domingo, 8 de setembro de 2013

A SUBMISSÃO E A SUA OPOSTA

Artigo Semanal (modelo)
Às vezes o entendimento foge de nossa compreensão e ficamos a imaginar o porquê não existir somente o bem, e não o mal; somente o amor, e não o ódio; somente a paz, e não a guerra; somente a compreensão, e não a incompreensão; a harmonia, e não a desarmonia; a submissão, e não a insubmissão; porém, quando somos conduzidos à palavra do Deus Único e Todo-Poderoso, logo verificamos que a partir da criação, a sabedoria também criara O OPOSTO, a INSUBMISSÃO, o contrário, o opositor, o insatisfeito; Deus criou a Luz, e a oposta, as trevas também se fizeram apresentar. 
“E disse Deus: Haja luz. E houve luz. E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas” Gênesis 1: 3 e 4.
“E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã: o dia primeiro” Gênesis 1: 5.
“E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas” Gênesis 1: 6.
As Escrituras acima transcritas têm como objetivo principal, mostrar a você estimável leitor, que a SUBMISSÃO E A SUA OPOSTA, tiveram sua origem desde os primórdios da criação.
SUBMISSÃO é o ato de SUBMETER-SE a uma autoridade, a uma lei; a ACEITAÇÃO de um estado de dependência.
Você poderia agora, fazer a seguinte pergunta: Onde posso ver claramente a presença da SUBMISSÃO no primeiro capítulo da Bíblia? Eu retrucaria: Você não a viu? Ora, já vimos que SUBMISSÃO é o ATO de submeter-se a uma autoridade, a uma lei; é a aceitação de um estado de dependência. Quando a maior de todas as autoridades, Deus, MANDOU que o inexistente viesse a existir, o inexistente SUBMETEU-SE à AUTORIDADE daquele que MANDAVA e se tornou visível e perceptível, portanto, a SUBMISSÃO esteve presente não somente no primeiro capítulo, mas em toda a história bíblica, infelizmente, a sua OPOSTA, a INSUBMISSÃO, perdura no seio da Igreja de Deus até aos dias de hoje. Deus chamou a LUZ à existência, e ela se fez apresentar, e assim, aconteceu na criação. Leia Gênesis 1: 3, 6, 11, 14, 20 e 24. Nada, exclusivamente nada, deixou de se SUBMETER à ordem da AUTORIDADE que tinha e tem o PODER e o direito de mandar. 

SUBMETER é reduzir à OBEDIÊNCIA, à DEPENDÊNCIA; SUJEITAR.

Ninguém poderá ignorar ou desconhecer o real significado do verbo SUBMETER, nem tão pouco do REDUZIR, DIMINUIR; diminuir a velocidade é desacelerar, portanto, SUBMETER é se auto diminuir à OBEDIÊNCIA, ou seja, DEPENDER DE, se SUJEITAR A; quando você não se SUBMETE a quem tem AUTORIDADE sobre você, atitude assim o leva à INSUBMISSÃO, à DESOBEDIÊNCIA, à INDEPENDÊNCIA, e se tratando do CORPO de Cristo, a Igreja, você a estará DIVIDINDO, esfacelando, desmembrando, mutilando o CORPO, que para ser CORPO necessita ser coeso unido e uniforme, tendo a mesma maneira de pensar e agir. Como veremos a seguir: “Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” Romanos 15: 5 e 6. 
Tende misericórdia de teu CORPO, a IGREJA, Senhor, concedendo-lhe o mesmo sentimento de uns para com os outros, para que ao invés DE DISCÓRDIAS, SEJA CONCORDE, A UMA BOCA, pois já não mais é assim, existem sentimentos diversos e difusos, os desentendimentos é uma constante, não há entendimento, respeito à autoridade, submissão e nem obediência, não há somente uma boca, ao contrário, há várias bocas, cada uma propalando o que pensa, fala e faz o que entende, o que imagina que pode, há contenda para todo lado, não há honra a quem deva ser honrado, não há respeito e consideração aos superiores, o egoísmo e a vanglória não os deixam, não há o mesmo sentimento de uns para com os outros como houve em Cristo, há usurpação de cargos e funções e da autoridade, não há unidade. A tua palavra ó Senhor é desprezada. Misericórdia ó Deus!
“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo” Filipenses 2: 3.
“Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros” Filipenses 2: 4.
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus” Filipenses 2: 5 e 6.
Ah! se os que assim praticam pudessem ter seus olhos abertos e pudessem ver à luz de tua palavra à mensagem transmitida nesses textos, certamente mudariam de postura, de atitude e procedimento, e a tua Igreja voltaria aos primórdios tempos da unidade e da paz. 
“Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz” Filipenses 2: 7 e 8.
“Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” Filipenses 2: 9-11.
Se você dileto leitor se detiver e atentar cuidadosamente a narração do apóstolo Paulo expressa nesses textos escrito aos Filipenses 2: 3-11, observará que dos versículos 9-11, Deus, o Espírito Eterno, faz uma declaração clara, compreensível que todos indistintamente deve observar, se SUBMETER e aprender a OBEDECER. Dos versículos 3-8, o apóstolo Paulo divinamente inspirado, falando da manifestação do Verbo na pessoa de Jesus Cristo, como Filho e Salvador nosso, sacrificou-se a si mesmo por nós, mesmo sendo o Deus Todo-Poderoso assumiu a forma de homem, se humilhando até à morte, e morte de cruz que o tornou maldito por amor a você e a mim. Notadamente dos versículos 9-11, Deus, o Espírito Eterno, declara de maneira extremamente perceptível e de fácil compreensão, os motivos ou atitudes que elevam e conduz o homem a EXALTAÇÃO. O Senhor Deus explicita duas qualidades indispensáveis, a HUMILDADE e a OBEDIÊNCIA. Enumeraremos aqui, as virtudes de Cristo mencionadas nesses textos de Filipenses 2: 3-8. PRIMEIRA – Se fez SUBMISSO, não tendo por usurpação ser igual a Deus. SEGUNDO – Aniquilou-se a si mesmo, isso fala de voluntariedade em se auto reduzir a nada; anulou-se, matou-se, abateu-se a si mesmo sem nenhum constrangimento. TERCEIRO – Humildade, pois Jesus humilhou-se a si mesmo, e foi contado entre os malfeitores, e como um cordeiro mudo, não abriu a sua boca. QUARTO – Obediência, sendo OBEDIENTE ATÉ A MORTE E MORTE DE CRUZ, a pior morte que um homem poderia enfrentar, Jesus a enfrentou calado, sem murmurar, sem contender, mas se SUBMETENDO À VONTADE DA AUTORIDADE DIVINA, DEUS.
Como resultado dessa voluntariedade e espontaneidade, a não USURPAÇÃO, ao seu ANIQUILAMENTO, a sua HUMILDADE e OBEDIÊNCIA irrestritas, a justiça de Deus o EXALTOU SOBERANAMENTE E LHE DEU UM NOME QUE É SOBRE TODO O NOME; sabemos que o nome recebido por aquele homem que em tudo se submeteu, se aniquilou, que nada usurpou, que em tudo se humilhou e que foi obediente até a morte e morte de cruz, é JESUS, o Deus Todo-Poderoso manifestado em carne. Deus, o Espírito Eterno, reconhecendo a excelência das virtudes do Homem de Nazaré, o EXALTOU ainda mais, e acrescentou: PARA QUE AO NOME DE JESUS SE DOBRE TODO JOELHO DOS QUE ESTÃO NOS CÉUS, E NA TERRA, E DEBAIXO DA TERRA, E TODA LÍNGUA CONFESSE QUE JESUS CRISTO É O SENHOR, PARA GLÓRIA DE DEUS PAI.

INSUBMISSÃO é a qualidade ou ação de INSUBMISSO, não SUBMISSO.

Quando pedíamos de Deus um tema para este Artigo Semanal, em nossa mente povoavam de ideias e pensamentos, mas dentro em mim ardia a vontade de escrever sobre o assunto ora apresentado, que é a SUBMISSÃO E A SUA OPOSTA, agora conhecida pelo seu próprio nome, a vilã INSUBMISSÃO, que pelo nome já diz que não aceita ser SUBMISSA, não OBEDECE, mas é ALTIVA e INDEPENDENTE; não aceita governo e nem autoridade, não se esvazia de seu orgulho, não é humilde, não se submete e nem obedece. Quem não aceita a SUBMISSÃO, infelizmente, se torna INSUBMISSO, ALTIVO E INDEPENDENTE, causando sérios problemas e transtornos e fissuras ao Corpo de Cristo, a Igreja.
AUTORIDADE é o direito ou poder de fazer-se OBEDECER, dar ORDENS, tomar DECISÕES, AGIR; a quem tem esse DIREITO ou PODER, influência, prestígio.
Quando a palavra de Deus se refere à AUTORIDADE, não está meramente falando das autoridades seculares, mas de toda e qualquer AUTORIDADE, por exemplo, o Presidente do Supremo, o Chefe de Vigilantes, o Coordenador de Garis, o Presidente do Congresso Nacional, o Pastor Presidente, o Diretor do Departamento Infantil, todos tem AUTORIDADE sobre aqueles que estão sob sua responsabilidade ou sob sua AUTORIDADE.
O grande apóstolo dos gentios, escrevendo aos romanos fala de diversas AUTORIDADES, das quais faremos menção de algumas, da forma a seguir:
“Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. Por isso, quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação” Romanos 13: 1 e 2.
O apóstolo nesses dois primeiros versículos trata de forma generalizada, como pontuaremos: 1. TODA ALMA (ou pessoa) ESTEJA SUJEITA ÀS AUTORIDAES SUPERIORES, se refere a qualquer AUTORIDADE SUPERIOR a você ou a mim. 2. NÃO HÁ AUTORIDADE QUE NÃO VENHA DE DEUS, o apóstolo ratifica suas palavras e direcionamento constantes no primeiro ponto, quando diz, NÃO HÁ AUTORIDADE. 3.
NÃO HÁ AUTORIDADE QUE NÃO SEJA ORDENADA POR DEUS, compare com as AUTORIDADES anteriormente exemplificadas. 4. QUEM RESISTE À AUTORIDADE, RESISTE À ORDENAÇÃO DE DEUS, o apóstolo reafirma sua mensagem tratando de toda e qualquer AUTORIDADE, seja civil, militar ou eclesiástica. 5. OS QUE RESISTEM A AUTORIDADE TRARÃO SOBRE SI MESMOS A CONDENAÇÃO, resistir é se opor, é ser contrário, é não se submeter, e os que assim procedem receberão a condenação, que não significa, tão somente, o resultado de uma decisão judicial, mas a qualquer decisão condenatória, por exemplo, a demissão do vigilante, o afastamento ou a substituição do Diretor do Departamento Infantil, a não reeleição do Presidente do Congresso Nacional etc. O vigilante foi flagrado por seu Inspetor, dormindo em seu posto de trabalho, foi demitido e levou sobre si mesmo a sua condenação, a perda do emprego. Dos versículos 3-5, discorre sobre as AUTORIDADES JUDICIAIS, porém, nos versículos 6 e 7, se reporta as AUTORIDADES TRIBUTÁRIAS. Será de bom alvitre observar que o apóstolo inicia esse tema tratando sobre a SUBMISSÃO À AUTORIDADE.
O SENHOR Deus, jamais compactuou e compactuará com a INSUBMISSÃO de quem quer que seja; a sua palavra assim a declara:
“Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem à terra que te dá o SENHOR, teu Deus” Deuteronômio 5: 16.
“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra” Efésios 6: 1-3.
A GRANDE DIFERENÇA ENTRE A SUBMISSÃO E SUA OPOSTA, A INSUBMISSÃO
A SUBMISSÃO E A HUMILDADE são representadas perfeitamente por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, e exercida de forma voluntária e espontânea explicitada nas Escrituras Sagradas, quando de sua manifestação em carne, que não reivindicou pra si o ser igual a Deus, mas assumindo humildemente a forma de servo, esvaziou-se e humilhando-se, foi obediente até a morte, e morte de cruz, conforme afirmativa de Paulo aos Filipenses 2: 3-8, já transcrito neste Artigo.
A OPOSTA, A INSUBMISSÃO, é representada pelo o orgulho, a prepotência, a altivez e a desobediência conduz o indivíduo à independência, à rebelião e à divisão; as Escrituras Sagradas relatam ocorrências dessa natureza em épocas passadas, como veremos a seguir:
“Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do Norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo. E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo” Isaías 14: 12-15.
“E Corá, filho a Izar, filho de Coate, filho de Levi, tomou consigo a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, e a Om, filhos de Pelete, filhos de Rúben, e levantaram-se perante Moisés com duzentos e cinquenta homens dos filhos de Israel, maiorais da congregação, chamados ao ajuntamento, varões de nome. E se congregaram contra Moisés e contra Arão e lhes disseram: Demais é já; pois que toda a congregação é santa, todos eles são santos, e o SENHOR está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a congregação do SENHOR? Números 16: 1-3.
“Porventura, pouco para vós é que o Deus de Israel vos separou da congregação para vos fazer chegar a si, a administrar o ministério do Tabernáculo do SENHOR e estar perante a congregação para ministrar-lhe” Números 16: 9.
“Então, disse Moisés: Nisto conhecereis que o SENHOR me enviou a fazer todos estes feitos, que de meu coração não procedeu E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra que estava debaixo deles se fendeu. E a terra abriu a sua boca e os tragou com as suas casas, como também a todos os homens que pertenciam a Corá e a toda a sua fazenda. E eles e tudo o que era seu desceram vivos ao sepulcro, e a terra os cobriu, e pereceram do meio da congregação” Números 16: 28, 31, 32 e 33.
Infelizmente, Igreja de Jesus Cristo, os Corás, os Datãs e os Abirões da vida, dificilmente se enxergam ao ponto de perceber seu orgulho, insubmissão, prepotência, altivez, desobediência ou mesmo a rebelião. É necessário observar que essas tristes e horrendas atitudes sempre brotam na mente e no coração de quem exerce alguma liderança. O anjo decaído, não era um simples anjo; Corá, não era o mero israelita, era sim, um líder e, fortaleceu-se com o apoio de outros líderes, porém, aterra abriu a sua boca e os engoliu vivos. Miriã levantou-se contra Moisés, e foi ferida de lepra. Vigiai filhos e filhas de Deus!

OBEDIÊNCIA A VOSSOS PASTORES

Obedecer é fazer ou cumprir aquilo que alguém determina que deva ser feito; cumprir, executar; executar as ordens de outrem. Retira o salto e desvendando a trave dos olhos, olha para dentro de ti e te autoanalisa se é que ainda pode, e medita profundamente no verbo obedecer, não se esquecendo, porém, da Escritura que diz:
“Porém Samuel disse: Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o OBEDECER é melhor do que o sacrificar; e o ATENDER melhor é do que a gordura de carneiros” I Samuel 15: 22.
“Porque a REBELIÃO é como o pecado de feitiçaria, e o PORFIAR é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu REJEITASTE a palavra do SENHOR, ele também TE REJEITOU A TI, para que não seja rei” I Samuel 15: 23.
“Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar contas delas; para que o faças com alegria e não gemendo, porque isso vos não seria útil” Hebreus 13: 17.
O escritor da Carta aos Hebreus, divinamente inspirado por Deus nos transmite uma grande e bela mensagem na escritura acima transcrita a qual se encontra validada para todos aqueles que são ou pensam ser cristão, e a mesma diz: 1. OBEDECEI A VOSSOS PASTORES; com certeza você saiba muito bem o que quer dizer: OBEDECER, ou NÃO SABE? 2. SUJEITAI-VOS A ELES; imagino que saibas o que significa: SE SUJEITAR A ALGUÉM, ou também NÃO SABE? 3. O OBEDECER E O SUJEITAR-SE, deve ser feito COM ALEGRIA, e não gemendo, reclamando, criticando, tagarelando, contendendo ou se insurgindo, pois se assim o fizeres, NÃO ESTARÁS AGRADANDO A DEUS.

C O N C L U SÃ O

Este Artigo tem como objetivo principal chamar a tua atenção, onde e como você estiver, e te faça parar e meditar, olhando para dentro de ti mesmo, e que possas fazer um autoexame de consciência e assim refletir em tuas atitudes, maneiras e modos de como estás te conduzindo diante daqueles que tem AUTORIDADE sobre você, e que possas te HUMILHAR diante de Deus e descer desse pedestal medíocre de orgulho, arrogância, prepotência, desobediência, insubmissão, de altivez e de independência, e com esse teu comportamento não estejas causando cisma no seio da Igreja de Deus, e que aprendamos a nos SUBMETER e nos SUJEITAR à aqueles que exercem AUTORIDADE sobre nós.
“Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que concordes, a uma boca, glorifiqueis ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” Romanos 1: 5 e 6.
“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor” Atos 3: 19.
“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas” Atos 2: 38 e 41. Leia a partir do versículo 37- 42; 8: 12 e 16; 10: 47 e 48; 19: 5-7.

Pr. Valdeci Lima

Nenhum comentário: