domingo, 28 de abril de 2013

A ESCOLHA É DEUS QUEM FAZ

17º ARTIGO SEMANAL
Às vezes nos precipitamos na busca de cargos ou posições, sejam eles no mundo secular ou no mundo espiritual – na Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo. No mundo secular, as escolhas, normalmente são realizadas através de concursos públicos, processos seletivos, contratações, nomeações para cargos de confiança; as nomeações deveriam basear-se fundamentalmente no conhecimento, capacidade, aptidão, disponibilidade, esmero, dedicação e qualificações que os tornassem verdadeiros SERVIDORES em seus cargos ou funções; acontece, porém, que na maioria das vezes, as pessoas submetem-se a toda sorte de concursos ou processos seletivos em áreas para as quais não se familiariza, mas por necessidades financeiras ou em razão do alto salário; surgindo assim, os maus SERVIDORES.
Na Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo, o principal quesito para o exercício do ministério é o amor, o debruçar na palavra, a dedicação, a CHAMADA de Deus sempre acompanhada de unção, cuja aprovação supera quaisquer outros modos de ESCOLHA se comparássemos com os exigidos no mundo secular. A grande diferença entre as exigências necessárias no mundo secular e a Igreja de Cristo, é que para a Igreja, quem seleciona e capacita é o próprio Deus; apesar da importância de um vasto conhecimento, veremos biblicamente as qualificações exigidas ao aspirante ao ministério: “É necessário, portanto, que o bispo seja irrepreensível, esposo de uma só mulher, TEMPERADO, SÓBRIO, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento porem cordato, INIMIGO DE CONTENDAS, não avarento; e que governe bem a sua própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo respeito (pois se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da Igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ENSOBERBEÇA, e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbio e no laço do diabo...” I Timóteo 3:2-10.

O PRINCIPAL QUESITO É SER ESCOLHIDO POR DEUS

Sempre será de suma importância quando pensamos ou mesmo antes de tomarmos quaisquer atitudes, nos perguntar: Estou eu fazendo a vontade de Deus ou a minha? Estou eu agradando a Deus ou ao meu ego? O SENHOR Deus me ESCOLHEU para esse cargo e função, ou estou sobrepondo-me a sua vontade? Observando atentamente, veremos que o servo de Deus Isaque, imaginando que estaria agindo corretamente, de maneira equivocada tentou sobrepor-se a vontade e aos planos de Deus, quando chegou o momento de proferir as bênçãos proféticas. “Agora, pois, toma as tuas armas, a tua aljava e o teu arco, sai ao campo, e apanha para mim alguma caça, e faze-me uma comida saborosa, como eu aprecio, e traze-me para que eu coma, E TE ABENÇOE ANTES QUE EU MORRAGênesis 27:3,4.
“Porém, o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque O REJEITEI, porque o SENHOR NÃO VÊ COMO VÊ O HOMEM. O homem VÊ O EXTERIOR, porém O SENHOR, O CORAÇÃOI Samuel 16:7. Deus CHAMOU a Abraão, Gênesis 12:1; CHAMOU a Moisés, Êxodo 3:4; CHAMOU a Gideão, Juízes 6:12,14; CHAMOU a Davi, I Samuel 16:12, e assim, CHAMOU a todos os seus servos os quais estavam em seus locais de trabalho, sem quaisquer expectativas, simplesmente foram surpreendidos pelo próprio Deus, portanto amados, esperemos sempre no SENHOR que a tudo providenciará a seu tempo. Nada de pressa ou precipitação.

QUEM ESCOLHE É DEUS
          
 “Porque a palavra da promessa é esta: Por esse tempo virei, e Sara terá um filho. E não ela somente, mas também Rebeca ao conceber de um só, Isaque, nosso pai. E AINDA NÃO ERAM os gêmeos nascidos, NEM TINHAM praticado o BEM ou o MAL (para que O PROPÓSITO de Deus, quanto à ELEIÇÃO PREVALECESSE, não por OBRAS, mas por AQUELE QUE CHAMA), já lhe fora dito a ela: O mais VELHO será SERVO do mais MOÇO. Como está escrito: AMEI A JACÓ, porém ME ABORRECI de ESAÚ,” Romanos 9:9-13. Leia também Gênesis 25:21-26.

PODEMOS QUESTIONAR A DEUS QUANTO A SUAS ESCOLHAS?

É óbvio que ninguém em sã consciência ousará questionar a Deus: “Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? De modo nenhum. Pois ele diz a Moisés: Terei misericórdia de que me aprouver ter misericórdia, e compadecer-me-ei de que me aprouver ter compaixão. Assim, pois, NÃO DEPENDE DE QUEM QUER, OU DE QUEM CORRE, mas de quem usar Deus a sua misericórdia. Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te LEVANTEI, para mostrar em TI O MEU PODER, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra. Logo, tem ele misericórdia de QUEM QUER, e também ENDURECE A QUEM lhe apraz” Romanos 9:14-18.
 “Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um VASO para honra e OUTRO para desonra? Romanos 9:21.

OS PRIMEIROS SEGUIDORES DE CRISTO

A Bíblia Sagrada faz uma indicação dos primeiros seguidores de Cristo, fato acontecido quando Jesus andava junto ao mar da galileia, como veremos: “E, andando junto ao mar da galileia, viu SIMÃO e ANDRÉ, seu irmão, que lançavam rede ao mar, pois eram pescadores. E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes, e logo OS CHAMOU. E eles, deixando o seu pai  Zebedeu no barco com os empregados, FORAM APÓS ele...” Marcos 1:16-20.
É importante observar que os primeiros discípulos do Mestre dos mestres eram homens de um baixo poder aquisitivo e desprovidos de conhecimento literário, pois as Escrituras que serão transcritas nos levam a essas conclusões:
Obviamente que sempre existiu, como ainda  existe empresários da atividade pesqueira, porém nunca se ouviu falar que uma pessoa abastada vivesse em alto mar lançando, puxando ou consertando redes de pesca, haja vista ser um trabalho pesado e que exige bastante esforço físico, esses, administram seus negócios de pomposos escritórios, todavia, por mais que Tiago e João, tivessem empregados em seu barco, isso não comprova que fossem ricos. O doutor Lucas registra a falta de estudos dos discípulos supra referenciados, como veremos: “Então, eles, vendo a ousadia de Pedro e João e informados de que ERAM HOMENS SEM LETRAS e INDOUTOS se MARAVILHARAM; e tinham conhecimento de que eles haviam estado com Jesus” Atos 4:13.
Entre os discípulos do Mestre havia INDOUTOS e DOUTOS, a princípio, Jesus iniciou CHAMANDO os ILETRADOS e INDOUTOS, o primeiro a ser CHAMADO, fora o ILETRADO Pedro o qual, sempre exerceu liderança sobre os demais, cuja distinção lhe fora dada pelo próprio Senhor Jesus, veja: “E eu TE DAREI as chaves do Reino dos céus, e TUDO o que LIGARES na terra SERÁ LIGADO nos céus, e TUDO o que DESLIGARES na terra SERÁ DESLIGADO nos céus” Mateus 16:19.

A GRANDE ESCOLHA

Quando Jesus se tornara conhecido e sua fama corria por toda a galileia e circunvizinhança através de seus maravilhosos feitos de curas, libertação de oprimidos e milagres, tendo muitos seguidores resolveu ESCOLHER DOZE entre eles e constituí-los APÓSTOLOS: “Depois subiu ao monte e CHAMOU OS QUE ELE MESMO QUIS, e vieram para junto dele. Então DESIGNOU doze para estarem com ele e para OS ENVIAR a pregar” Marcos 3:13,14. Devemos observar que esses discípulos não demonstraram em nenhum momento o desejo, a ansiedade, ou disputa interna ou externa para liderarem a Igreja do SENHOR nem quem teria primazia entre eles. Jesus ao ir ao monte CHAMOU OS QUE ELE MESMO QUIS. Sem qualquer indicação ou pressão.           Sobre sua CHAMADA E ESCOLHA, Paulo declara: “Paulo, CHAMADO PELA VONTADE DE DEUS, para ser apóstolo de Jesus Cristo, e o irmão Sóstenes” I Coríntios 1:1.
“E ele mesmo CONCEDEU uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com VISTAS ao APERFEIÇOAMENTO dos santos para o desempenho do seu serviço, para a EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO” (a igreja) Efésios 4:11,12.
“Como já vimos o CHAMADO e ESCOLHA é de direito sagrado e exclusivo do SENHOR Jesus Cristo, vejamos o que o Mestre nos diz: “Não fostes vós que me ESCOLHESTES a mim, PELO CONTRÁRIO, EU VOS ESCOLHI A VÓS OUTROS, e vos DESIGNEI para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda” João 15:16.

PEDRO O ILETRADO

Para o SENHOR Deus agir através do homem independe desse ser intelectual ou não, douto ou não, ele usa a QUEM QUER, QUANDO QUER e da forma QUE QUER. Como vimos acima, deu as chaves do Reino ao ILETRADO Pedro e, foi esse Padro que no dia de Pentecoste, ao serem os apóstolos indagados acerca da salvação, esse ILETRADO Pedro foi quem tomou a atitude e deu-lhes a resposta, tanto aos judeus, como a todas as nações ali representadas, quando disse: “Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, LEVANTOU A VOZ e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, E ESCUTAI AS MINHAS PALAVRAS. E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós SEJA BATIZADO EM NOME DE JESUS CRISTO para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” Atos 2:14 e 38. Também foi o ILETRADO Pedro a quem o SENHOR Deus usou para abrir a porta da salvação aos gentios, na casa de Cornélio: “E, pensando Pedro naquela visão, DISSE-LHE o Espírito: Eis que três varões te buscam. Levanta-te, pois, e desce, e vai com eles, não duvidando; porque EU os enviei. E eis que diante de mim se apresentou um varão com vestes resplandecentes, e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus. Envia, pois, a Jope e MANDA CHAMAR SIMÃO, o que tem por sobrenome PEDRO; este está em casa de Simão, o curtidor, junto do mar, e ele, vindo, te falará. Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus. Respondeu então Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a agua, PARA QUE NÃO SEJAM BATIZADOS estes que também receberam o Espírito Santo? E MANDOU que FOSSEM batizados EM NOME DO SENHOR. Então, rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias” Atos 10:19, 20, 31, 32, 46-48.

O DEUS QUE CHAMA E ESCOLHE CAPACITA

Como já dissemos que Deus ESCOLHEU pessoas de todos os níveis sociais, culturais e intelectuais, tanto para servi-lo como cristão como para exercer o ministério da palavra, isso porque, em qualquer uma dessas situações é o SENHOR quem os CAPACITA: “Então lhes ABRIU O ENTENDIMENTO para compreenderem as Escrituras; e que EM SEU NOME se pregasse arrependimento para remissão de pecados, a todas as nações, começando de Jerusalém” Lucas 24:45 e 47. “Quando, pois, vos levarem e vos entregarem, não vos preocupeis com o que haveis de dizer, mas o que vos for concedido naquela hora, isso falai; porque não sois vós os que falais, mas o Espírito Santo” Marcos 13:11.
“Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que ERAM HOMENS ILETRADOS E INCULTOS, admiraram-se; E RECONHECERAM QUE HAVIAM ELES ESTADO COM JESUSAtos 4:13.
O nosso objetivo com esta humilde mensagem é mostrar aos amados irmãos, que os cristãos não devem viver ansiosos por cargos e posições na Igreja do Senhor, pois não sendo a Igreja de nossa propriedade, devemos conduzir-nos sempre como servos que somos do SENHOR o qual saberá como ninguém cuidar de seu corpo, e nós como membros desse corpo santo, de cujo corpo Cristo é a cabeça, temos o DEVER moral e espiritual de DEFENDER uns aos outros e não PERMITIR que ninguém o MALTRATE. O momento EXIGE que aprendamos a lição IMPOSTA pelo então FUGITIVO Davi à Abisai, quando disse: “E DISSE DAVI A ABISAI; NENHUM DANO LHE FAÇASPORQUE QUEM ESTENDEU A SUA MÃO CONTRA O UNGIDO DO SENHOR E FICOU INOCENTE? I Samuel 26:9.
Quando alcançarmos esse nível de maturidade, podemos nos ver como bons alunos e servos de Cristo.
Pr. Valdeci José

domingo, 21 de abril de 2013

O UNGIDO DE DEUS

16º ARTIGO SEMANAL
Muitas são as pessoas cristãs, que desconhecem ou simulam desconhecer a honra que se deve tributar ao UNGIDO do SENHOR; ignoram o valor sagrado que paira sobre um homem que fora UNGIDO para um determinado ofício ou ministério.
Muitas são aquelas que elegem o homem de Deus, como alvo de suas conversas e devaneios em rodas ou grupetos de apressados em correr para o mal. 
Como tem sido nossa prática comentar menos e transcrever mais textos bíblicos que justificam o que discorremos, assim o faremos: “Dizendo: Não TOQUEIS nos meus UNGIDOS, nem maltrateis os meus profetas” Salmos 105:15.

UNGIDO – é separado, consagrado, messias. Untado com óleo ou unguento.
Devemos, portanto, HONRAR aquelas pessoas que foram separadas, tiradas do meio de tantas outras, para nos ensinar, orientar, DIRIGIR, LIDERAR, PASTOREAR ou PRESIDIR grupos de crianças e adolescentes, jovens, senhoras, senhores, departamentos, diretorias, congregações e o ministério. A palavra de Deus exige esse comportamento de todos nós, e é redundante quando diz: NÃO TOQUEIS NOS MEUS UNGIDOS.
Há várias maneiras de tocar, agredir, ferir, desonrar ao UNGIDO de Deus, sejam através de atos ou ações. Tanto pelo tocar com os dedos ou mãos, como através de línguas não convertidas e domadas; sendo esta, a maneira mais sorrateira e cruel de um proceder cristão, conforme declarado por Tiago: “Porque toda a natureza, tanto de bestas-feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi DOMADA pela natureza humana; mas nenhum homem pode DOMAR a língua. É um mal que se não pode REFREAR; está cheia de PEÇONHA mortal” Tiago 3:7,8.
TOCAR COM AS MÃOS – por os dedos, as mãos em; referir-se: tocar em assunto delicado; ir de encontro; chocar-se.
        É de bom alvitre que observemos o valor, o respeito e a HONRA que se deve dar ao homem que fora UNGIDO para o ministério de Jesus Cristo – a Igreja. Para um melhor esclarecimento, transcreveremos os textos bíblicos a seguir: “Então, tomou Samuel um vaso de azeite e lhe derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Porventura, te não tem UNGIDO o SENHOR por capitão sobre a sua herdade?” I Samuel 10:1.
Deve ser de conhecimento das pessoas que professam ser cristãs, a história do rei Saul, desde a sua UNÇÃO até sua morte. Saul fora cheio do Espírito de Deus: “Então, o Espírito de Deus se apoderou de Saul, ouvindo estas palavras, e acudiu-se em grande maneira a sua ira” I Samuel 11:6. De igual maneira deva ser do conhecimento de todos os estudantes da bíblia, da desobediência e do pecado de Saul, deixando de cumprir a risca a ordem divina: “Vai, pois, agora, e fere a Amaleque, destrói totalmente tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas e desde os camelos até aos jumentos” I Samuel 15:3. Observemos, portanto, como Saul desobedeceu e desagradou ao SENHOR Deus: “E tomou vivo a Agague, rei dos Amalequitas; porém a todo o povo destruiu ao fio da espada. Então, disse Samuel: Que balido, de ovelhas é este nos meus ouvidos, e o mugido de vacas que ouço? I Samuel 15:8,14. Após Saul cometer seus graves pecados, Deus retirou-se dele e um espírito mau o atormentava, como veremos: “E o Espírito do SENHOR se retirou de Saul, e o assombrava um espírito mau, da parte do SENHORI Samuel 16:16.

UMA OPORTUNIDADE DISPENSADA POR TEMER A DEUS
Posso imaginar que você já tenha lido e relido essa história por diversas vezes, e esteja questionando e perguntando: o porquê dessa mensagem; com certeza eu não saberia te responder, todavia, suplico ao Deus Todo-Poderoso que esta seja mais uma benção, ou quem sabe, a maior dádiva recebida, neste dia que se chama hoje.
Quero lembra-los, que Saul mesmo havendo pecado e com isso, Deus retirou-se dele e ainda ter perdido o reino, além de continuar atormentado por um espírito mau, Davi não ousou feri-lo com as mãos (espada) e nem com palavras desrespeitosas, agressivas ou infamatórias, mas diante das oportunidades de vingar-se, disse: “Então, os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia do qual o SENHOR te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem a teus olhos” I Samuel 24:4. “Então, disse Abisai a Davi: Deus te entregou, hoje, nas mãos a teu inimigo; deixa-me, pois, agora, ENCRAVAR, com a lança de uma vez na terra, e não o ferirei segunda vez” I Samuel 26:8. 

O TEMOR A DEUS E A HONRA DE DAVI AO UNGIDO DO SENHOR
“E levantou-se Davi e, mansamente, cortou a orla do manto de Saul. Eis que este dia os teus olhos viram que o SENHOR, hoje, te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que te MATASSE (destruísse); porém a minha mão te poupou; porque disse: NÃO ESTENDEREI A MINHA MÃO contra o meu senhor, pois É O UNGIDO DO SENHORI Samuel 24:10.
“E disse Davi a Abisai: Nenhum dano lhe faças; PORQUE QUEM ESTENDEU A SUA MÃO CONTRA O UNGIDO DO SENHOR E FICOU INOCENTE? I Samuel 24:9.       
“Sucedeu, porém, que, depois, o coração doeu a Davi, por ter CORTADO A ORLA DO MANTO de Saul, e disse aos seus homens: O SENHOR ME GUARDE que EU FAÇA tal coisa ao meu senhor, AO UNGIDO DO SENHOR, ESTENDENDO EU A MINHA MÃO contra ele, pois É O UNGIDO DO SENHORI Samuel 24:5,6.
Infelizmente hoje, é comum vermos membros e até pastores, levantarem-se contra UNGIDOS do SENHOR com contendas, dissenções, intrigas, porfias, murmurações, cisões, difamações; desonrarem seus líderes de crianças, de jovens e adolescentes, de senhores e senhoras, de departamentos, de diretores, pastores e até mesmo de presidentes de ministérios. É triste, mas é a dura realidade. Tais atitudes comportamentais redundam em maldição e não em bênçãos. Tomemos como lição, o ocorrido com Miriã e Arão; Coré, Datã e Abirão, Números 12:10; 16:31-33; também  quando Paulo e Barnabé pregavam em Salamina, um homem chamado de Elimas,  procurava  atrapalhar o ministério dos UNGIDOS de Deus e fora castigado com a cegueira, Atos 13:10,11. 

HONRA AO UNGIDO
Deus, mesmo como Deus, jamais desprezou a UNÇÃO, inclusive em objetos, animais, pessoas, pelo contrário, mandou que os utensílios do tabernáculo e /ou do templo fossem UNGIDOS-consagrados-separados, pois tornaram-se  santos ao SENHOR. Transcreveremos, portanto, os textos a seguir: “Eu sou o Deus de Betel, onde tens UNGIDO UMA COLUNA, onde me tens feito o voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à tua parentela.” Gênesis 31:13. “E tomarás o CARNEIRO DAS CONSAGRAÇÕES e cozerás a sua carne no lugar santo” Êxodo 29:31. “E com ele UNGIRÁS A TENDA DA CONGREGAÇÃO, e a ARCA DO TESTEMUNHO, e a MESA COM TODOS OS SEUS UTENSÍLIOS, e o CASTIÇAL com os seus UTENSÍLIOS, e o ALTAR DO INCENSO, e o ALTAR DO HOLOCAUSTO com todos os seus UTENSÍLIOS, e a PIA COM A SUA BASEÊxodo 30:26-28.
“E vestirás com eles a ARÃO, teu irmão, e também a seus filhos; E OS UNGIRÁS, e os CONSAGRARÁS, e os SANTIFICARÁS, para que me ADMINISTREM O SACERDÓCIOÊxodo 28:41.

VEJA A DIFERENÇA
Davi ao ver o rei Saul (já sem a unção de Deus, pois já havia se retirado dele) desprotegido e totalmente vulnerável a qualquer ataque de inimigo BRADOU, não ao rei desprovido de UNÇÃO, mas ao seu subalterno; hoje, acontece de maneira inversa, são os subalternos que tripudiam sobre seus líderes de maior destaque e posição eclesiástica. Vejamos a postura e comportamento respeitoso de Davi e aprendamos uma excelente lição de vida e humildade.
“E Davi BRADOU ao POVO e a ABNER, filho de Ner, dizendo: Não responderás, Abner? Então, Abner respondeu e disse: Quem és tu, que bradas ao rei? Então, disse Davi a Abner: Porventura, não és varão? Por que, pois, não GUARDASTE tu o rei, teu senhor? Porque UM do POVO veio para DESTRUIR o rei, teu senhor. Não é bom isso que fizeste; vive O SENHOR, que sois dignos de morte, vós que não GUARDASTES a vosso senhor, O UNGIDO DO SENHOR; vede, pois, agora, onde está a lança e a bilha da agua, que tinha à sua cabeceira”  I Samuel 26:14-16.

CONCLUSÃO
“E Davi lhe disse: Como não temeste tu estender a mão para matares O UNGIDO DO SENHOR? Então, chamou Davi a um dos jovens e disse: Chega e lança-te sobre ele. E ele o feriu, e morreu. E disse-lhe Davi: O teu sangue seja sobre a tua cabeça, porque a tua própria boca testificou contra ti, dizendo: EU MATEI O UNGIDO DO SENHORII Samuel 1:14-16.
A minha súplica a Deus nesse momento, em primeiro lugar é de gratidão pela oportunidade de através dessa resumida mensagem, poder cooperar comigo mesmo e com você que a estar lendo e meditando. E em segundo, que essas poucas palavras e em especial os textos bíblicos transcritos,  possam encaminhar aos que dela estejam com maior necessidade, o redirecionamento de seus conceitos e atitudes, levando-os a um verdadeiro concerto com o Deus Todo-Poderoso, com a Igreja e com as autoridades eclesiásticas espiritualmente constituídas.
 
NÃO TOQUEIS NOS MEUS UNGIDOS, E NÃO MALTRATEIS OS MEUS PROFETASSalmos 105:15.
Pr. Valdeci Lima

domingo, 14 de abril de 2013

A FLEXIBILIDADE DE DEUS

 15º ARTIGO SEMANAL (JESUS)

          Tenho ouvido com frequência e pesar no coração, de pastores antes zelosos no cumprimento cabal e expresso das Escrituras Sagradas, à época em que nada poderia ser mudado; quando os cristãos deveriam portar-se como o sal da terra e a luz do mundo. ”Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para lançado, ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte”, Mateus 5:13,14. À época em que os cristãos eram diferentes, e à distância poderiam ser identificados e distinguidos como um povo separado para Deus, assim como, há diferença entre o dia e a noite, entre a luz e as trevas, entre os que servem a Deus e os que não o serve, entre o bem e o mal. Ouçamos a voz do profeta que diz: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal! Que fazem da ESCURIDADEluz, e da LUZ ESCURIDADE, e fazem do AMARGO doce, e do DOCE, amargo!” Isaías 5:20. Atentemos a declaração de Paulo: “Todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis; não há quem faça o bem, não há nenhum sequer” Romanos 3:12.

      O profeta Isaías mostra de forma explícita a questão, como verdadeira inversão de valores, troca da verdade pela mentira, do certo pelo errado, da luz pelas trevas, da sã pela falsa doutrina, da doutrina das Escrituras Sagradas, pela doutrina de homens. As mudanças ocorridas hoje na Igreja de Cristo, com inovações e introduções de “novas visões”, novos métodos de pregar o evangelho, me levam a pensar, o porquê de tantos pastores, que outrora pregavam, ensinavam e defendiam tenazmente a palavra de Deus da maneira que se acha escrita e aprendera em sua infância cristã, e hoje, mudaram de opiniões e atitudes, entendendo eles, que para Deus seja mais importante ver salões cheios de homens e mulheres, que não mais apresentam postura cristã, por ser assunto do passado e que se tornara obsoleto para os dias de hoje... Os dias modernos.  Aí brotam as perguntas que não me deixam calar: Terá o SENHORDeus mudado seus planos e conceitos para poder encher os salões evangélicos? Estará o SENHOR Deus, simplesmente querendo ver salões cheios? Estará o SENHORDeus preocupado com QUANTIDADE e não também com a QUALIDADE dos “cristãos”? Terá o SENHOR Deus mudado, com o intuito de facilitar a salvação da humanidade? Terá o SENHOR Deus, se tornado tão flexível assim?

       O profeta Isaías faz uma magnífica distinção declarando que, enquanto houver mundo, haverá distinção entre o BEM e o MAL, entre a ESCURIDADE e a LUZ, entre o AMARGO e o DOCE; os homens tem procurado adequar Deus a seus instintos e falsificações doutrinárias. A palavra de Deus, no entanto, permanece imutável e eterna. “Para sempre, ó SENHOR, a tua palavra permanece no céu” Salmos 119:8. “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos” Malaquias 3:6. Paulo recomenda: “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto, que SOCIEDADE pode haver entre a JUSTIÇA e a INIQUIDADE? Ou que comunhão da LUZcom as TREVAS? Que HARMONIA entre CRISTO e o MALIGNO? Ou que união do CRENTE com o INCRÉDULO? Que LIGAÇÃO há entre o SANTUÁRIOde Deus e os ÍDOLOS? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: HABITAREI e ANDAREI entre eles; SEREIo seu Deus, e eles SERÃO o meu povo. Por isso RETIRAI-VOS do MEIO DELES, SEPARAI-VOS, diz o SENHOR; não toqueis em cousas impuras; e eu vos receberei” II Coríntios 6:14-17. Você já se perguntou: Quem serão os INCRÉDULOS  falado por Paulo? Serão os ateus? Ou serão os religiosos que professam acreditar em Deus, mas o NEGAM quando rejeitam a Jesus, como o VERDEIRO Deus manifestado na carne? Não são esses, os também anticristos apontados pelo discípulo do amor? Transcreveremos alguns textos bíblicos para nossa meditação, como segue: “Pois, certos indivíduos se introduziram com dissimulação, os quais, desde muito, foram antecipadamente pronunciados para esta condenação; homens ímpios que transformam em libertinagem a graça de nosso Deus, e NEGAM o nosso ÚNICOSOBERANO E SENHOR, Jesus Cristo” Judas 4. “No tocante a Deus PROFESSAM CONHECÊ-LO; entretanto O NEGAM por suas obras, por isso que SÃO ABOMINÁVEIS, DESOBEDIENTES e REPROVADOS para toda boa obra” Tito 1:16. “Quem é o MENTIROSO, senão aquele que NEGA QUE JESUS É O Cristo? É o anticristo esse mesmo que NEGAo Pai e o Filho. Qualquer que NEGA o FILHO também não tem o PAI; e aquele que CONFESSA o FILHO tem também o PAI. Portanto, o que desde o PRINCÍPIO ouvistes PERMANEÇAem vós. Se em vós PERMANECER o que desde o PRINCÍPIO ouvistes, também PERMANECEREISno FILHOe no PAII João 2:22-24. É importante observarmos que João coloca o FIILHO à frente do PAI, e diz que, quem CONFESSAo FILHOtem o PAI, e quem NEGA O FILHO (JESUS CRISTO), também NÃO TEM O PAI. É de vital importância observar que João ao inverter a ordem, colocando o FILHO em lugar de destaque à frente do PAI em posição de maior autoridade, e isso acontece em razão da compreensão de João quanto a Deidade e por entender que JESUS CRISTO é o ÚNICO e VERDADEIRO Deus como o próprio apóstolo escreveu: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem em seu nome” João 1:1,10-12. “Tomé respondeu e disse-lhe: SENHOR MEU, E DEUS MEU! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não me viram e creram” João 20:28,29. “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e NOS DEU ENTENDIMENTO para conhecermos o que é VERDADEIRO; e no que é VERDADEIRO estamos, isto é, em seu FILHOJesus Cristo. ESTE É O VERDADEIRO DEUS E A VIDA ETERNAI João 5:20. “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o SENHOR, que É, e que ERA, e que HÁ DE VIR, o Todo-Poderoso” Apocalípse 1:8.

        FLEXÍVEL – que se pode dobrar. Elástico. Figurado. Dócil.

        Figurado – adaptável às circunstâncias.

        Ouçamos, portanto, a voz dos profetas: “Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra do nosso Deus PERMANECE ETERNAMENTEIsaías 40:8. “Deus não é homem para que MINTA; nem filho do homem, para que se ARREPENDA. Porventura, tendo ele PROMETIDO, não o FARÁ? Ou tendo FALADO, não o CUMPRIRÁNúmeros 23:19.

        Terá o SENHORDeus se tornado adaptável às circunstâncias e mudanças comportamentais do homem? Terá o Espírito Santo de Deus, perdido o poder de convencimento do homem, de que este, é um pecador carente de Deus? Pensar ou falar tal coisa seria uma aberração e blasfêmia. Necessita o SENHOR Deus se flexibilizar, criando novos métodos de salvação, fora o reconhecimento pelo pecador de seu próprio pecado, e de sua necessidade de abandoná-los através do arrependimento, e abandono de sua velha maneira de viver? Assim, fala a Escritura Sagrada: “Respondeu-lhes: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” Atos 2:38. Leia ainda: Atos 8:12,16; 10:47,48; 19:5. O homem necessita reconhecer seus pecados, abandoná-los, ARREPENDER-SE e ser BATIZADO EM O NOME DO SENHOR JESUS CRISTO, para perdão de seus pecados. Será necessário escondermos e omitirmos as verdades do evangelho de Cristo, para não inviabilizarmos a salvação de almas, e assim, segurá-las na Igreja? Se Deus mudou ou flexibilizou-se as circunstâncias; perdoa-me ó Deus! Estou vencido... Ultrapassado... Antiquado... Arcaico; todavia, ouçamos a voz de Deus: “Assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a designei” Isaías 5:11. Ainda: “E os que escaparem da espada tornarão da terra do Egito à terra de Judá; POUCOS EM NÚMERO; e saberá todo o resto de Judá que ENTROU NA TERRA DO EGITO, para peregrinar ali, se SUBSISTIRÁ A MINHA PALAVRA OU A SUAJeremias 44:28.

        Não confundamos o AMOR, com a JUSTIÇA e a SEVERIDADE de Deus. Deus é e continuará sendo AMOR, porém jamais abandonará a JUSTIÇA e a SEVERIDADE, senão vejamos: “Porque se Deus não poupou os ramos naturais também, não te poupará. Considerai, pois, a BONDADE e a SEVERIDADE de Deus; para om os que caíram, SEVERIDADE; mas para contigo a BONDADE de Deus, se nela PERMANECERES; doutra sorte tu também serás cortado” Romanos 11:21,22. Ora, se Deus não poupou a anjos quando pecaram, antes, precipitando-os no inferno, os entregou a abismos de trevas, reservando-os para o juízo; e não poupou o mundo antigo, mas preservou a Noé, pregador da JUSTIÇA, e mais sete pessoas, quando fez vir o dilúvio sobre o mundo de ímpios...” II Pedro 2:4-7. DEUS É AMOR, MAS NÃO É, E NUNCA SERÁ COMPLASCENTE COM NOSSOS DESMANDOS E PECADOS. Transcreveremos as Escrituras a seguir: “Assim como no meio do povo surgiram falsos profetas, ASSIM TAMBÉM HAVERÁ ENTRE VÓS FALSOS MESTRES, os quais INTRODUZIRÃO DISSIMULADAMENTE HERESIAS DESTRUIDORAS, até ao ponto de RENEGAREM O SOBERANO SENHORque os RESGATOU, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E MUITOSseguirão as suas práticas libertinas, e por causa deles, será infamado O CAMINHO DA VERDADE; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles O JUÍZO LAVRADO HÁ LONGO TEMPO NÃO TARDA, e a sua DESTRUIÇÃO não dorme”  II Pedro 2:1-3.

        Deus não nos terá por inocente, portanto, ouçamos o paciente Jó: “Ainda assim todas as minhas dores me apavoram, porque bem sei que me não TERÁS por INOCENTEJó 9:28. Também: “O SENHOR é Deus zeloso e VINGADOR, o SENHOR É VINGADOR e cheio de IRA; o SENHOR toma VINGANÇAcontra os seus adversários, e reserva INDIGNAÇÃO para os seus inimigos. Quem pode suportar a sua INDIGNAÇÃO? E quem SUBSISTIRÁdiante do FUROR da sua IRA? A sua CÓLERA se derrama como FOGO, e as rochas são por ele demolidas” Naum;1:2,6.

         O escritor da carta aos hebreus faz uma declaração de grande amplitude, quando afirma: “JESUS CRISTO ÓNTEM E HOJE É O MESMO, E O SERÁ PARA SEMPREHebreus 13:8. A imutabilidade do Deus Todo-Poderoso apresentada, não se restringe tão somente a Jesus Cristo como o Deus ETERNO, mas também como detentor de todos os atributos desse Deus ÚNICO, tais como: Imutabilidade, Amor, Justiça, Severidade, enfim, nada escapa ao seu controle.

          Concluiremos com os textos a seguir: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o SENHOR vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vinculo da perfeição" Colossenses 3:12-14.

 
Pr. Valdeci Lima

domingo, 7 de abril de 2013

TODA HONRA E TODA GLÓRIA AO ÚNICO DEUS - JESUS CRISTO!

ARTIGO DA SEMANA2 - 014 (JESUS)
Pela bondade e misericórdia de DEUS, mais um dia está ficando para traz em nossa pequena historia de visa; cada pessoa vivendo de maneira e modos diferentes; outros, porém, não tiveram a oportunidade de verem sequer a luz do dia ofuscar o brilho de seus olhos por haverem chegado neste mundo sem vida, sem deixarem uma história - um testemunho à ser relatado; outros no entanto, abusaram, desprezaram, não valorizaram a dádiva maior de Deus, a vida! A qual foi-lhes tirada, destruída de maneiras e modos também diferentes - acidentes diversos, homicídios, drogas e de diversas ordens; houveram aquelas que deixaram de viver o hoje em razão de enfermidades diversas; muitas partiram precocemente e não viram seus planos e projetos, muitos deles, nem sequer saíram de suas mentes; não projetaram, portanto, que a vida é uma dádiva do Criador e como tal, podemos sem que conste em nossas agendas ser chamados a qualquer instante." O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor". Provérbios 16:1.
Graças damos ao Rei Eterno que nos transportará do dia findo ao que se inicia mesmo diante de tantos vendavais, obstáculos, barreiras, lutas, batalhas, desertos, vales, mares vermelhos, na saúde e na enfermidade podemos dizer: ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR! Santo é o seu Nome! Na certeza da provisão divina para os anos vindouros estamos vislumbrando novos horizontes, novas perspectivas nos dias, semanas, meses e porque não dizer anos que se avizinham. Dentre os tantos problemas e dificuldades por nós enfrentados e vencidos, louvo a Deus por haver, graças às muitas orações de irmãos e amigos me agraciado com o implante de um RIM; os meus haviam deixado de funcionar há mais de quatro anos, em cujo período, sobrevivi a base de hemodiálise. Viemos para Fortaleza certos de que Deus nos contemplaria com o transplante, fato concretizado em 18 de maio de 2012. Entrei na fila de receptor em novembro de 2011, tendo sido chamado no mesmo mês, porém, em razão de estarmos em Manaus escapou a primeira oportunidade; em março de 2012 fui chamado pela segunda vez, já estando pronto para ser levado ao centro cirúrgico fomos comunicados da impossibilidade, todavia, Deus havia preparado para o dia 18 de maio. Glorifico a Deus por seu amor inefável. Para abrilhantarmos com chave de ouro todas essas bênçãos alcançadas, às 02:22 horas do dia 01 de janeiro de 2013, o Pr. Israel Lima, sua esposa irmã Josiene e a bebe Larissa Vitória, desembarcaram em Fortaleza, para que juntos, glorifiquemos a Deus abrindo uma porta de pregação e divulgação do Santo Nome de Jesus Cristo, sendo esta a melhor maneira de agradecermos a Deus por todo bem que nos tem feito. "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; A COUSAS ANTIGAS já passaram; eis que se fizeram novas". II Coríntios 5:17. 
Que levemos para os dias futuros, tudo que seja mais um motivo para exaltação e glorificação do Santo Nome de Jesus, e não façamos como fizeram os hebreus quando Deus os tirou da terra do cativeiro - o Egito, a fim de introduzi-los na terra da promessa..."Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos. E agora, porém, seca-se a nossa alma, e nenhuma cousa vemos senão este maná" .Números 11:5,6. As dificuldades no deserto aliadas a falta de fé e a descrença em Deus levaram-os, a muitas murmurações e a eliminação de suas vidas no mesmo deserto. Cristãos, “não murmureis, mas em tudo dai graças e como Josué e Calebe entraremos na terra prometida.”... Quem nos dera tivéssemos morrido pela mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne e comíamos pão a fartar! Pois nos trouxestes a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão". Êxodo 16:3. Crentes murmuradores provocam a ira de Deus com suas murmurações. "Queixou-se o povo de sua sorte aos ouvidos do Senhor; ouvindo-o o Senhor, acendeu-se-lhe a ira e o fogo do Senhor ardeu entre eles, e consumiu extremidade do arraial" Números 11:1. Vejamos o que Paulo nos diz: "Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma cousa faço: ESQUECENDO-ME DAS COUSAS QUE PARA TRÁS FICAM E AVANÇANDO para as que DIANTE ESTÃO, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus, em Cristo Jesus". Filipenses 3:13,14. Portanto amados, o hoje está passando, vamos redobrar as forças a fim de conquistarmos para Cristo amanhã tudo o que não foi possível conquistar hoje.
Derrama graça, bondade e misericórdia sobre tua Igreja que nasce neste Estado, libertando, curando e salvando vidas; certamente veremos muitas vidas sendo batizadas em o Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, conforme Atos 2:38; 8:12,16; 10:47,48: 19:5; Romanos 6:3,4.
Obrigado ó Deus, pois durante todo esse processo ampliaste teus cuidados sobre nós. Obrigado ó Deus, por todas as pessoas que intercederam junto a Ti, a nosso favor. Obrigado ó Deus, por haveres acolhido as orações dos santos e atentado para mim, restabelecendo-me a saúde.
Abençoa ó Deus! todos frequentadores do face book, dando-lhes um futuro Próspero e aos Pastores e Cristãos Unicistas conclamo-os à juntos divulgarmos através desse meio de comunicação, o Santo NOME de Jesus, com mensagens e testemunhos; à vocês Unicistas, convido-os a postarem no Grupo Igreja Pentecostal Apostólica em Fortaleza, as vezes, entristeço-me ao ver jovens crentes, no face, só faltando falarem em suicídio, jovens abrasados; procurem refúgio em Cristo e Ele satisfará o desejo do teu coração;"Agrada-te do Senhor e Ele satisfará aos desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e ele tudo fará" Salmos 37:4,5.
Estamos aqui, ó Deus! em tuas mãos e faças de nós instrumentos à tornar Teu Nome conhecido neste lugar. 
 
Pr. Valdeci Lima

PONTOS DOUTRINÁRIOS

ARTIGO DA SEMANA (Pr. Juracy Alves) - 013
PRIMEIRO PONTO - Iremos abordar um dos assuntos que divide opiniões chegando até a zona de confrontos "teológicos", e aí sempre surgiu à pergunta: "Como devo ser batizado nas águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ou em o nome do SENHOR JESUS CRISTO? A IGREJA PENTECOSTAL APOSTÓLICA não prega o "exclusivismo" no item batismo, pelo fato de outros ministérios unicistas, também praticarem o batismo bíblico. Quando folheamos o Livro Sagrado, percebemos no capítulo 10 de Mateus, que ali JESUS reúne os 12 discípulos, os quais foram treinados e posteriormente enviados. No Domingo de sua ressurreição, JESUS apareceu e disse-lhes: "...batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 28:19) em seguida, conforme registrado por Lucas, disse: "E que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados..."(Lucas 24:47). Entre Mateus 28:19 e Atos 2, ou seja, entre a Festa da Páscoa e a Festa de Pentecoste, passaram-se 50 dias, conforme Levítico 23:15-16, compare com Atos 1:3. Observe que JESUS ainda permaneceu 40 dias na terra aparecendo aos discípulos, I Co.15:5-8.
Ora, sabemos que entre a ressurreição e o dia de Pentecoste não houve pregação e evidentemente, também, não houve batismo. O primeiro batismo praticado após a morte e ressurreição de JESUS, encontra-se registrado em Atos 2:38, que nos diz: "...e cada um de vós seja batizado em nome de JESUS CRISTO, para perdão dos pecados..."; quando abrimos a Bíblia em Mateus 16:18,19, encontramos “...JESUS entregando a Pedro as chaves do reino dos céus"; é evidente que Pedro estava autorizado por JESUS a abrir as portas da salvação aos judeus, o que Pedro e os demais apóstolos o fizeram (Atos 2:37). Lembrem-se, que JESUS já havia santificado aos discípulos na verdade! João 17:17; em João 17:20, JESUS orou como sacerdote para que nós viéssemos a crer em JESUS por meio das pregações dos apóstolos, esses apóstolos foram escolhidos pelo próprio JESUS, conforme Mateus 10; escolheu-os também para que fossem suas testemunhas, conforme se vê em Atos 1:8. Quando JESUS entregou as "chaves do reino dos céus" a Pedro, JESUS, fez um trocadilho, "... tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" Mateus 16:18. 
Pr. Juracy Alves