sexta-feira, 5 de setembro de 2014

A INSATISFAÇÃO E REVOLTA NA VIDA É RESULTADO DA AUSÊNCIA DE DEUS

Artigo Semanal 79

E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue como o têm todas as nações. I Samuel 8: 5.
Às vezes a insatisfação é causada em decorrência da promiscuidade e da irresponsabilidade de algumas pessoas que deveriam exercer o ofício de líder com denodo, zelo e plena dedicação. Essa falta de postura, ética, caráter próprio, leva à insatisfação daqueles indivíduos que primam pela ordem, respeito, zelo e dedicação peculiar a quem exerce ou deva exercer o papel de líder de um grupo, seja secular ou religioso. Os filhos de Samuel não temiam ao Senhor como o seu pai, por isso, a insatisfação e falta de confiança neles, fez com que Israel pedisse um rei a semelhança das outras nações como vimos no texto acima transcrito.
E os filhos de Eliabe, Nemuel, e Datã, e Abirão: estes, Datã e Abirão, foram os do conselho da congregação, que contenderam contra Moisés e contra Arão no grupo de Coré, quando rebelaram contra o Senhor. Números 26: 9.

A insatisfação sempre foi o veículo que conduziu à revolta e junta, foram e serão causadoras ou originadoras de contendas, inveja, porfias, discórdias e dissensão concebidas em um coração vazio do Espírito Santo de Deus, Rm 8: 9; Ef 5: 18 e de paz interior, porém, maquinador de tudo quanto se chama obra da carne, Gl 5: 19-21.
Diferente dos filhos de Samuel, Moisés era um homem correto, modelo a ser seguido, exemplar em suas atitudes, de boa índole, de caráter impecável e inquestionável, manso e que gozava de uma perfeita comunhão e intimidade com Deus, com quem falava todos os dias e o via sempre. E o Senhor deu ao povo graça aos olhos dos egípcios; também o homem Moisés era mui grande na terra do Egito, aos olhos dos servos de Faraó e aos olhos do povo. Êxodo 11: 3; At 7: 22.
Moisés era amigo de Deus. Um protótipo do Cristo que havia de vir ao mundo para salvar os pecadores. Porque Moisés disse aos pais: O Senhor vosso Deus levantará de entre vossos irmãos um profeta semelhante a mim; a ele ouvireis em tudo quanto vos disser. Atos 3: 22. Leia também Dt 18: 15; At 7: 37. Não se pode ignorar que mesmo o manso, correto, justo e sábio Moisés com todo o seu invejável perfil diante de Deus e dos homens, At 7: 22 foram dispensados ou poupados da inveja, da afronta, do embate, da discórdia, da dissensão e da infâmia causada pelos descontentes, que não vislumbrando a coesão, a unidade e a perseverança do povo de Deus nos preceitos e mandamentos transmitidos pelo líder da Antiga Aliança, Moisés, insuflou e persuadiram parte da Congregação dos filhos de Israel a se levantar, contender e rebelar-se contra o segundo maior e melhor líder de todos os tempos – semelhante a Cristo. A revolta dos filhos de Eliabe, Nemuel, Datã e Abirão, pertencentes ao GRUPO de Coré, que afrontaram ao Senhor Deus, na pessoa de Moisés e Arão servos do Senhor, que os castigou duramente, servindo de lição e exemplo a toda comunidade. E a terra abriu a sua boca, e os tragou com Coré, quando morreu aquele grupo; quando o fogo consumiu duzentos e cinquenta homens, os quais serviram de advertência. Números 26: 10. Leia também Nm 16: 30 e 32.
 O homem impecável, sem defeitos, enganos, falhas e erros sofreu a maior de todas as afrontas, pancadas e cuspidas no rosto, os maiores vitupérios, e por fim a morte mais humilhante, a morte de cruz. Ninguém escapa da inveja e de todos os males decorrentes dela. Mataram-no por inveja plena. O governador Pôncio Pilatos tinha plena convicção de que os clamores do povo judeu insuflados pelos líderes religiosos de então, clamando pela condenação e morte de Jesus Cristo, era fruto da inveja dominante na mente e coração de um povo cego de entendimento e incircunciso de coração para reconhecer ao Deus Jeová, o Salvador, que estava no mundo manifestado em carne, Mt 1: 23; Jo 1: 1, 10 e 14. Porque ele bem sabia que por inveja os principais dos sacerdotes o tinham entregado. Marcos 15: 10.
Porque sabia que por inveja o haviam entregado. Mateus 27: 18.  
Hoje se tornaram comum e corriqueiro nas “igrejas”, disputas internas, por cargos e posições, que às vezes ultrapassam aos limites do nível espiritual e de membros de um mesmo corpo, a Igreja, e agridem, ameaçam e cometem tantas injustiças contra um membro do mesmo corpo; é demasiadamente triste, mas é real, graças, costumeiramente, a maldita “senhora inveja”, como é praxe ser nomeada de a “arma dos incompetentes”, a arrogância, a prepotência e a discórdia, os quais, desprovidos de escrúpulos cristãos e de temor a Deus e a Sua Palavra têm se enfrentado na barra dos tribunais compostos de homens injustos e que não temem ao Senhor Deus e Sua Palavra. Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isto perante infiéis. I Coríntios 6: 6.
Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? I Coríntios 6: 1.
Caim após oferecer seu sacrifício a Deus e ser rejeitado, a insatisfação e a revolta interior geraram em sua mente e coração o ciúme e a maldita inveja, que sendo alimentada, deu vida ao ódio, e esse ao ser posto em prática, deu vida ao primeiro homicídio registrado na Bíblia Sagrada e na história da humanidade. A insatisfação e a revolta de Caim eram tão acentuadas, que seu semblante o denunciava. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que decaiu o teu semblante? Gênesis 4: 6.
O Senhor Deus após libertar aos filhos de Israel da escravidão egípcia e conduzi-los durante quarenta anos pelo deserto, sem que tivessem terras, plantios, gados ou quaisquer outros meios para a sua subsistência, nunca lhes deixou faltar o pão de cada dia, ou água para saciarem suas sedes, suas vestes não envelheceram, mesmo que para isso fizesse cair pão do céu e tirasse água das rochas, todavia, o povo na dureza de seus corações voltaram ao Egito, Nm 11: 5; At 7: 39. Israel preservou em seu coração a insatisfação e a revolta contra seu libertador, Moisés. Tendo, pois ali o povo sede de água, o povo murmurou contra Moisés, e disse: Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós e aos nossos filhos, e ao nosso gado? Êxodo 17: 3.
O homem sempre foi e continua sendo obstinado a fazer ao contrário da legalidade e dos mandamentos dados por Deus, temos como primeiro e maior exemplo o homem Adão, que contrariou ao mandamento do Senhor Deus, Gn 2: 16 e 17, desobedecendo-o Gn 3: 6; e pela desobediência que praticara encaminhou toda a sua posteridade à condenação eterna. Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. Romanos 5: 12. Entre os gerados e concebidos em pecado, Moisés foi certamente o maior líder de todos os tempos;  o homem mais manso que a terra conheceu, entretanto, não deixou de ser, também, a maior vítima da insatisfação e revolta de seus liderados. Mas no dia seguinte toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão, dizendo: Vós matastes o povo do Senhor. Números 16: 41.  A ausência de Deus na vida do crente torna-o um homem comum e natural como qualquer outro pecador praticante. Sendo, portanto, premente a necessidade de o crente procurar aproximar-se o quanto mais de Deus, pois, quando o homem anda no Espírito, jamais satisfará aos desejos e concupiscências da carne, não se esqueça, porém, que a insatisfação, o descontentamento, a tristeza e a revolta também são práticas corriqueiras na vida do homem de quem Deus se mantém ausente. Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Gálatas 5: 16.
Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor. Romanos 12: 11.
A insatisfação na vida do crente se torna o carro chefe para a inveja, discórdia, a porfia, a revolta, a formação de grupos oposicionistas, contendas, dissensões, fissuras, revoltas e divisões na igreja que é o corpo de Cristo, portanto, filhos de Deus despi-vos do velho homem que é segundo o poder da carne e a eficácia de satanás, II Ts 2: 9; mas despojai-vos do velho homem, Ef 4: 22; Cl 3: 9, e revesti-vos do novo homem espiritual que anda e vive na perfeita vontade do Senhor seu Deus. “E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade”. Efésios 4: 24.
“E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”. Colossenses 3: 10.
Quiçá o cristão auto se examinasse antes de pensar e proferir palavras jactanciosas contra o seu próprio membro, membro do mesmo corpo, o seu irmão, o seu pastor. Quanta insensibilidade para não sentir a dor quando se automachuca agredindo ao seu igual. Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: “Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá”. Mateus 12: 25. Como haver paz em um reino ou casa dividida contra si mesma?
A ausência de Deus na mente e no coração do homem é a razão ou causa geradora de insatisfação, revolta, intrigas, discórdias, porfias, desobediência, desonra, contendas e fissuras no seio da Igreja de Cristo, isso porque, quando o crente não desce do pedestal do orgulho, da arrogância, da prepotência, da insatisfação e do espírito de revolta, jamais o Senhor Deus permanecerá atuando nessa criatura. Deus não se ausenta e nem se afasta de um coração humilde e quebrantado. “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”. Salmos 51: 17.
Hoje é notório verificar em homens que se autodeclaram puros, viverem em pleno desacordo as orientações superiores, são, portanto, insubordinados e ainda há daqueles que em surdina, como Absalão, procuram usurpar o poder procurando destruir a Igreja arrebanhando os incautos após eles, mesmo assim, ainda “é fogo puro”. Quanta pureza! Infelizmente, não estudam a Palavra da Verdade, todavia, são atrelados a aqueles que lhes dão “cobertura espiritual”, por incrível que pareça há “cristão unicista” recebendo “cobertura espiritual” de pagãos! É o fim do mundo mesmo! A apostasia previamente anunciada nas Escrituras Sagradas está se cumprindo a pleno vapor!
Quiçá os homens tivessem o mínimo de bom senso e se autoexaminassem para compreenderem a mensagem do apóstolo Paulo contida no texto abaixo. Ninguém atenta ao ROGO do apóstolo, por que meu Deus! A doutrina e ensinamentos praticados pelo apóstolo eram originais, genuínos e não um arranjo introduzido na igreja por pagãos ou fariseus de sua época, e no texto orienta a Igreja Primitiva a observar os promotores de dissensões e escândalos contra a doutrina que já haviam aprendido, como escreveu dizendo:  “E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles”. Romanos 16: 17.
Deus não poupará aos falsos profetas e falsos mestres, os quais são reconhecidos pelas falsas profecias e falsos ensinamentos; ensinamentos que não constam da Palavra de Deus, mas que são doutrinas e preceitos de homens, Mc 7: 6 e 7. O Senhor Deus não poupou aos rebeldes Datã e a Abirão, pertencentes ao grupo de Coré, mas os aniquilou da face da terra; o chão se abriu e os engoliu vivos. “E o que fez a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, filho de Ruben; como a terra abriu a sua boca e os tragou com as suas casas e com as suas tendas, como também tudo o que subsistia, e lhes pertencia, no meio de todo o Israel”. Deuteronômio 11: 6.
O apóstolo Paulo classifica de ainda carnais, aqueles que são possuídos de inveja, contendas e causadores de dissensões entre irmãos, na igreja de Deus. “Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?” I Coríntios 3: 3.
Além das advertências aos que chama de ainda carnais, ensina qual deve ser a receita espiritual e escriturística para o proceder do verdadeiro cristão, conforme consta do texto abaixo transcrito. Ah como seria importante se essa categoria “crente” já descrita pelo apóstolo soubesse como ser de um mesmo parecer.  “Quanto ao mais, irmãos, regozijai-vos, sede perfeitos, sede consolados, sede de um mesmo parecer, vivei em paz; e o Deus de amor e de paz será convosco”. II Coríntios 13: 11.
Não vos esqueçais, irmãos, das Palavras de Jesus que disse:
“Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá”. Mateus 12: 25.
Pr. Valdeci Lima

Nenhum comentário: