domingo, 7 de abril de 2013

PONTOS DOUTRINÁRIOS

ARTIGO DA SEMANA (Pr. Juracy Alves) - 013
PRIMEIRO PONTO - Iremos abordar um dos assuntos que divide opiniões chegando até a zona de confrontos "teológicos", e aí sempre surgiu à pergunta: "Como devo ser batizado nas águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ou em o nome do SENHOR JESUS CRISTO? A IGREJA PENTECOSTAL APOSTÓLICA não prega o "exclusivismo" no item batismo, pelo fato de outros ministérios unicistas, também praticarem o batismo bíblico. Quando folheamos o Livro Sagrado, percebemos no capítulo 10 de Mateus, que ali JESUS reúne os 12 discípulos, os quais foram treinados e posteriormente enviados. No Domingo de sua ressurreição, JESUS apareceu e disse-lhes: "...batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28:19) em seguida, conforme registrado por Lucas, disse: "E que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados..."(Lucas 24:47). Entre Mateus 28:19 e Atos 2, ou seja, entre a Festa da Páscoa e a Festa de Pentecoste, passaram-se 50 dias, conforme Levítico 23:15-16, compare com Atos 1:3. Observe que JESUS ainda permaneceu 40 dias na terra aparecendo aos discípulos, I Co.15:5-8.
Ora, sabemos que entre a ressurreição e o dia de Pentecoste não houve pregação e evidentemente, também, não houve batismo. O primeiro batismo praticado após a morte e ressurreição de JESUS, encontra-se registrado em Atos 2:38, que nos diz: "...e cada um de vós seja batizado em nome de JESUS CRISTO, para perdão dos pecados..."; quando abrimos a Bíblia em Mateus 16:18,19, encontramos “...JESUS entregando a Pedro as chaves do reino dos céus"; é evidente que Pedro estava autorizado por JESUS a abrir as portas da salvação aos judeus, o que Pedro e os demais apóstolos o fizeram (Atos 2:37). Lembrem-se, que JESUS já havia santificado aos discípulos na verdade! João 17:17; em João 17:20, JESUS orou como sacerdote para que nós viéssemos a crer em JESUS por meio das pregações dos apóstolos, esses apóstolos foram escolhidos pelo próprio JESUS, conforme Mateus 10; escolheu-os também para que fossem suas testemunhas, conforme se vê em Atos 1:8. Quando JESUS entregou as "chaves do reino dos céus" a Pedro, JESUS, fez um trocadilho, "... tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" Mateus 16:18. 
Pr. Juracy Alves

Nenhum comentário: