terça-feira, 20 de outubro de 2015

UM ELEITO DE DEUS

ARTIGO SEMANAL (89º)


Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. 1Pedro 1: 2.
Eleito – É aquela pessoa em quem recaiu a eleição; escolha ou que fora predestinado.
A eleição de uma pessoa a qualquer cargo ou função jamais acontece, a não ser entre vários pretensos postulantes que poderiam até imaginar ser ele (a) a pessoa capaz e competente para desenvolver um determinado mandato ou ofício por um período de tempo. O eleito é escolhido dentre um grupo ou uma multidão de pessoas, e sempre recairá sobre alguém que a comunidade deposita plena confiança.
Infelizmente, há pessoas que não se contentam com a eleição de outrem, e se constituem obstinados adversários intransigentes e inconsequentes, os quais procuram de toda a maneira possíveldenegrir e desacreditar ao eleito, assim como os hebreus desprezaram e rejeitaram a Moisés, não o aceitando como o seu líder funcional e espiritual, esse espírito de disputa e inveja não tem sido diferente na Igreja de Cristo, infelizmente, há pessoas que auto se avaliam melhor preparadas e capacitadas, e a exemplo de Absalão, para conquistar a simpatia da Igreja, se tornam difamadores de autoridadese detratores inconsequentes.

A ELEIÇÃO DE UM LÍDER
É necessário que o servo de Deus tenha em seu coração a consciência de que na empresa ou na instituição que você trabalha há uma escala vertical e jamais horizontal de líderes, havendo, portanto, no topo dessa escala o líder proprietário, diretor geral, gerente, chefe, etc, exatamente para que haja a disciplina comum, visando o crescimento uniforme daquela empresa ou instituição, e não haja dissensão, facção e divisão pela falta de disciplina e organização e harmonia funcional.
No Reino de Deus e em sua Igreja, que é o seu corpo, não acontece diferente. O céu e a terra foram criados e são dirigidos exclusivamente pelo ÚNICO Deus, Gn 1: 1e 27; Is 42: 5; 43: 7, 12, 18.
A liderança na Igreja do Senhor Jesus Cristo é de sua exclusivadireção geral, não cabendo ao homem pretender alcançar a liderança do povo de Deus, se Deus não o escolheu e nem o elegeu para esse propósito e ministério, Rm 8: 28; 1 Co 1: 27 e 28; 7: 20; 12: 28, 29; Ef 4: 1.

ABRAÃO O ELEITO
Tu és o Senhor, o Deus, que elegeste a Abrão, e o tiraste de Ur dos caldeus, e lhe puseste por nome Abraão. Neemias 9:7.
A liderança aprovada por Deus não é horizontal, mas, vertical. Abraão tinha uma família e irmão, porém, Deus elegeu, escolheu e o separou para ser o primeiro líder de seu povo, cujo nome se eternizou na família de Deus como o pai da fé. Por que você não se conduz como um verdadeiro filho de Deus ao invés de sordidamente premeditar, planejar, arquitetar e fomentar a queda de teu irmão a quem Deus escolheu? Uma flecha mortífera é a língua deles; fala engano; com a sua boca fala cada um de paz com o seu companheiro, mas no seu interior arma-lhe ciladas. Porventura, por estas coisas não os visitaria? – diz o SENHOR; ou não se vingaria a minha alma de gente tal como esta? Jeremias 9: 8 e 9.

ISAQUE O ELEITO 
E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele. Gênesis 17:19.
Isaque, não era filho único de seu pai, todavia, Deus o escolheu entre seu irmão Ismael para assumir o patriarcado de Abraão em uma escala vertical e não em horizontal com dois patriarcas em paralelo; sempre haverá um líder e os liderados. Foi com Isaque que Deus estabeleceu ou formou a sua aliança, portanto, é premente que se observe e obedeça à vontade e escolhas de Deus.

JACÓ O ELEITO 
Porém tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi descendência de Abraão, meu amigo. Isaías 41:8.
Jacó foi escolhido e eleito por Deus para ser o terceiro patriarca na ordem vertical, desde o ventre de sua mãe, não obstante, tivesse outro irmão, todavia, o Senhor amou a Jacó e aborreceu a Esaú, Ml 1: 2; Rm 9: 13.

MOISÉS O ELEITO
E o que ofendia o seu próximo o repeliu, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz sobre nós?Atos 7:27; Leia também At 7: 35.
Moisés não era filho único na casa de seu pai, todavia, mesmo contrariando a sua vontade, foi eleito e escolhido por Deus para ser o líder de Israel em detrimento de seu irmão Arão, que o auxiliava, apoiava, representava e o substituía, quando necessário, porém, o líder era um só, Moisés.

GIDEÃO O ELEITO
Então o Senhor olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?Juízes 6:14.
Deus elege e escolhe quem ele quer para liderar ao seu povo, a sua Igreja, isso porque, ele, e somente ele, conhece a vaidade do coração humano, por isso, independentemente da posição que exerça no meio da comunidade secular, cristã ou da família. Gideão, não entendia como poderia ser juiz de Israel por pertencer a menor família e ser o menor entre seus irmãos. Jamais se esqueça de que a humildade enaltece e se contrapõe a arrogância, a prepotência e aos desejos pessoais, essas, precede a ruina, a queda e a destruição. Deus não se deixa enganar pela aparência e posição social, ele sonda e conhece o coração do homem, Pv 21: 2; 1 Coríntios 2: 11.

DAVI O ELEITO 
Agora, pois, assim dirás a meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Eu te tirei do curral, de detrás das ovelhas, para que fosses chefe do meu povo Israel. 1 Crônicas17: 7; 28: 4.
Davi, diferentemente de seus irmãos, não estava no aconchego ou descanso familiar quando Deus o escolheu, era o único entre seus irmãos que estava no campo expondo a própria vida, todavia, foi o eleito para liderar ao povo de Deus, em uma forma vertical e não dividia paralelamente com seus outros irmãos a autoridade de rei, pois, o reinado era uma exclusividade do rei Davi, certamente que seus irmãos, e posteriormente seus filhos ajudavam-no na administração do reino. Os que tentaram usurpar ao reinado tiveram um fim desastroso. É, portanto, esse modelo vertical que o Senhor constituiu a administração da família, do corpo e de sua Igreja.
É premente observar as Escrituras Sagradas no todo, bem como nesse particular, onde poderíamos enumerar outros exemplos como Daniel e seus companheiros; Pedro e os demais apóstolos no estabelecimento e desenvolvimento da Igreja a partir de Jerusalém, At 15: 7; a escolha e eleição de Paulo para apóstolo dentre os demais religiosos e sábios de sua época.
Você é mais um entre os milhares de milhares que se encontra entre os escolhidos e eleitos para ser servo e filho do Deus Altíssimo. Louve a Deus por esse beneplácito amor. “Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus”. 1 Tessalonicenses 1:4.
É de suma importância saber que, na empresa ou nos negócios de outrem, ninguém assume cargos ou funções diretivas sem que haja uma escolha, eleição ou nomeação. Assim é na vida secular, e com muito mais propriedade na Igreja de Deus. Ninguém deve pretender cargos e posições de moto próprio, mas é preciso que saibam esperar o momento, a chamada, escolha e eleição feita por Deus. Jamais use de subterfúgios e métodos traiçoeiros com o intuito sórdido para alcançar os seus desejos. Deus conhece e sonda o coração do homem.

DEUS USA QUEM E QUANTOS ELE QUER
E, como Gideão veio ao Jordão, passou com os trezentos homens que com ele estavam, já cansados, mas ainda perseguindo. Juízes 8:4. Gideão necessitou de apenas trezentos homens para destruir uma multidão. Sansão, sozinho, destruiu milhares de filisteus, isso, porque, tanto um quanto o outro, estavam dentro do plano e da vontade de Deus. Absalão, o apressado em usurpar e roubar o reino e o poder de seu próprio pai conspirando de maneira ardilosa e traiçoeira teve um fim trágico, mesmo não sendo essa a vontade do rei Davi, seu pai.2 Samuel 17: 14; 18: 9-15.
Vivemos um momento de redobrada vigilância, pois, a vinda do Grande Rei Jesus é iminente, portanto, filhos e filhas de Deus desprendam-vos da ganância, da inveja, da dissensão, da porfia, da discórdia, da indisciplina, da insurreição, da insubordinação e vivei em paz uns com os outros como convém aos que professam ao nome do Senhor Jesus Cristo.

A ESCOÇHA É DEUS QUE FAZ
Disse mais o rei Davi a toda a congregação: Salomão, meu filho, a quem só Deus escolheu, é ainda moço e tenro, e esta obra é grande; porque não é o palácio para homem, mas para o SENHOR Deus. 1 Crônicas 29: 1. 

E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará, João 8: 32.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

CRISTÃO ESTRESSADO OU CARNAL

Artigo Semanal 88
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2. 
É comum nos dias de hoje ouvir entre cristãos, reclamações de que a cada dia o estresse os incomoda e os perturba assaz mente, todavia, observando os relatos de especialistas, e, sobretudo, aos ensinamentos da palavra de Deus das mudanças que deve haver na vida daqueles que se convertem a Deus, somos conduzidos ao fortalecimento do pensamento de que o estresse é sem sombra de dúvida, as obras da carne vivas e operantes do velho homem na vida do crente ainda não liberto e convertido. 
O apóstolo Paulo, no texto acima, ensina que o individuo ao se tornar cristão deve ser transformado, mudado, alterado e modificado de sua velha para uma nova maneira de ser e viver.
ESTRESSE – A palavra estresse tem origem na palavra inglesa “stress”, que significa pressão, tensão, ou insistência. Pode-se definir estresse como um conjunto de reações fisiológicas necessárias para a adaptação a novas situações. Contudo, essas reações orgânicas e psíquicas podem provocar desequilíbrio no organismo se forem exageradas em intensidade ou duração.
Melhor resposta: Por definição da palavra, estresse não é doença.
É algum tipo de cansaço, seja físico ou mental, acúmulo de problemas sem fechar ciclos, mal entendido, não estar com alguns problemas resolvidos, não atingir metas, estar sendo acuada por alguém ou alguma coisa.
O pecado é um fardo excessivamente pesado para o homem e retira deste, as forças necessárias para suportá-lo. Somente se submetendo ao sacrifício de Cristo na cruz, pelo arrependimento e perdão dos pecados, poderemos nos tornar capazes em Cristo de vencê-los e encontrar a verdadeira paz, mansidão e serenidade interior, que se manifestará na vida exterior do cristão.
Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.
Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus.
Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. Tiago 1: 19-21.
O pecado é o único fardo que impossibilita ao homem de carrega-lo, todavia, Cristo carregou encravando na cruz por nós. Ora, se Cristo levou tuas fadigas, queixas, dores, murmurações, iras, invejas, concupiscências e vaidades, por que ainda te fazes prisioneiro das obras da carne?
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11: 28.
Para que alcancemos as mudanças de caráter, comportamento, atitude, personalidade, modo de falar e de viver, necessário se faz que haja uma real conversão, pois, somente na vida de um ser plenamente modificado, transformado e convertido a Deus acontecerá uma verdadeira libertação de toda a opressão carnal, isso ocorrerá quando você mortificar ao velho homem com todas as obras da carne vivas, reinantes e operantes dentro de você. 
Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Romanos 6: 6.
Somente pela mudança e transformação decorrentes de uma profunda submissão ao poder do evangelho de Cristo, os homens nascidos de novo, Jo 3: 3 poderão ser transformados pela renovação de uma mente sadia, mansa e serena, Rm 12: 1 e 2, passando assim, a andar e viver com a mente de Cristo, I Co. 2: 16. 
Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, 1 Pedro 1: 18.
O cristão quando se submete a vontade de Deus para a sua vida, aceita para si o remédio transformador de atitudes errôneas, do caráter de um velho homem para de um filho de Deus e se liberta da vã maneira de viver, através do resgate executado por Cristo na cruz do Calvário. “Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais”, 1 Pedro 1: 18. 
O cristão, jamais aprenderá viver a perfeita vontade de Deus sem que tenha um real e verdadeiro interesse em conhecê-lo através da oração, leitura, meditação e submissão à sua palavra. Somente assim, poderá frutificar e produzir os frutos do Espírito que o conduzirão à vida eterna.
Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus. Colossenses 1: 10.
A insatisfação pessoal como um todo, são as principais causas de descontrole, desequilíbrio emocional, e perda do domínio próprio, gerando assim, o estresse, hoje, tão comum na boca e na vida de muitos crentes.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12: 21. Leia Rm 12: 17; Sl 37: 27; 3 Jo 1: 11.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mateus 11: 29. 
O verdadeiro cristão deve viver em constante alegria, seja nos dias bons ou em dias de tempestades e turbulências, pois, a alegria no Senhor é um motivo forte de vitória para os filhos de Deus viver em paz interior e exterior, sem as práticas carnais na vida, por muitos chamados de estresse. 
Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos. Jeremias 15: 16. Leia Salmos 30: 11 e 35; 27; 43: 4; 100: 2. 
Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Efésios 4: 2. 
Os verdadeiros germes do estresse no crente são a ausência do Espírito de Deus no comando das atitudes do homem que ainda não aprendeu a sujeitar-se a Deus e a sua palavra, não tendo, portanto, o equilíbrio emocional, pelo fato de não se decidir em andar no Espírito.
Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Gálatas 5: 16.
Os filhos e filhas de Deus devem se espelhar e moldar suas vidas, não segundo as suas maneiras de pensar e agir, mas, conforme a vontade de Deus ensinada em sua palavra, pois, fostes chamados para viver não mais como o velho homem, Rm 6: 6, dominado pela a sua velha e antiga natureza e maneira de pensar, viver e agir.
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Gálatas 5: 13. 
Ser livre, não significa dizer ou fazer tudo segundo o seu próprio querer; ser livre é poder exercitar o livre arbítrio, e com equilíbrio poder dizer: Eu posso fazer ou dizer o que penso, porém, como tenho domino próprio; tenho certeza que não devo fazer ou dizer isso ou aquilo, como, muito bem, o apóstolo Paulo, movido pelo o Espírito Santo, disse: 
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. I Coríntios 6: 12.
O crente estressado não tem domínio próprio, portanto, não se domina, por conseguinte, continua escravo da velha natureza pecaminosa de um escravo dos maus hábitos e costumes. 


A DUPLA NATUREZA DO HOMEM

Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Gálatas 5: 15.
Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Gálatas 5: 16. 
Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Gálatas 5: 17.

1.   O HOMEM CARNAL – ESTRESSADO

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Gálatas 5: 19. Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias. Gálatas 5: 20.
Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Gálatas 5: 21.
Observem filhos e filhas de Deus, que os principais motivos de você viver “estressado (a)”, estão relacionados nas más obras acima elencadas.
O Senhor Deus, advertiu a Caim, quando disse: Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. Gênesis 4: 7.
Você tem o domínio das diversas situações que te confrontam ou você se deixa dominar pelos impulsos, se “estressa” e faz tudo errado? 
Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Gálatas 5: 16.

2.   O HOMEM ESPIRITUAL – TEM DOMÍNIO PRÓPRIO

Mas o homem encoberto no coração; no incorruptível traje de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus. I Pedro 3: 4. 
Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:15-22.
O cristão que anda, vive e produz em sua vida diária os frutos do Espírito, desconhece e jamais dará lugar ao estresse, pois, quem vive em amor, gozo, paz, longanimidade, bondade, fé, mansidão e a temperança, cavalga no Espírito de Deus gozando de paz interior e vive a transbordar essa paz exteriormente.

E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32.

Pr. Valdeci Lima

quinta-feira, 2 de abril de 2015

UM JOVEM CRISTÃO E O SEU PERFIL

Artigo Semanal 87
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. Salmos 119: 11.
Vivemos a época da desvalorização da raça humana que fora criada à imagem e semelhança de Deus, Gn 1: 27.
A degeneração humana e espiritual da juventude em nossos dias acontece com uma velocidade incrível e assustadora. A promiscuidade solapando e destruindo a humanidade. Drogas diversas vendidas nas esquinas, escolas; prostituição de igual e praticada abertamente, por cujos caminhos, muitos jovens enveredam ainda criança ou na adolescência.
O próprio governo incentiva, ensina e patrocina a prostituição no país através da distribuição gratuita de preservativos (camisinha) aos jovens e adolescentes, nas escolas públicas. O exercício da prostituição se tornou profissão, e ainda tem o amparo financeiro do governo. O mundo se tornou um vulcão em constante erupção degenerativa da espiritualidade e da formação do caráter de bons cidadãos.
Nós brasileiros pagamos salário às prostitutas, aos criminosos presos e iremos pagar aos travestis; é uma verdadeira decadência de valores moral e espiritual.
As novelas em horários impróprios explicitam a traição, a prostituição, a promiscuidade e a imoralidade de um modo geral. Tudo fazem para contrariar e afrontar a Deus e a sua  Palavra e induzir as pessoas, em especial aos jovens e adolescentes à prática de toda sorte de libertinagem.
Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Salmos 119: 9.
O temor a Deus e a obediência a sua palavra é o único instrumento e meio para a preparação, formação e preservação do caráter de um verdadeiro filho de Deus nesse mundo promíscuo, corrompido e devasso.
As Escrituras Sagradas apresentam alguns jovens que servirão de modelo aos jovens e adolescentes em nossos dias que desejam viver em temor, comunhão e santidade na presença do Deus Todo Poderoso. Começaremos apresentando Abel, de quem o Senhor Deus se agradou e aceitou o seu sacrifício, Gn 4: 4.
É notória a vida de temor e de obediência de José do Egito ao Senhor Deus de Israel desde muito jovem, e se tornou um grande exemplo de vida e obediência a ser seguido pelos jovens e adolescentes que pretendem servir ao Senhor Jesus nesse tempo de ecumenismo religioso mascarado de cristianismo. José mantinha comunhão com o Senhor seu Deus, Gn 37: 5.
E teve José outro sonho, e o contou a seus irmãos, e disse: Eis que tive ainda outro sonho; e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim. Gênesis 37: 9.
José foi odiado, traído, vendido e dado como morto por seus irmãos invejosos, para ser escravo no Egito, Gn 37: 5, 8, 11, 18-20, 23-28, 31 e 32. No Egito, foi por Deus, feito destaque na casa de Potifar, Gn 39: 2-4. José foi elevado por Deus a ser o Governador de toda a terra do Egito, 41: 38-44. Foi tentado e perseguido pela mulher de seu senhor a fornicar com ela, mas, resistiu toda a tentação, não se deixou envolver com seus encantamentos e persuasões.
E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo, Gênesis 39: 7.
José temia ao Senhor seu Deus e não se deixou cair nas astutas ciladas do inimigo, recusando constantemente as provocações e seduções da mulher de Potifar.
Porém ele recusou e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem. Gênesis 39: 8.
José não se aproveitou da confiança e nem da liberdade plena que Potifar lhe dera, mas repelia todas as investidas sedutoras da mulher de seu Senhor, considerando ser uma grande maldade, além de que pecaria contra o seu Deus se cedesse aos instintos daquela mulher.
Ninguém há maior do que eu nesta casa; e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher, como, pois, faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus? Gênesis 39: 9.
As tentações e perseguições provocadas pela mulher de Potifar se sucediam dia após dia, porém, José não vacilou em seu propósito diante do Deus de Israel a quem obedecia e servia desde tenra idade.
E aconteceu que falando ela cada dia a José e não lhe dando ele ouvidos, para deitar-se com ela, e estar com ela, Gênesis 39: 10.
Satanás, o arquirrival do Senhor Jesus Cristo, e consequentemente de seus filhos, os cristãos fervorosos e fiéis, não deixa de preparar sutilmente suas ciladas e armadilhas destruidoras. Foi assim com José e não será diferente com você jovem cristão, portanto, resisti-lhe firme no Senhor, e como José, serás mais que vencedor. Satanás é oportunista e eficaz em suas sutilezas, armadilhas e más obras.
Sucedeu num certo dia que ele veio a casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali, Gênesis 39: 11.
Quando você está só, fica mais frágil, vulnerável e propenso a tropeços e quedas. Foi assim com o rei Davi. Estava ocioso, 2 Sm 11: 1 e 2. Cometeu o pecado de adultério, desagradando ao Senhor Deus de Israel, 2 Sm 11: 4; para piorar a sua situação mandou matar a Urias, o heteu, esposo de Bate Seba, 2 Sm 11: 14-17 e ficou com a mulher do marido assassinado, 2 Sm 11: 27. Saiba jovem servo do Deus Altíssimo, que somente a tua completa e total submissão e obediência a Deus e à sua Palavra te imunizará e protegerá das setas inflamadas do maligno.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo, Efésios 6: 11.
O diabo tenta te agarrar, prender e escravizar, porém, mesmo quando tudo parece perdido, Jesus manda o seu eficaz e poderoso livramento, e ainda transforma toda a tua aflição em honra e glória.
E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora. Gênesis 39: 12.   
Como José, foge também jovem cristão das paixões carnais e seja um vencedor em Cristo Jesus, o Senhor. José foi extremamente abençoado e elevado por Deus a ser Governador de toda a terra do Egito, 41: 38-44, isso porque ele se manteve fiel ao Senhor seu Deus.
O Temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte. Provérbios 14: 27.
O jovem Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede Nego foram poderosamente abençoados e reconhecidamente destacados em toda a Babilônia por haverem decidido não se contaminarem com as iguarias daqueles povos a pecarem contra o Senhor seu Deus, Dn 1: 11.
E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. Daniel 1: 8.
O Novo Testamento retrata com grande distinção a vida, a postura, a dedicação, a ética e o caráter exemplar e modelo do jovem cristão Timóteo, a quem o apóstolo Paulo dirigiu duas de suas cartas doutrinárias.
De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na macedônia e Acaia. I Tessalonisenses 1: 7.
Paulo, o grande apóstolo dos gentios, mandou ao jovem e fiel cristão Timóteo, a fugir das paixões da mocidade. Seja você também jovem filho de Deus, um cristão modelo e padrão dos fiéis. O jovem Timóteo foi instruído a seguir a justiça, a fé, o amor e paz.
Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor. 2 Timóteo 2: 22.
Certamente surgirão na própria igreja, aqueles que o tratarão de moralista ou pejorativamente o chamarão de puritano, todavia, ninguém despreze a tua mocidade, e como Gideão, sejas reconhecido por Deus, um varão valoroso, Jz 6: 12.
Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé e na pureza. I Timóteo 4: 12.
Você alistou-se para servir como um bom soldado de Cristo, portanto, não deves olhar para o que para trás fica, mas, para o alto de onde virá a tua recompensa e redenção.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2 Timóteo 2: 15.
Não desista de tua caminhada, porém, como Josué, seja forte e corajoso, Js 1: 6; e como Paulo, possas ao final, dizer: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé, 2 Tm 4: 7.
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. 2 Timóteo 3: 14 e 15.

E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. João 8: 32.

Pr. Valdeci Lima

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

IGREJA NÃO TOME PARTE NA MESA DOS ESCANECEDORES

Artigo Semanal 86Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Salmos 1: 1.
Vivemos hoje, uma época em que o mundo se encontra em uma forte erupção e turbulência política, econômica, moral e religiosa causando mudanças de atitudes, da fé genuína, de valores morais, absorção da apostasia e da plena cegueira espiritual, quando muitos pregadores abandonaram as suas crenças originais e o que dantes fora convicções, hoje deixou de ser, e vêm se adequando às introduções sorrateiras de falsas doutrinas e ensinamentos na Igreja, outrora reprovaveis, hoje aplaudidos; ensinamentos concebidos no inferno e posto em prática pelos mensageiros de satanás. Isso tem causado cismas e sérios transtornos no seio da Igreja de Cristo.
Muitos imaginam que se assentar a mesa ou na roda dos escarnecedores, seja simplesmente, se assentar à uma mesa física de um restaurante, lanchonete, pizzaria, etc, com pessoas não convertidas a Cristo Jesus e a sua palavra! Não igreja, não são simplesmente essas coisas banais e corriqueiras, pois, o Senhor Jesus Cristo, diz: “Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal”. João 17: 15.  E ao apóstolo Paulo foi revelado de uma maneira ainda mais clara, quando afirma:
“Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras, porque então vos seria necessário sair do mundo”. I Coríntios 5: 10.
“Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia”. João 15: 19
Deus escolheu e separou para SI um povo que deveria ser diferente dos outros povos, não poderiam compactuar e nem participar das más obras das nações, no meio das quais passariam a habitar; dentre tantas proibições, também e lhes era vedado tocar nas coisas contaminadas e nem poderiam se assentar na roda ou na mesa dos escarnecedores. Como você cristão poderá tocar nas coisas contaminadas? Apenas tateando, apaalpando, tocando ou pegando? Obviamente que não! Você pode se contaminar através do olhar, do desejar, do participação, aprovação e aceitação  ativa ou passivamente, através do apoiar, defender ou compactuar com todas aquelas coisas que contrariam a vontade de Deus e a sua Palavra. Um grande e estarrecedor exemplo é o crime de crueldade contra inocentes que nem chegaram a nascer, isso, com a pretensa legalização do aborto no Brasil. Você cristão é favorável à mortandade precoce de inocentes? Desculpa amigo, mas, se você se assenta à mesa ou a roda dos escarnecedores e defensores de crimes cruéis praticados pelo aborto oficializado, não estará à mesa do Senhor Jesus Cristo! O meu Deus reprova e condena uma matança matança cruel de fetos, mesmo sendo oficializada por governos ímpios. A escolha e decisão é tua, pois, ou você se agrada e serve a Deus ou se decide e serve a belial! Só não pode agradar ou servir a dois senhores!
O Senhor Deus disse que tiraria um povo dentre os gentios para o seu nome. “Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome”. Atos 15: 14.
Ora, não se tira alguma coisa de um lugar, mantendo-o no local de origem, mas afastando, retirando, ou separando completamente. Obviamente, que a Igreja de Cristo deve ser formada de pessoas que foram afastadas, separadas e retiradas de todas as práticas desse mundo promíscuo, rebelde, contumaz e vil. Como pode a Igreja do Senhor se assentar na mesa ou roda dos escarnecedores de Deus e de sua palavra, apoiando e defendendo a prática do aborto e de outras abominações? Diz a Escritura Sagrada: “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo”! Isaías 5: 20.
Quando o cristão aplaude ou apoia leis e procedimentos injustos, que contrariam as Escrituras Sagradas estará ele se assentando e compactuando ou não da mesa ou roda dos escarnecedores!? Hoje, pasmamos diante de tantas discussões levianas e atrozes para a aprovação de leis que amordaçam pregadores do evangelho sobre diversos aspectos, e, para tanto, mudam as leis e aos costumes. Todavia, a palavra de Deus permanece fiel e inalterada. “Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu”. Salmos 119: 89. Leia ainda, Dt 4: 2; Mt 5: 18; Ap 22: 18 e 19; Ml 3: 6. Portanto, Igreja do Senhor Jesus Cristo, não compactue com a injustiça, mesmo que a tornem “legal”. Deus te pedirá contas!
Uma das grandes discussões do momento é a legalização da eliminação e destruição precocemente do bem mais valioso que o Deus Soberano nos deu, a vida; os homens vis e crueis  querem destruir vida e corpos em formação legalizando o aborto no país. Entretanto, há “pastores e crentes“ que apoiam tal afronta a Deus e a sua palavra. “Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que prescrevem opressão”. Isaías 10: 1. A palavra de Deus nesse texto, no que diz respeito ao nosso país, abrange aos três poderes da nação a responsabilidade e o AI ou a maldição de Deus sobre todos os que de alguma maneira praticam leis injustas.
O pior ainda, é que, por incrível que pareça, há muitos “evangélicos” apoiando tais medidas destrutivas à imagem e semelhança de Deus – o ser humano, de forma precoce. Quiçá o povo de Deus não desprezasse a imutabilidade da Palavra do Deus Altíssimo e atentassem mais às Escrituras Sagradas! “Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!” Isaías 5: 20. Essa palavra divina é diretamente dirigida à você “pastor e crente”, que mesmo “conhecendo” a severidade de Deus para com os injustos, mesmo assim, se assenta na mesa dos que escarnecem, zombam, desonram, desdenham e vituperam ao Deus Altíssimo, quando contrariam a Palavra do Santo e Todo Poderoso, que diz: “NÃO MATARÁS” Êxodo 20: 13.
O fato vivenciado hoje nos arremete à época da escravidão dos israelitas no Egito, quando o rei Faraó (o governo) mandou as parteiras que matassem todas as crianças do sexo masculino. “E disse: Quando ajudardes a dar à luz às hebréias, e as virdes sobre os assentos, se for filho mate-o; mas se for filha, então viva”. Êxodo 1: 16. Diferentemente de muitos evangélicos hoje que defende o aborto, as parteiras das hebréias temeram ao Senhor e não assassinaram aqueles infantes, mas os protegeram, os salvando da sentença criminosa de Faraó. “As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como o rei do Egito lhes dissera, antes conservaram os meninos com vida” Êxodo 1: 17.
O aborto é um ato cruel provocado com um ser inocente, indefeso que é o principal protagonista do aborto – brutalmente queimado em solução salina, decapitado, desmembrado, esquartejado, triturado, lançado ao esgoto imundo.
Sinônimos: Eliminar o feto prematuramente do útero; saiu, abandonou, jogou fora, se viu livre, anormalidade, tirar uma vida, matar, parar, interromper; feticídio, tirar a vida de um feto, provocar aborto.
Você acha toda essa atrocidade, desumana e diabólica de normal? Você se vê um cristão normal aprovando tal desatino? Não posso imaginar! Como imaginar que crimes dessa magnitude e crueldade, desfrutariam da aprovação de Deus? Ledo e crasso engano! Como se cumpriria o segundo maior mandamento, onde Jesus afirma: “E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes”. Marcos 12: 31. Será que esses governos facínoras que decretam leis injustas amam a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmos? Como o Senhor Jesus Cristo ensinou, e se encontra registrado em Marcos 12: 29 – 31? Ora, praticar o feticídio sob a cobertura de leis injustas e cruéis é agradável ou abominável ao Senhor Deus do Amor, Jesus Cristo, o autor da vida? Será que pelo o fato de ser oficializado, os isenta de culpa diante de Deus? Deus é a essência da vida, e, jamais, autor da morte cruel como é o aborto!
É sabido que em muitos países de primeiro mundo, como no Canadá, Estados Unidos da América, e em quase toda a Europa, como também em Israel, essa pratica criminosa e cruel em provocar o aborto de fetos indefesos é oficializada, todavia, essas práticas de feticídio jamais terá a aprovação de Deus e de sua Palavra, sob qualquer pretexto. Deus nunca compactuará com a maldade, com o pecado, com a atrocidade e o desatino de homens ímpios; assim como sempre condenou quaisquer atitudes contrárias às Escrituras Sagradas no passado, continuará condenando essas atitudes criminosas também em nossos dias. “Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal”. Salmos 5: 4.
A veracidade das Escrituras Sagradas são óbvias, claras e esclarecedoras que apresenta a profecia de Habacuque como uma dura realidade, como também, é verdadeira a sua aplicabilidade, ao ratificar as palavras do profeta quando diz: “Ai daquele que edifica a cidade com sangue, e que funda a cidade com iniquidade”! Habacuque 2: 12. É a maneira que os governos querem se estabelecer no poder, editando leis que agradam aos homens ímpios e contrariam a vontade de Deus expressa em sua palavra.
É prática dos governos ímpios e corruptos, no decorrer dos tempos, se estabelecerem no poder através do abuso da autoridade, com a edição de leis injustas, que contrariam e solapam aos anseios da população e da liberdade. Não é debalde que o salmista afirma: “Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu”. Salmos 119: 89.
Quando a palavra de Deus fala do edificar a cidade com sangue, não se refere ao sangue de algum edificador ou construtor que tenha sido derramado durante a edificação de um prédio, edifício, muro, praça, ponte, e outros, mas, pela violência legalizada por atos arbitrários e criminosos sob a capa da legalidade. “Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que prescrevem opressão”. Isaías 10: 1.
A Igreja de Cristo não poderá abster-se de atender ao apelo do apóstolo do amor, João, diante de sua forte exortação de como deve viver e se manter longe da mesa ou da roda dos escarnecedores, seguindo-os em seus maus “conselhos”, argumentos e leis injustas que ferem a dignidade, a honradez, a santidade, a vida e aos princípios bíblicos sagrados e imutáveis legados pelo Deus Santo e Todo Poderoso, que mesmo sendo a essência do AMOR, jamais se promiscuirá em detrimento da RETA JUSTIÇA e de tudo o que for santo e agradável aos seus olhos.
“Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus”. 3 João 1: 11.
Amada Igreja nunca se esqueça de que provocar o ABORTO é uma atitude cruel, violenta e desumana contra a vida de um ser que Deus pôs nele o fôlego da existência. No texto abaixo, Jesus nos ensina os três pilares básicos de seu ser humano e divino.
Disse-lhe Jesus: Eu sou o CAMINHO, e a VERDADE e a VIDA; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14: 6.
“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” João 8: 32

Pr. Valdeci Lima