segunda-feira, 10 de março de 2014

QUANDO A COMPANHIA DE UM AMIGO É MELHOR DO QUE A DE UM IRMÃO.

Artigo Semanal 61
O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, MAS HÁ UM AMIGO MAIS CHEGADO DO QUE UM IRMÃO. Provérbios 18: 24.
Vivemos em um mundo de desamor, de desrespeito, de incompreensão, de insensatez, de imprudência, de ignorância e estupidez, onde não mais há consideração aos mais experientes e melhor adestrados na vida diária. O mundo vive como foi nos dias de Caim, que sem dó e piedade assassinou ao seu irmão Abel, Gn 4: 8. Não são debalde as palavras do sábio que disse não haver nada novo debaixo do sol, Ec 1: 9. Na verdade o que hoje acontece, é meramente uma réplica do que já aconteceu no passado. É noticia rotineira e cotidianamente nos meios de comunicação, onde é corrente irmão acusar, agredir, ser opositor ferrenho e contumaz, brigar, desonrar, levar à polícia, justiça e até matar a seu próprio irmão. Meu Deus, em que mundo nós estamos e vivemos! Quando vejo, leio, tomo conhecimento de fatos horripilantes, degradantes e deploráveis assim, confesso que fico estarrecido diante de tanto descalabro que jamais cria que fosse possível acontecer. E O IRMÃO ENTREGARÁ À MORTE O IRMÃO, e o pai ao filho; e levantar-se-ão os filhos contra os pais, e os farão morrer. Marcos 13: 12. Desde criança aprendi a honrar e a respeitar, como faço até aos dias de hoje com meu irmão de apenas seis anos há mais de experiência de vida. Nunca o agredi de nenhuma forma; sempre trocamos ideias de maneira saudável, respeitável, harmoniosa e sem jamais fugir do espírito fraterno, que deverá prevalecer sempre. Amai-vos cordialmente uns aos outros COM AMOR FRATERNAL, PREFERINDO-VOS EM HONRA UNS AOS OUTROS. Romanos 12: 10.
Nesses últimos tempos tenho ouvido muita gente falar e até ensinar sobre honra e que se deve honrar, todavia, quando esses pseudos mestres abordam ao assunto, se tornam verdadeiros hipócritas, ensinam, mas não praticam e assim desonram aqueles a quem deveriam prestar a devida honra e respeito, porém, ao invés de assim procederem, subestimam, atropelam e se insubordinam contra autoridades superiores.
Porque o filho despreza ao pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra, OS INIMIGOS DO HOMEM SÃO OS DA SUA PRÓPRIA CASA. Miquéias 7: 6.
Adão e Eva jamais imaginariam que o primeiro homicídio praticado na terra acontecesse à vista de seus olhos, na sua casa e pior ainda, entre seus próprios filhos, todavia, foi o que aconteceu. A ausência do AMOR FRATERNO foi e sempre será motivo de discórdia, contendas, provocações, inveja, intrigas, rixas, dissenções, altercações e demandas. Infelizmente, fatos tristes e desastrosos assim, continuam a pleno vapor entre aquela que já foram um exemplo de família e Igreja. O espírito de arrogância, soberba e a prepotência de muitos incautos têm causado transtornos dessa magnitude, onde o CAIM do passado assassinou ao seu próprio irmão. MAS O IRMÃO VAI A JUÍZO COM O IRMÃO, e isto perante infiéis. I Coríntios 6: 6. QUANDO A COMPANHIA DE UM AMIGO É MELHOR DO QUE A DE UM IRMÃO.

NUNCA ASSASSINE O AMOR FRATERNAL

Infelizmente, quando se perde o AMOR, se perde o respeito, a compostura, o respeito, o afeto, a consideração, o destrói sentimento de carne da minha carne e ossos dos meus ossos; pessoas que assim agem são por demais volúveis, débeis na fé e não conhecem o Supremo Dom do Amor, jamais aprenderam a conjugar o Verbo AMAR. Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, PARA O AMOR FRATERNAL, NÃO FINGIDO; AMAI-VOS ARDENTEMENTE UNS AOS OUTROS COM UM CORAÇÃO PURO. I Pedro I: 22. Jamais tenhais o amor assassino que tomou posse do corpo de Caim, que o tornou no primeiro homicida.
E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, SE LEVANTOU CAIM CONTRA O SEU IRMÃO ABEL, E O MATOU. Gênesis 4: 8. QUANDO A COMPANHIA DE UM AMIGO É MELHOR DO QUE A DE UM IRMÃO.
                        
IRMÃOS EM DEMANDA

MAS O IRMÃO VAI A JUÍJO COM O IRMÃO, E ISTO PERANTE INFIÉIS. I Coríntios 6: 6.
Olá, fariseu, crente hipócrita! Quanto desatino! É vencido o tempo da falácia, mas da praticidade, portanto, o período é de colheita, e não de arrancar e querer jogar fora, no lixo da estupidez o AMOR FRATERNO que Deus plantou em tua vida. Há quantos irmãos que cortam, encerram, vedam e até assassinam o contato fraternal, que deve perdurar entre irmãos que tenham o mínimo de noção sobre o que é amor, e prefiram se encontrarem em Delegacias de Polícia ou Tribunais ladeados de advogados acusatórios, esses que assim procedem, já foram precocemente derrotados pelas Escrituras Sagradas e por sua estupidez. E ASSIM OS INIMIGOS DO HOMEM SERÃO OS SEUS FAMILIARES. Mateus 10: 36. QUANDO A COMPANHIA DE UM AMIGO É MELHOR DO QUE A DE UM IRMÃO.
                       
DEUS TE PEDIRÁ CONTAS

E disse o Senhor a Caim: ONDE ESTÁ ABEL, TEU IRMÃO? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? Gênesis 4: 9.
Deus conhecendo toda a maldade enraizada no coração de Caim, e sabendo que este havia através de um homicídio cortado o cordão UMBILICAL que o ligava ao seu irmão Abel, indagou-lhe: ONDE ESTÁ ABEL, TEU IRMÃO? Essa pergunta do Senhor Deus dirigida a Caim, ainda ecoa hoje em muitas mentes e corações. E você já refletiu de como tem tratado ao teu irmão? Você também tem cortado O CORDÃO UMBILICAL do carinho, da compreensão, do entendimento e do AMOR FRATERNAL que, quer você queira, quer não queira, pela lei biológica liga você ao teu irmão? Ou terá você a exemplo de Caim, TAMBÉM se tornado um homicida do AMOR FRATERNO? Saiba, portanto, que do modo como Deus cobrou de Caim, a presença de Abel, você também não está imune de uma cobrança mais dura. Como anda a tua relação fraterna com teu irmão? Caim, como muitos, negou saber o paradeiro de seu irmão e procurou se eximir de qualquer culpa e responsabilidade, ao dizer: NÃO SEI; SOU EU GUARDADOR DO MEU IRMÃO? Talvez tenhas se utilizado de expediente semelhante, não assumindo tua soberba, indiferença, insubmissão, porfia, inveja, arrogância, prepotência, em fim, todo o teu descompasso para com teu irmão, mas, sempre o acusando das mais variadas formas possíveis. QUANDO A COMPANHIA DE UM AMIGO É MELHOR DO QUE A DE UM IRMÃO. 

 INVEJA, UM CARRO CHEFE DE DESTRUIÇÃO 

Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; POR ISSO O ODIARAM AINDA MAIS. Gênesis 37: 5.
Certamente que você já leu por diversas vezes a bela e promissora história de José, filho de Jacó, como a INVEJA e o ÓDIO exacerbado e o desmando de seus irmãos levado a cabo, em decorrência de a inveja lhes haver gerado o ódio, e esse dado vida ao desamor. Jogaram-no em um profundo poço, com escassez de pão e de água e o venderam para o Egito, como se fosse um escravo. Qual e como tem sido o teu comportamento para com teu irmão? Acaso tens jogado em um profundo poço o AMOR FRATERNO? Você também, como os irmãos de José, tem vendido o AMOR FRATERNAL para que não mais tenhas contato comunicativo com o teu irmão? QUANDO A COMPANHIA DE UM AMIGO É MELHOR DO QUE A DE UM IRMÃO.
                    
RECONHECENDO O SEU DESATINO

Ah! Se o verdadeiro sentido do AMOR FRATERNO fosse realmente conhecido, vivido e praticado! Como esse mundo seria diferente! Certamente viveríamos em mundo melhor! Um mundo onde haveria compreensão, respeito, harmonia e amor, acontece, porém, que muitos se veem superior e mais importante do que o outro; a humildade se encontra em plena decadência e extinção; foi banida do coração de muitos. Que pena! Mas é a realidade que se constata a todo o momento. Os irmãos de José foram capazes de compreender todo o mal que intentaram contra o seu o seu irmão, e não perderam a oportunidade de confessar seus erros e voltar atrás. Tu, porém, aprende com eles essa excelente e abençoada lição de humildade, descendo do degrau da prepotência e arrogância infantil de imaturo. E a tua boa atitude redundará em bênçãos, da mesma maneira que ocorreu com os irmãos de José. VENDO ENTÃO OS IRMÃOS DE JOSÉ que seu pai já estava morto, disseram: PORVENTURA NOS ODIARÁ JOSÉ E CERTAMENTE NOS RETRIBUIRÁ TODO O MAL QUE LHE FIZEMOS. Gênesis 50: 15. ASSIM DIREIS a José: PERDOA, ROGO-TE, A TRANSGRESSÃO DE TEUS IRMÃOS, E O SEU PECADO, PORQUE TE FIZERAM MAL; agora, pois, rogamos-te que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. E JOSÉ CHOROU QUANDO ELES LHE FALAVAM. Gênesis 50: 17.
DEPOIS VIERAM TAMBÉM SEUS IRMÃOS, E PROSTRARAM-SE DIANTE DELE, E DISSERAM: EIS-NOS AQUI POR TEUS SERVOS. Gênesis 18.
Acaso você tem tido a humildade necessária e peculiar ao verdadeiro cristão e servo de Deus, para humildemente RECONHECER o teu erro, a tua arrogância, prepotência e petulância? Você tem sufocado ou dado vida ao teu egoísmo mesquinho? Senão, examina cuidadosamente as Escrituras acima, e sugiro que aprendas essa dignificante e significativa lição de humildade com os irmãos de José, filho de Jacó. QUANDO A COMPANHIA DE UM AMIGO É MELHOR DO QUE A DE UM IRMÃO.
                        
O VERDADEIRO AMOR FRATERNAL

Amigo leitor, a luz jamais habitará junto com as trevas, nem o dia com a noite, nem o bem com o mal e nem o AMOR com o ÓDIO. Não há e jamais haverá harmonia entre ambos. Deus é AMOR. Quem não AMA, não conhece a Deus, I Jo 4: 8. Quem não AMA ao seu IRMÃO a quem viu como poderá AMAR a Deus a quem não viu I Jo 4: 20? Amor diferente do como escrito por João é “AMOR” de Caim. Amor assassino.
VÓS BEM INTENTASTES MAL CONTRA MIM; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida. Gênesis 50: 20. Agora, pois, NÃO TEMAIS; EU VOS SUSTENTAREI A VÓS E A VOSSOS FILHOS. Assim os consolou, e falou segundo o coração deles. Gênesis 50: 21. QUANDO A COMPANHIA DE UM AMIGO É MELHOR DO QUE A DE UM IRMÃO.
                                                       
AMIGO

É notável a sinceridade e a pureza existente na lealdade, no proteger, no defender, no bem querer e no AMOR sem mácula, hipocrisia, inveja, rixa, inimizade, porfia e sem o desamor de CAIM que não titubeou em assassinar a seu irmão, e ainda procurar imiscuir-se da verdade diante do Deus Todo Poderoso. O AMOR de Jônatas e Davi, era prova viva do verdadeiro sentimento e conjugação do Verbo AMAR, onde se necessário, se renuncia a favor do outro, preferindo honrar ao amigo em detrimento de si mesmo. Jônatas abdicou ao reino de Israel, por descobrir sem inveja e obras da carne semelhantes, reconhecer e aceitar que Davi era o escolhido e eleito de Deus para governar o povo de Israel. Portanto ao invés de procurar obstá-lo, tudo fez para COOPERAR na concretização do plano e da vontade de Deus. Infelizmente, há daqueles que se utiliza de meios espúrios e mesquinhos para usurpar de maneira difamatória e carnal, o espaço devido ao seu irmão.  
E Jônatas e Davi fizeram aliança; PORQUE JÔNATAS O AMAVA COMO À SUA PRÓPRIA ALMA. I Samuel 18: 3.
O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, MAS HÁ UM AMIGO MAIS CHEGADO DO QUE UM IRMÃO. Provérbios 18: 24.
NÃO DEIXE O TEU AMIGO, NEM O AMIDO DE TEU PAI; NEM ENTRE NA CASA DE TEU IRMÃO NO DIA DA TUA ADVERSIDADE; MELHOR É O VIZINHO PERTO DO QUE O IRMÃO LONGE. Provérbios 27: 10.
Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; MAS TENHO-VOS CHAMADO AMIGOS, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. João 15: 15.
E JÔNATAS FEZ JURAR A DAVI DE NOVO, PORQUANTO O AMAVA; PORQUE O AMAVA COM TODO O AMOR DA SUA ALMA. I Samuel 20: 17.
Com a morte de Jônatas e com a ascensão de Davi ao reino de Israel e Judá, não ignorou o que havia aliançado com Jônatas, descumprindo a palavra penhorada, mas mandou procurar e encontrar a alguma pessoa da família do AMIGO para que o honrasse em lugar do falecido Jônatas. Isso sim é prova cabal de AMOR verdadeiro, e incomparável ao “DESAMOR” e crueldade de Caim, que por inveja MATOU a seu irmão Abel. Ainda há uma saída, para tanto, a exigência é o ARREPENDIMENTO. Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor. Atos 3: 19.
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Atos 2: 38. Leia ainda Atos 8: 12 e 16; 10: 47 e 48; 19: 5; Rm 6: 3-5; Gl 3: 27; Cl 2: 12; Ef 4: 5.
QUANDO A COMPANHIA DE UM AMIGO É MELHOR DO QUE A DE UM IRMÃO.
Os textos bíblicos em letras maiúsculas não se encontram assim registrados, mas o fizemos para destacar e chamar a atenção do leitor à sua compreensão.

Nenhum comentário: