segunda-feira, 20 de outubro de 2014

A CEGUEIRA DE NASCENÇA E A CEGUEIRA ADQUIRIDA

Artigo Semanal 82

Seus pais lhes responderam, e disseram: Sabemos que este é o nosso filho, e que nasceu cego. João 9: 20.
Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Marcos 10: 51.
Vemos nos textos acima dois tipos de cegueira; a cegueira de nascença, aquela que a pessoa já nasceu sem a visão, cega, e que nunca vira a luz do dia, por mais forte que essa seja. As Escrituras Sagradas, no entanto, narram o fato de um cego de nascença nos dias em que Jesus estava na terra, e que fora curado apenas com o lodo que Jesus fizera ao cuspir no chão, e com esse lodo, untando aos olhos do cego, e mandando lavar-se no tanque de Siloé o curou, causando perplexidade a todos que tomaram conhecimento daquele milagre, pois, diziam: “Ninguém jamais ouviu que os olhos de um cego de nascença tivessem sido abertos”, João 9: 32. Verdadeiramente ocorrera um fato inédito e notório realizado pela primeira vez na vida de uma pessoa. A atitude da multidão fora extrema, e procurava apagar o maravilhoso feito do Mestre da Galiléia, Jesus, acusando-o de ser pecador.
Hoje a maioria dos “crentes”, quando observam ou tomam conhecimento que um membro de sua congregação se encontra doente ou enfermo, logo atribui ou o acusam de se encontrar em pecado; muitas das vezes pode ser sim, podendo o enfermo ser curado mediante a unção com azeite e a oração da fé com a imposição das mãos. “E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados”. Tiago 5: 15. Todavia, nem toda a doença ou enfermidade são ocasionadas por pecado cometido pelo enfermo, mas, também, para que o Nome do Senhor Jesus Cristo seja glorificado e exaltado através daquela enfermidade. “E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego? Respondeu Jesus: Nem este pecou, nem seus pais; mas sim para que as obras de Deus nele se manifestem”. João 9: 2 e 3.
Nos dias da Igreja Primitiva, o Senhor Jesus Cristo, realizou por intermédio dos apóstolos que foram por Ele escolhidos, eleitos e constituídos suas testemunhas, muitíssimas curas e milagres; cegos tiveram sua visão restabelecida e curada, coxos e paralíticos andavam mortos tornavam a viver, pois, muita maravilha Deus realizava pela mão de Seus servos, os apóstolos. Necessário se faz observar que Deus através de Seu Santo Espírito sempre agiu e agirá da forma que melhor lhe aprouver.
A PIOR DE TODAS AS DOENÇAS – O PECADO
Vivemos em uma época que as pessoas convivem com toda a sorte de doenças e enfermidades. Os hospitais e postos de saúde mais parecem a um campo de futebol de tão cheios que permanecem. As doenças e enfermidades são incomuns e se alastram a cada dia. Os governos corrompidos e corruptos não atendem a grande demanda. Os médicos são poucos e muitos não atendem como deveriam aos pacientes; muitas são as pessoas que trabalham em lugares errados, visando apenas à facilidade e viabilidade de altos ganhos. O mundo está impregnado de uma doença incurável pela medicina, o pecado. A Bíblia diz: “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele”. Ezequiel 18: 20.
O pecado é o diagnóstico dessa praga que conduz o homem a morte não somente física, mas também, o que é pior, a morte espiritual, a morte eterna, levando-o diante do grande julgamento ante o tribunal de Cristo Jesus, o Grande Deus e Rei dos céus e da terra. “Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei”. I Coríntios 15: 56.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Romanos 3: 23.
A doença ou enfermidade retira e afasta do ser humano a alegria, o sorriso e o prazer de esboçar seu contentamento; se tornando visível e notório a sua tristeza e melancolia; muitos perdem o prazer de viver quando tomam conhecimento de que são possuidores de doenças incuráveis; passam a ter consciência de que o encontro com a morte está próximo e será inevitável. “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”. Hebreus 9: 27. Portanto, a morte encerra o ciclo da vida na terra, podendo também, retirar do homem a esperança de viver uma vida eterna em paz com o Senhor Deus que o criou, e, que se manifestou em carne para restaurar essa harmonia e propiciar a salvação da humanidade. “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação”. II Coríntios 5: 19. Leia também Lc 2: 11; Jo 1: 1e 10; At 4: 12.
UMA PRESCRIÇÃO E O REMÉDIO QUE CURA
“O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar aos pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração; a pregar liberdade aos cativos e restauração da vista aos cegos; a por em liberdade os oprimidos; há anunciar o ano aceitável do Senhor”, Lucas 4: 18 e 19.
Naturalmente quando você adoece ou enferma as primeiras providências é de ligar para o seu médico ou acessar ao departamento de consultas de seu plano de saúde e agendar o atendimento médico para que este lhe prescreva a medicação apropriada para a devida cura. Entretanto, para a cura do pecado latente na vida do homem que nódoa a alma e a conduz ao inferno, a Palavra de Deus nos fornece a devida prescrição para a cura do pecado e que o conduzirá a eternidade com Deus. Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. I Pedro 2: 24; Isaías 53: 5.
1. Arrependimento
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor. Atos 3: 19. A primeira dose da medicação que cura a alma perdoa os pecados e reaproxima o homem de seu criador é a mudança de atitude, de comportamento, de direção, de pensar e viver, através do ARREPENDIMENTO ou do desprezo e abandono de sua velha maneira de viver.
2. Batismo no Nome de Jesus Cristo
E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. Lucas 24: 47; At 1: 8-14; 2: 1-47.
Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Marcos 16: 16.
A IGREJA EM JERUSALÉM
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo, Atos 2: 38. Leia ainda os versículos 39-42
A IGREJA EM SAMARIA
Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres, Atos 8: 12.
Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). Atos 8: 15 e 16.
A IGREJA ENTRE OS GENTIOS – NA CASA DE CORNÉLIO
Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? Atos 10: 47.
E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias. Atos 10: 48.
A IGREJA DE ÉFESO
Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. Atos 19: 4 e 5.
A IGREJA DE ROMA
Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? Romanos 6: 3.
De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Romanos 6: 4.
A IGREJA DA GALÁCIA
Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestiram de Cristo. Gálatas 3: 27.
A IGREJA DE COLOSSOS
Sepultados com ele no batismo, nela também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos. Colossenses 2: 12.
Disse Jesus: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”. Marcos 16: 16. Não se esqueça que o BATISTMO em nome de Jesus é parte do plano de salvação; QUEM CRER E FOR BATIZADO, será salvo; QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO. Isso porque, quem NÃO crer, jamais aceitará SER batizado; como é o caso de muitos trinitarianos.  
3. RECEBER O ESPÍRITPO SANTO
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

João 3:5-8
4. Aquele que perseverar até o fim esse será salvo. “Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo”. Mateus 24: 13. Perseverar em que e como: Fiel a palavra, na fé, na obediência, no temor, na santidade e na doutrina ensinada pelo o Senhor Jesus Cristo e pelas suas testemunhas, os apóstolos, At 1: 8. Leia Dt 4: 2; Mt 5: 18; Ap 22: 18 e 19.
A tua igreja batiza como foram batizados todos os crentes nos dias dos apóstolos? Ah! Não foram? Então caro leitor, você ainda é pagão, e ainda não foi batizado. Paulo diz haver UM SÓ BATISMO, Ef 4: 5, obviamente que o apóstolo trata como UM SÓ, o que ele foi, Rm 6: 3, ele diz FOMOS sepultados com Cristo na morte pelo BATISMO, incluindo a si próprio, e batizou os efésios, crentes já batizados por João Batista, At 19: 1-4. Você foi “batizado” nos títulos de Pai, de Filho e de Espírito Santo, no modelo ou fórmula romana e trinitária? Conforme a falsa tradução de Mt 28: 19? Você sabe que ninguém na Bíblia foi batizado assim!
A CEGUEIRA DE NASCENÇA É CURADA PELO SANGUE
O povo de Deus através dos tempos sempre revelou a sua cegueira tanto natural quanto espiritual, pois, mesmo vendo as grandes manifestações de Deus em suas vidas, sempre o rejeitaram como diz o profeta: “Quem é cego, senão o meu servo, ou surdo como o meu mensageiro, a quem envio? E quem é cego como o que é perfeito, e cego como o servo do Senhor”? Isaías 42: 19.
A cegueira de nascença, bem como todas as doenças incuráveis pela medicina somente o Senhor Jesus Cristo tem poder para curar e purificar. Você leitor nasceu cego, ferido, chagado e doente, portanto, o pecado te tornou um condutor de toda a sorte d doenças incuráveis e cego de nascença. “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe”. Salmos 51: 5. “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram”. Romanos 5: 12.
“E os sacerdotes os mataram, e com o seu sangue fizeram expiação do pecado sobre o altar, para reconciliar a todo o Israel; porque o rei tinha ordenado que se fizesse aquele holocausto e sacrifício pelo pecado, por todo o Israel”. II Crônicas 29: 24.
“E do sangue da expiação do pecado espargirá sobre a parede do altar, porém o que sobejar daquele sangue espremer-se-á à base do altar; expiação do pecado é”. Levítico 5: 9.
“E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão”. Hebreus 9: 22.
“Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue”. Atos 20: 28.
“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado”. I João 1: 7
Vivemos o tempo da ignorância e da plena rejeição contra Deus e as verdades de Sua palavra. Os homens deliberadamente se tornam e se fazem cegos de conhecimento e ensinam doutrinas falsas e inventadas por homens falsos, os quais não aceitam ser Jesus Cristo o Verdadeiro e o ÚNICO Deus, I Jo 5: 20. São guias cegos que arrastam após si multidões que também permanecem na mesma cegueira espiritual e doutrinária. A doutrina de Deus e de Sua palavra não goteja sobre eles, Pv 32: 2.
Seus pais lhes responderam, e disseram: Sabemos que este é o nosso filho, e que nasceu cego. João 9: 20.
Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Marcos 10: 51.
O Senhor Jesus Cristo continua fazendo lodo com a saliva, untando olhos e mandando que os lave, e perguntando: Que queres que eu te faça?
Se você tiver a simplicidade, a humildade e a necessidade do cego de nascença e do cego de Jericó, e fizer tudo o que Jesus te manda fazer, se abrirão os olhos de teu entendimento e compreenderás que Jesus Cristo é o Verdadeiro Deus e a Vida Eterna, I João 5: 20; Jo 1: 1 e 10; Ap 1: 8, 17 e 18; Mt 1: 23. JESUS É O EMANUEL: DEUS CONOSCO! 
Pr. Valdeci Lima