandono às coisas vividas e praticadas no e pelo mundo; dos prazeres, desejos e vontades, antes praticadas e vividas no mundo; da injúria, da infâmia, do desprezo, da rejeição, e da afronta ao nome de Jesus Cristo, mas transformado e revestido do novo homem como fora escrito aos romanos, que diz:
“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional” Romanos 12: 1.
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” Romanos 12: 2.
João, o biblicamente conhecido apóstolo do amor, abordando ao tema que lhe fora extremamente peculiar, expõem de maneira nítida e concludente de que não se pode amar a Deus e ao mundo, nem servir a Deus e ao mundo, vivendo como vive os filhos do mundo, e pretender ser ao mesmo tempo, filho de Deus, e esclarece de maneira óbvia e não nos deixa razão para questioná-lo, como veremos a seguir:
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” I João 2: 15.
“Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não são do Pai, mas do mundo” I João 2: 16.
“E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” I João 2: 17.

3. SEGUIR significa ir atrás ou acompanhar alguém; ir depois de alguém; aderir e seguir a uma doutrina. SEGUIR A CRISTO exige fé, abnegação, dedicação, perseverança, recusa e abandono de suas próprias vontades e desejos; significa NEGAR A SI MESMO; MUDAR 100% DE SI para se SUBMTER a vontade de Deus expressa em sua palavra; SEGUIR A CRISTO está longe de simplesmente ser membro ou parte de uma religião ou participar de suas atividades, por isso, o Senhor Jesus Cristo, disse: “E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua, e siga-me” Lucas 9: 23.
Não podendo esquecer, que o Mestre Jesus Cristo disse ser apenas para QUEM QUISER SEGUI-LO, deixando claro que NINGUÉM será obrigado a servi-lo, mas será uma atitude voluntária de cada pessoa, como disse: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” Marcos 16: 16.
O apóstolo Paulo, movido pelo Espírito de Jesus, que nele habitava e agia, escrevendo sobre o dever cristão de ELIMINAR AS COISAS CONDENADAS, se expresso fortemente ao dizer:
“Sabendo isto, que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos” Romanos 6: 6.
“No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano” Efésios 4: 22.
“Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei” II Coríntios 6: 17.
“Em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também” Efésios 2: 2 e 3.

É chegado o tempo de não mais VIOLAR OS MANDAMENTOS DO SENHOR, E ELIMINAR AS COISAS POR ELE CONDENADAS.

O Senhor Deus disse a Josué que santificasse ao povo para poder ELIMINAR AS COISAS CONDENADAS adquiridas e tomadas por ACÃ, que foram uma capa babilônica, duzentos ciclos de prata e uma cunha de ouro, e ACÃ foi CONDENADO por sua desobediência. Estaria o Senhor Deus sendo insensível com ACÃ pelo fato de haver lançado mão de poucas coisas? Não, não caro leitor, Deus havia previamente avisado, assim como também, previamente avisou aos tradutores, teólogos e copistas da sua palavra dizendo, que NIGUÉM pode ACRESCENTAR ou DIMINUIR nada as Escrituras Sagradas, todavia, adulteraram-na introduzindo nela falsas doutrinas como a da “santíssima trindade”, e pensas tu, que diferentemente de ACÃ serás poupado? Não, não serás, pelo contrário, serás tido por indesculpável, conforme Paulo escreveu aos Romanos 1: 20, e Jesus Cristo advertiu, dizendo: “E o servo que soube a vontade do seu senhor e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites” Lucas 12: 47; compare com Josué 7: 15, acima transcrito. A Igreja de Cristo necessita ELIMINR AS COISAS CONDENADAS de seu meio, como falsas doutrinas introduzidas na Congregação do SENHOR pelo catolicismo romano e aderido por muitos movimentos evangélicos, os são verdadeiros oponentes ao nome de Jesus Cristo, e o NEGAM, não o aceitando no batismo. ELIMINA AS COISAS CONDENADAS POR DEUS DE TUA VIDA.

C O N C L U SÃO

“Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o SENHOR dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceito recompensas” Deuteronômio 10: 17.
“Não torcerás o juízo, não farás acepção de pessoas, nem tomarás suborno, porquanto o suborno, cega os olhos dos sábios e perverte as palavras dos justos” Deuteronômio 16: 19.
“Quanto menos àquele que não faz acepção da pessoa de príncipes, nem estima o rico mais do que o pobre; porque todos são obra de suas mãos” Jó 34: 19.
“Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas” Romanos 2: 11.
“E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação” I Pedro 1: 17. ELIMINA AS COISAS CONDENADAS POR DEUS DE TUA VIDA.

O BATISMO EM NOME DE JESUS É PARA VOCÊ

“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações” Atos 2: 38, 39, 41 e 42. Leia também Atos 8: 12 e 16; 10: 47 e 48; 19: 5-7. O apóstolo Paulo, que batizou os efésios mencionados em Atos 19: 5-7, em nome do Senhor Jesus, também escreve aos próprios efésios, dizendo: “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo” Efésios 4: 5.

ELIMINA AS COISAS CONDENADAS POR DEUS DE TUA VIDA.

Pr. Valdeci Lima

Nenhum comentário: