segunda-feira, 17 de novembro de 2014

AOS CRÍTICOS DA PALAVRA DA VERDADE

Artigo Semanal 83

Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Gálatas 1: 10.
A missão da Igreja na terra é cumprir o Ide de Jesus Cristo, Mt 28: 19; Mc 16: 15 e 16; Lc 24: 45-47, portanto, causa-me estranheza, profundo espanto e pesar quando vejo manifestação de pessoas desprovidas de conhecimento bíblico cristão e do compromisso e responsabilidade de se pregar a verdade e tão somente a verdade da Palavra de Deus, sem se preocupar se vai agradar ou desagradar quem quer que seja; me estranha também, a maneira e a forma como se dirigem aos pregadores da verdade como ensinada e difundida pelos santos apóstolos de Jesus Cristo; a postura e maneira que são mal orientados ou ensinados, pois, a escola que frequentam, parece desconhecer as Escrituras Sagradas, todavia, acho até natural, haja vista o que preconiza a palavra divina sobre os fins dos tempos, quando a ignorância e o desprezo a Deus e a Sua Palavra ultrapassaria limites, pois, muitos se deixariam dominar por ventos de doutrina. “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”. Efésios 4: 14.
Admira-me que muitas dessas pessoas cegas de entendimento, tenham “encontros com Deus” de forma esporádica, o que deveria ser constante; é interessante observar que, naquele momento podem viver um momento de comunhão com Deus, porém, quando estão fora, a maioria, para não generalizar, continuam carnais, rebeldes, arrogantes, prepotentes e presunçosos.
Devo informar aos leitores e simpatizantes de nossas publicações que durante os anos em que leio, examino e estudo a Palavra Divina, ainda não encontrei respaldo para a defesa que adulteradores da verdade do evangelho comentam ou publicam sem ao menos uma citação bíblica sequer, mas apenas meras palavras vazias, secas e ocas do alimento que nutre para a salvação e a vida eterna. O Grande Mestre Jesus Cristo, disse: ”Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”. João 5: 39.
Há uma gritante necessidade de EXAMINAR as Escrituras, e assim CUMPRIR aos Mandamentos de Jesus Cristo e de seus VERDADEIROS apóstolos.
Durante toda a história bíblica neotestamentária, os que ousaram se chamar de apóstolo, são biblicamente declarados de falsos apóstolos e obreiros fraudulentos. Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. 2 Coríntios 11:13; João relata que a Igreja de Cristo testou e “pôs à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos”, Ap2: 2. Hoje, muitos tem se declarado apóstolo, os quais são classificados pelas escrituras sagradas como falsos apóstolos, obreiros fraudulentos e mentirosos, II Co 11: 13 e Ap 2: 2. Você os tem posto à prova e os taxado de falsos apóstolos, obreiros fraudulentos e mentirosos ou se tem deixado enredar, enganar e seguir aos seus ensinamentos?
Não me aterei à falsa, mentirosa e propalada visão, até porque, a bíblia fala que o Senhor Deus falava em visão com Davi, Elias, Eliseu, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel e tantos outros de seus servos, todavia, desconheço uma visão provinda de Deus, através dos falsos profetas de Baal, de Astarostes ou de qualquer outro deus pagão, salvo para mantê-los enganados e na mentira, I Re 22: 22, porém, quando falam, falam do que lhes é próprio, a mentira. “Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá”. Deuteronômio 18: 20. Cuidado com os falsos profetas; o mundo está cheio deles! O espírito da mentira está imperando através de muitas heresias introduzidas na Igreja do Senhor Jesus Cristo.
Muita gente ainda nem olhou ou examinou o real significado da palavra “visão”, e imaginam erroneamente que DEUS apareceu de alguma forma a um antagônico e arquioponente ao nome de Jesus Cristo, e lhe tenha revelado o “verdadeiro evangelho”, métodos ou estratégias para “ganhar” almas para o Seu Reino. Qualquer “visão” dada a um homem que rejeita e exclui Dt 6: 4; I Jo 5: 20; Ap 1: 8, 17 e 18; Atos 2: 38 do plano de salvação, não procedem das alturas, mas, das trevas, e não a devemos seguir.
Causa-me pânico em ver a maneira como os homens são variáveis, inseguros e vulneráveis às heresias sorrateiras com capas de verdade, e logo mudam, muitos chegam a se levantar contra a Palavra da Verdade que aprenderam e viveram desde tenra idade, o que não se pode ignorar, pois, satanás pode se transformar em anjo de luz para enganar, até mesmo os eleitos. “E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”. 2 Coríntios 11:14.
O Senhor Deus disse: “Nada acrescentareis a palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que eu vos mando”. Deuteronômio 4: 2.
Jesus Cristo, disse: Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Mateus 5: 18 e 19.
Ah! Se os homens valorizassem a Palavra imutável de Deus, Ml 3: 6; não é debalde a Escritura quando diz: “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele às pragas que estão escritas neste livro. E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro”. Apocalipse 22: 18 e 19.
Vivemos o tempo da apostasia; tempo em que os homens não suportam mais ouvir a sã doutrina. Portanto, Igreja de Jesus, a hora é chegada, e não mudemos o tom da pregação de Jesus Cristo a aqueles que se opõem a verdade, Jo 8: 44; do apóstolo Pedro, At 4: 20; de Paulo, I Co 3: 11; Gl 1: 8; Jd 1: 4, enfim de toda a Escritura Sagrada.
“Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas”. II Timóteo 4: 3 e 4.
“Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens”. Gálatas 1:10 e 11.
Procurando seguir a palavra do Evangelho inalterado e imaculado por heresia, atenho-me estritamente ao Evangelho sem máscara, sem falsa roupagem, sem máscaras, mas alicerçado no único fundamento, como muito bem disse o apóstolo Paulo: “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo”. I Coríntios 3: 11. Ora, quando a Palavra de Deus diz NINGUÉM, isso significa dizer que, nem Pedro, nem Paulo, nem Antonio, nem Maria e nem Cesar Castelhanos; NINGUÉM mesmo, nem mesmo um anjo vindo do céu, muito menos visionários trinitários; o crente que conhece ao evangelho de Cristo não deverá receber ensinos que são invenção ou preceitos de homens, Mc 7: 7. “Maravilha-me que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho”. Gálatas 1: 6.
“O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo”. Gálatas 1: 7.
“Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo vindo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema”. Gálatas 1: 8.
“Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-le digo: Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema”. Gálatas 1: 9.
Destacaremos alguns pontos citados pelo apóstolo Paulo nos textos acima:
1.     A admiração e tristeza do apóstolo pela vulnerabilidade e insegurança de muitos crentes que rapidamente mudaram a maneira de crer e ensinar, passando para ensinos diferentes daquele que aprenderam no princípio de sua fé, At 2: 42.
2.     O apóstolo esclarece que não é outro evangelho, mas que existem perturbadores que inquietam a igreja com suas novas heresias, transtornando o evangelho de Cristo, corrompendo e poluindo a mente e o coração de muitos cristãos, Gl 1:
3.     Que se mesmo Paulo ou qualquer outro apóstolo, voltasse pregando diferente do que eles já haviam anteriormente pregado, não os aceitasse, pois nem mesmo um anjo vindo do céu poderia modificar aquele ensinamento, pois seriam anátema ou maldito-falso se assim o fizessem, Gl 1: 8.
Hoje, porém, os homens vivem a ensinarem uma “nova visão”. Visão de quem? Dada a quem e por quem? Mc 7: 7.
4.     Paulo ratifica o desvio de conduta cristã de qualquer indivíduo que incremente, aumente, diminua ou modifique a palavra pregada originalmente no princípio, I Co 3: 11.
Infelizmente, a Igreja, que é o corpo de Cristo tem sido contaminada por heresias e falsos ensinamentos de homens que como meninos, se deixaram levar e enganar por ventos de doutrina. “Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente”. Efésios 4: 14. 
Aos visionários fica a advertência de Deus através da Palavra da Verdade, que diz: “Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá”. Deuteronômio 18: 20.
Aos cristãos que perseverarem na doutrina dos apóstolos da bíblia, deverão permanecer na palavra inalterada do evangelho, como escreveu o apóstolo que disse: “Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes”. Tito 1:9. Certamente que o amigo leitor sabe muito bem o que o apóstolo Tiago nos mandou fazer, dizendo: RETENDO FIRME A FIEL PALAVRA QUE É CONFORME A DOUTRINA. Como convencer os contradizentes se a Igreja furta-se e omite ensinar o evangelho genuíno como ensinado pelos apóstolos de Jesus Cristo, mas, participa de seus estudos e comunga de suas inovações visionárias? Como convencer os contradizentes, se a Igreja esconde e não prega a verdade bíblica por medo de perder membros ou amizades? Muitos preferem manter os templos cheios de crentes sem doutrina e enraizados nas vaidades em que viviam antes de se reconciliarem com Deus a ensinar à palavra coforme a doutrina que conduz a vida eterna.
Vivemos a apostasia dos últimos tempos, portanto, vigai filhos de Deus, pois, os homens se preocuparão mais em satisfazer seus egos do que cumprir cabalmente as Escrituras Sagradas. “Se alguém ensina alguma outra doutrina, e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho. Aparta-te dos tais.” I Timóteo 6: 3-5.
O apostolo do amor, João, vai além e diz: “Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis”. II João 1:10.
Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens. Marcos 7: 7.
Certa vez fui a um desses famigerados “encontros com Deus”, e vi cenas chocantes, intrigantes, degradante, condenatória e ultrajante ao sacrifício que Cristo realizou por mim e por quantos crerem e receberem a fiel palavra do Deus que não tem sombra de mudança ou variedade. “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação”. Tiago 1: 17. Em determinado momento do “encontro” distribuíram, inclusive a mim, uma folha de papel em branco e uma esferográfica para que “anotasse todos os meus pecados cometidos desde a infância até aquele dia”, e o povo relacionou alguma coisa. Fiquei com a folha como recebi, em branco. Em seguida caminhamos em direção a uma fogueira de lenha, onde após algumas palavras, o pastor responsável pelo “encontro com Deus” mandou que todos atirassem suas folhas de papel com os pecados relacionados, ao fogo, para assim apagar os pecados. Pergunto: O que dizer do sacrifício vicário de Cristo na cruz? O que dizer da vida das pessoas que se renderam ao Senhor Jesus Cristo e que foram batizados em Seu nome e selados com o Espírito Santo e partiram para eternidade? Não tem valor? Isso é meninice e ventos de doutrina falsa. Ora, a Escritura Sagrada, diz: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome”, João 1: 12.
Misericórdia Senhor e perdoa a ignorância desse povo que não conhece a tua palavra e não a honram. Misericórdia de todo aquele que não se submete a tua Palavra! Veja o contraste entre o que Deus ensina e o que os falsos “mestres” andam ensinando.  Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro”. Isaías 43: 25.
“Apaguei as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi”. Isaías 44: 22.
Louvo a Deus por haver nos concedido coragem, determinação e ousadia para desde jovem ir às ruas, esquinas, praças, mercados, feiras, vilas, cidades e “beiradões” como pioneiro em muitos lugares com a pregação do evangelho da verdade; pregando a verdade; tendo comparecido perante autoridades policiais e judiciais por causa do testemunho da verdade, e, até hoje, haver Igrejas fortes e firmadas na sã doutrina naqueles lugares. Suplico aos cristãos que não se deixem enganar, mas preguem a palavra da verdade, sem hipocrisia e falsa modéstia. “Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino”. II Timóteo 4: 1
Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. II Timóteo 4: 2.
Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências. II Timóteo 4: 3. E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. II Timóteo 4: 4
Que o Senhor Jesus Cristo tenha misericórdia de sua igreja, pois, a cada dia que se passa mais insurreição com a aparição de novas heresias irão surgindo e maquiando a Igreja que o Senhor Deus comprou com o Seu próprio sangue, At  20: 28. Abram os olhos filhos de Deus e não vos deixeis enredar. Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram”, Hebreus 13: 9.Parte superior do formulário 
“E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, João 8: 32.
Pr. Valdeci Lima